Primeiro tubarão “vegetariano” espanta cientistas

Uma investigadora da Universidade da Califórnia descobriu uma espécie de tubarão-martelo que tem uma alimentação de tipo vegetariano, ingerindo ervas marinhas. Um caso que está a surpreender a comunidade científica.

Os tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com os dentes afiados e os sentidos apurados.

Mas o tubarão-de-pala, uma espécie de tubarão-martelo que se fica pelos cerca de 1,5 metros de comprimento, pode ser o primeiro tubarão “vegetariano”, segundo revela a investigadora da Universidade da Califórnia, Samantha Leigh.

Os tubarões-de-pala eram conhecidos, até agora, por se alimentarem sobretudo de crustáceos. Mas Samantha Leigh descobriu que também consomem ervas marinhas e que são capazes de as digerirem com facilidade, conforme escreve o jornal científico Earth Touch News.

A investigadora estudou a alimentação destes predadores, sujeitando-os a uma dieta de ervas marinhas marcadas com carbono-13, para poder detectar se os nutrientes da comida vegetal eram absorvidos pelo organismo dos tubarões.

Os resultados revelaram que cerca de 56% das ervas ingeridas foram decompostas pelo intestino dos tubarões, sendo as restantes excretadas. Dados que surpreendem, já que, “pelo que sabemos, os tubarões são, em grande parte, carnívoros e, presumivelmente, têm estômagos optimizados para uma dieta rica em proteínas e rica em lípidos”, destaca Samantha Leigh citada pelo Earth Touch News.

(dr) Samantha Leigh

Tubarão-de-pala

“O tubarão-de-pala é a única espécie de tubarão que consome grandes quantidades de ervas marinhas (até cerca de 60% da sua dieta)”, nota a investigadora.

Samantha Leigh admite que este pode ser um consumo “acidental”, que ocorre enquanto os tubarões “pilham itens de outras presas nos leitos de ervas marinhas”. Um dado que, a confirmar-se, torna ainda mais surpreendente que consigam digerir as plantas, o que não é típico de outros carnívoros.

A análise dos químicos intestinais dos tubarões revelou a presença de enzimas para a digestão de gorduras e proteínas típicas da carne, mas também para a digestão de celulose, componente das plantas conhecida por ser difícil de digerir.

“É comparável às jovens tartarugas marinhas que são estritamente herbívoras e que se alimentam das mesmas ervas e que vivem nos mesmos habitats que os tubarões-de-pala”, destaca Samantha Leigh.

A grande pergunta que urge responder é como é que os tubarões conseguem digerir as ervas marinhas tão bem. Samantha Leigh acredita que pode ter a ver com os micróbios, nomeadamente as bactérias intestinais. E esse é o próximo passo da investigação.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …