Primeiro tubarão “vegetariano” espanta cientistas

Uma investigadora da Universidade da Califórnia descobriu uma espécie de tubarão-martelo que tem uma alimentação de tipo vegetariano, ingerindo ervas marinhas. Um caso que está a surpreender a comunidade científica.

Os tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com os dentes afiados e os sentidos apurados.

Mas o tubarão-de-pala, uma espécie de tubarão-martelo que se fica pelos cerca de 1,5 metros de comprimento, pode ser o primeiro tubarão “vegetariano”, segundo revela a investigadora da Universidade da Califórnia, Samantha Leigh.

Os tubarões-de-pala eram conhecidos, até agora, por se alimentarem sobretudo de crustáceos. Mas Samantha Leigh descobriu que também consomem ervas marinhas e que são capazes de as digerirem com facilidade, conforme escreve o jornal científico Earth Touch News.

A investigadora estudou a alimentação destes predadores, sujeitando-os a uma dieta de ervas marinhas marcadas com carbono-13, para poder detectar se os nutrientes da comida vegetal eram absorvidos pelo organismo dos tubarões.

Os resultados revelaram que cerca de 56% das ervas ingeridas foram decompostas pelo intestino dos tubarões, sendo as restantes excretadas. Dados que surpreendem, já que, “pelo que sabemos, os tubarões são, em grande parte, carnívoros e, presumivelmente, têm estômagos optimizados para uma dieta rica em proteínas e rica em lípidos”, destaca Samantha Leigh citada pelo Earth Touch News.

(dr) Samantha Leigh

Tubarão-de-pala

“O tubarão-de-pala é a única espécie de tubarão que consome grandes quantidades de ervas marinhas (até cerca de 60% da sua dieta)”, nota a investigadora.

Samantha Leigh admite que este pode ser um consumo “acidental”, que ocorre enquanto os tubarões “pilham itens de outras presas nos leitos de ervas marinhas”. Um dado que, a confirmar-se, torna ainda mais surpreendente que consigam digerir as plantas, o que não é típico de outros carnívoros.

A análise dos químicos intestinais dos tubarões revelou a presença de enzimas para a digestão de gorduras e proteínas típicas da carne, mas também para a digestão de celulose, componente das plantas conhecida por ser difícil de digerir.

“É comparável às jovens tartarugas marinhas que são estritamente herbívoras e que se alimentam das mesmas ervas e que vivem nos mesmos habitats que os tubarões-de-pala”, destaca Samantha Leigh.

A grande pergunta que urge responder é como é que os tubarões conseguem digerir as ervas marinhas tão bem. Samantha Leigh acredita que pode ter a ver com os micróbios, nomeadamente as bactérias intestinais. E esse é o próximo passo da investigação.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …