Explorado o naufrágio mais profundo do mundo. Contratorpedeiro afundou na maior batalha naval da História

(dr)

Exploradores mergulharam até ao naufrágio mais profundo do mundo, um contratorpedeiro norte-americano afundado há 77 anos numa batalha da II Guerra Mundial. 

De acordo com o LiveScience, a equipa chegou ao USS Johnston, um contratorpedeiro da Marinha dos Estados Unidos que naufragou em 25 de outubro de 1944 após uma intensa batalha com os japoneses durante a II Guerra Mundial.

O navio, com cerca de 115 metros de comprimento e 12 de largura na sua parte mais larga, afundou durante a Batalha do Golfo de Leyte, a maior batalha naval da história, de acordo com um comunicado.

O naufrágio foi descoberto em 2019 na costa da Ilha de Samar, no Mar das Filipinas. Na época, um veículo operado remotamente (ROV) registou partes dos destroços, mas não conseguiu alcançar as partes mais profundas.

O navio afundado encontra-se está a cerca de 6.456 metros de profundidade. Victor Vescovo, um ex-comandante da Marinha dos Estados Unidos que financiou a nova expedição, pilotou o seu submersível, o DSV Limiting Factor, até ao naufrágio durante dois mergulhos de oito horas, a maior profundidade que um ser humano ou submersível já atingiu para explorar um naufrágio.

Os exploradores analisaram e tiraram fotografias de alta definição do navio e conseguiram captar imagens da proa, ponte e meio do navio, que estavam em partes mais profundas do que o ROV poderia descer em 2019.

O número do casco “557” ainda era visível em ambos os lados da proa. As torres de armas, racks de torpedos gémeos e muitos suportes de armas também estavam visíveis e ainda no lugar.

Não foram encontrados nenhuns restos mortais humanos nem roupas.

“Conseguimos ver a extensão dos destroços e os graves danos infligidos durante a intensa batalha na superfície”, disse o tenente reformados da Marinha dos Estados Unidos e historiador Parks Stephenson, um historiador naval.

“Foi incendiado pelo maior navio de guerra já construído – o navio de guerra da Marinha Imperial Japonesa Yamato – e lutou ferozmente.”

“A descoberta do USS Johnston serve como mais uma lembrança do heroísmo e do sacrifício daquele dia no Golfo de Leyte, há 77 anos”, disse. Da tripulação do USS Johnston de 327 homens, 186 morreram.

A tripulação teve o cuidado de não perturbar o navio naufragado, mas a esperança é que as imagens e informações que trouxeram da sua expedição sejam úteis para historiadores e arquivistas navais.

No final da expedição, a equipa de mergulho depositou uma coroa de flores “no campo de batalha oceânico”.

Três outros navios que afundaram na Batalha do Golfo de Leyte ainda não foram encontrados.

  Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …