Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago “alarmante” no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de junho.

O lago, que mede cerca de 30 metros de largura, foi avistado pelo instrutor de escalada Bryan Mestre na base das montanhas Dent du Géant e Aiguilles Marbrées na cordilheira do Mont Blanc, que se estende até França, Itália e partes da Suíça.

O lago tinha cerca de 10 por 30 metros, com cerca de alguns milhares de metros cúbicos de água de degelo, segundo a National Geographic France. Embora muitas montanhas cobertas de neve hospedem lagos, é incomum em tal altitude acima do nível do mar.

No final de junho, a Europa experimentou uma onda de calor sufocante que viu as temperaturas subir para níveis recordes em algumas áreas. Em 28 de junho, por exemplo, França registou a temperatura mais quente de sempre: 45,8ºC na cidade de Gallargues-le-Montueux, perto da costa mediterrânea do país, de acordo com o Newsweek.

Apesar das altitudes muito maiores, a cordilheira dos Alpes não escapou ao calor, levando a um derretimento generalizado de neve e gelo. O popular resort de Chamonix teve temperaturas de 36ºC.

“Fiquei surpreendido ao ver o lago. Nos Alpes, acima da linha de 3.000 metros, a água deve estar sempre congelada“, disse Mestre ao London Evening Standard. “Quando vamos subir por um dia, se trouxermos uma garrafa de água, a água começa a congelar depois de algumas horas, mesmo que tenha ficado nas nossas mochilas”.

Mestre publicou duas fotografias, tiradas com apenas dez dias de intervalo para demonstrar a rapidez com que se formou. “Uma foi tirada em 28 de junho”, escreveu Mestre. “Apenas 10 dias de calor extremo foram suficientes para desmoronar, derreter e formar um lago na base do Dent du Géant e do Aiguilles Marbrées.”

“Eu tenho visto eventos semelhantes nos Andes ou nas Montanhas Rochosas, mas o ecossistema é muito diferente lá”, disse. “A neve é permanente nos Alpes acima de 3.000 metros – não deve derreter. É claro que, com todo o aquecimento global, derrete. Não sou um cientista, mas é óbvio que é um efeito direto da onda de calor que atingiu a Europa.”

“Que eu saiba, esta é a primeira vez que algo assim aconteceu. O sul da Europa e os Alpes foram atingidos por uma enorme onda de calor”, escreveu. “Isto é verdadeiramente alarmante, as calotas em todo o mundo estão a derreter a uma velocidade exponencial”.

O glaciologista Ludovic Ravanel notou que um lago aparecia no alto dos Alpes franceses em 2015 e ligou a sua formação ao aquecimento global, de acordo com o The Independent. De acordo com o Copernicus Climate Change Service (C3S) da UE, no mês passado, foi o mês de junho mais quente já registado na Terra.

Dados divulgados pela agência de satélites mostraram que as temperaturas médias da Europa estavam acima de 2ºC acima do normal e as temperaturas estavam entre 6ºC e 10ºC acima do normal na maior parte de França, Alemanha e norte da Espanha durante os últimos dias do mês.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda ontem discutia com um amigo que é advogado que há coisas que, independentemente de sermos ou não juristas, são por demais evidentes a qualquer pessoa de bom senso.
    Esta é uma delas. Não sou, nem preciso de ser metereologista (ou perito em qualquer uma das sub-especialidades). Mas se as temperaturas médias sobem, se as calotas e os gelos perpétuos derretem, alguma coisa está a mudar. Isto são factos que dispensam qualquer grau de especialização.
    Espero que quando os idiotas (e outros que o não sendo se fazem passar por tal a coberto de interesses económicos) acordarem não seja demasiado tarde…

    • E saber o prezado Sykander quantas variações de temperatura já tivemos na longínqua história do nosso planeta Terra? E ainda antes de andarmos por cá! Há muitas possíveis explicações para o aumento da temperatura do planeta. E não pense que é por andar num carro elétrico que vai salvar o planeta. O negócio das baterias é bem poluente.

  2. Meu caro,
    Todos sabemos que o planeta teve ‘n’ variações de temperatura ao longo do tempo. Mas há evidências mais do que suficientes para estabelecer uma relação de causa/efeito entre as actividades humanas e o aquecimento global, como houve, por exemplo, em relação aos CFC’s e à diminuição na camada de ozono. Embora não embarque nas histerias de alguns pretensos profetas, também não sou idiota ao ponto de ignorar aquilo que estamos a fazer ao ambiente (porque o planeta, depois de matarmos o ambiente, irá permanecer até que o Sol, um dia,o engula…)

    Sou pouco permeável a propaganda (embora já aqui tenha sido acusado do contrário). Em qualquer caso, não conduzo nem eléctrico, nem híbrido. Tenhos dois diesel e dois a gasolina, um deles com kit GPL. E, já agora, não sei se leu, mas aqui fica: https://www.aquelamaquina.pt/tome-nota/detalhe/mercedes-c220-d-4matic-tem-motor-diesel-que-produz-emissoes-tao-limpas-como-um-electrico.html. Ou ainda: https://www.aquelamaquina.pt/noticias/detalhe/skyactiv-x-mazda-reinventou-o-motor-a-combustao-sera-que-resulta.html. Isso dos eléctricos tem muito que se lhe diga. Creio que será mais uma tecnologia de transição do que outra coisa. Mas…

    Plenamente em relação ao negócio das baterias. Assim, como ao outro. O da electricidade, ou a malta pensa que a electricidade que alimenta os carros eléctricos é toda “verde”?

    • A realidade é que somos habitantes a mais para espaço a menos e será este sem dúvida o maior obstáculo para um equilíbrio saudável da vida no planeta, não menosprezando sem dúvida alguma os factores poluentes existentes e que serão cada vez mais há medida que o nível de vida da população vai aumentando.

  3. Atenção, esse lago altera radicalmente o albedo natural do local, (percentagem de energia refletida em relação ao total de energia recebida). Quanto mais branca é a superfície mais energia é refletida e, obviamente, menos energia é absorvida. Com esta alteração, este local começa a absorver cada vez mais radiação, a aquecer, e o lago a aumentar cada vez mais rápido de dimensão… Não me parece que toda essa neve vá ter um final feliz!

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …