Encontrado na Antártida um bolo de frutas com mais de um século

Um grupo de investigadores neozelandeses descobriu um bolo de frutas com mais de um século, em perfeitas estado de conservação, na Antártida.

De acordo com a Antarctic Heritage Trust, a descoberta foi feita num refúgio em Cabo Adare, um ponto-chave para as diferentes expedições que, durante o século XIX e XX, exploraram a Antártida.

No interior de uma caixa de estanho, embrulhado em papel, o bolo de frutas conseguiu sobreviver ao continente gelado durante mais de um século. Para surpresa dos investigadores neozelandeses, embora a caixa metálica onde estava guardado estivesse muito oxidada, o doce encontrava-se num “excelente” estado de conservação.

De acordo com a equipa de investigação, o bolo foi fabricado na Huntley & Palmers e provavelmente data dos tempos da mítica expedição Terra Nova, a missão britânica liderada por Robert Falcon Scott.

O capitão da Marinha Real Britânica poderá ter sido mesmo o dono deste bolo, uma vez que há documentos que mostram que o explorador gostava muito desta marca e que comia estes bolos durante a expedição, que ocorreu entre 1910 e 1913.

“Com apenas duas semanas para continuar a conservação dos artefactos encontrados no Cabo Adare, encontrar um bolo de fruta tão bem preservado num último conjunto de latas muito oxidadas e não identificadas foi uma boa surpresa”, diz Lizzie Meek, uma das responsáveis pela Antarctic Heritage Trust.

A investigadora explica que este era um alimento altamente energético e que, por isso, era ideal para as condições que os exploradores tinham de enfrentar na Antártida.

Desde maio de 2016 que uma equipa de investigadores trabalha, no Museu Canterbury, para recuperar os elementos encontrados. Só no passado mês de julho descobriram mais de 1.500 objetos.

Depois de restaurados, todos os objetos devem regressar ao local de origem, devido a uma legislação sobre a área protegida da Antártida.

ZAP //

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …