Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago “alarmante” no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de junho.

O lago, que mede cerca de 30 metros de largura, foi avistado pelo instrutor de escalada Bryan Mestre na base das montanhas Dent du Géant e Aiguilles Marbrées na cordilheira do Mont Blanc, que se estende até França, Itália e partes da Suíça.

O lago tinha cerca de 10 por 30 metros, com cerca de alguns milhares de metros cúbicos de água de degelo, segundo a National Geographic France. Embora muitas montanhas cobertas de neve hospedem lagos, é incomum em tal altitude acima do nível do mar.

No final de junho, a Europa experimentou uma onda de calor sufocante que viu as temperaturas subir para níveis recordes em algumas áreas. Em 28 de junho, por exemplo, França registou a temperatura mais quente de sempre: 45,8ºC na cidade de Gallargues-le-Montueux, perto da costa mediterrânea do país, de acordo com o Newsweek.

Apesar das altitudes muito maiores, a cordilheira dos Alpes não escapou ao calor, levando a um derretimento generalizado de neve e gelo. O popular resort de Chamonix teve temperaturas de 36ºC.

“Fiquei surpreendido ao ver o lago. Nos Alpes, acima da linha de 3.000 metros, a água deve estar sempre congelada“, disse Mestre ao London Evening Standard. “Quando vamos subir por um dia, se trouxermos uma garrafa de água, a água começa a congelar depois de algumas horas, mesmo que tenha ficado nas nossas mochilas”.

Mestre publicou duas fotografias, tiradas com apenas dez dias de intervalo para demonstrar a rapidez com que se formou. “Uma foi tirada em 28 de junho”, escreveu Mestre. “Apenas 10 dias de calor extremo foram suficientes para desmoronar, derreter e formar um lago na base do Dent du Géant e do Aiguilles Marbrées.”

“Eu tenho visto eventos semelhantes nos Andes ou nas Montanhas Rochosas, mas o ecossistema é muito diferente lá”, disse. “A neve é permanente nos Alpes acima de 3.000 metros – não deve derreter. É claro que, com todo o aquecimento global, derrete. Não sou um cientista, mas é óbvio que é um efeito direto da onda de calor que atingiu a Europa.”

“Que eu saiba, esta é a primeira vez que algo assim aconteceu. O sul da Europa e os Alpes foram atingidos por uma enorme onda de calor”, escreveu. “Isto é verdadeiramente alarmante, as calotas em todo o mundo estão a derreter a uma velocidade exponencial”.

O glaciologista Ludovic Ravanel notou que um lago aparecia no alto dos Alpes franceses em 2015 e ligou a sua formação ao aquecimento global, de acordo com o The Independent. De acordo com o Copernicus Climate Change Service (C3S) da UE, no mês passado, foi o mês de junho mais quente já registado na Terra.

Dados divulgados pela agência de satélites mostraram que as temperaturas médias da Europa estavam acima de 2ºC acima do normal e as temperaturas estavam entre 6ºC e 10ºC acima do normal na maior parte de França, Alemanha e norte da Espanha durante os últimos dias do mês.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda ontem discutia com um amigo que é advogado que há coisas que, independentemente de sermos ou não juristas, são por demais evidentes a qualquer pessoa de bom senso.
    Esta é uma delas. Não sou, nem preciso de ser metereologista (ou perito em qualquer uma das sub-especialidades). Mas se as temperaturas médias sobem, se as calotas e os gelos perpétuos derretem, alguma coisa está a mudar. Isto são factos que dispensam qualquer grau de especialização.
    Espero que quando os idiotas (e outros que o não sendo se fazem passar por tal a coberto de interesses económicos) acordarem não seja demasiado tarde…

    • E saber o prezado Sykander quantas variações de temperatura já tivemos na longínqua história do nosso planeta Terra? E ainda antes de andarmos por cá! Há muitas possíveis explicações para o aumento da temperatura do planeta. E não pense que é por andar num carro elétrico que vai salvar o planeta. O negócio das baterias é bem poluente.

  2. Meu caro,
    Todos sabemos que o planeta teve ‘n’ variações de temperatura ao longo do tempo. Mas há evidências mais do que suficientes para estabelecer uma relação de causa/efeito entre as actividades humanas e o aquecimento global, como houve, por exemplo, em relação aos CFC’s e à diminuição na camada de ozono. Embora não embarque nas histerias de alguns pretensos profetas, também não sou idiota ao ponto de ignorar aquilo que estamos a fazer ao ambiente (porque o planeta, depois de matarmos o ambiente, irá permanecer até que o Sol, um dia,o engula…)

    Sou pouco permeável a propaganda (embora já aqui tenha sido acusado do contrário). Em qualquer caso, não conduzo nem eléctrico, nem híbrido. Tenhos dois diesel e dois a gasolina, um deles com kit GPL. E, já agora, não sei se leu, mas aqui fica: https://www.aquelamaquina.pt/tome-nota/detalhe/mercedes-c220-d-4matic-tem-motor-diesel-que-produz-emissoes-tao-limpas-como-um-electrico.html. Ou ainda: https://www.aquelamaquina.pt/noticias/detalhe/skyactiv-x-mazda-reinventou-o-motor-a-combustao-sera-que-resulta.html. Isso dos eléctricos tem muito que se lhe diga. Creio que será mais uma tecnologia de transição do que outra coisa. Mas…

    Plenamente em relação ao negócio das baterias. Assim, como ao outro. O da electricidade, ou a malta pensa que a electricidade que alimenta os carros eléctricos é toda “verde”?

    • A realidade é que somos habitantes a mais para espaço a menos e será este sem dúvida o maior obstáculo para um equilíbrio saudável da vida no planeta, não menosprezando sem dúvida alguma os factores poluentes existentes e que serão cada vez mais há medida que o nível de vida da população vai aumentando.

  3. Atenção, esse lago altera radicalmente o albedo natural do local, (percentagem de energia refletida em relação ao total de energia recebida). Quanto mais branca é a superfície mais energia é refletida e, obviamente, menos energia é absorvida. Com esta alteração, este local começa a absorver cada vez mais radiação, a aquecer, e o lago a aumentar cada vez mais rápido de dimensão… Não me parece que toda essa neve vá ter um final feliz!

RESPONDER

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …