/

Encontrado na Antártida um bolo de frutas com mais de um século

Um grupo de investigadores neozelandeses descobriu um bolo de frutas com mais de um século, em perfeitas estado de conservação, na Antártida.

De acordo com a Antarctic Heritage Trust, a descoberta foi feita num refúgio em Cabo Adare, um ponto-chave para as diferentes expedições que, durante o século XIX e XX, exploraram a Antártida.

No interior de uma caixa de estanho, embrulhado em papel, o bolo de frutas conseguiu sobreviver ao continente gelado durante mais de um século. Para surpresa dos investigadores neozelandeses, embora a caixa metálica onde estava guardado estivesse muito oxidada, o doce encontrava-se num “excelente” estado de conservação.

De acordo com a equipa de investigação, o bolo foi fabricado na Huntley & Palmers e provavelmente data dos tempos da mítica expedição Terra Nova, a missão britânica liderada por Robert Falcon Scott.

O capitão da Marinha Real Britânica poderá ter sido mesmo o dono deste bolo, uma vez que há documentos que mostram que o explorador gostava muito desta marca e que comia estes bolos durante a expedição, que ocorreu entre 1910 e 1913.

“Com apenas duas semanas para continuar a conservação dos artefactos encontrados no Cabo Adare, encontrar um bolo de fruta tão bem preservado num último conjunto de latas muito oxidadas e não identificadas foi uma boa surpresa”, diz Lizzie Meek, uma das responsáveis pela Antarctic Heritage Trust.

A investigadora explica que este era um alimento altamente energético e que, por isso, era ideal para as condições que os exploradores tinham de enfrentar na Antártida.

Desde maio de 2016 que uma equipa de investigadores trabalha, no Museu Canterbury, para recuperar os elementos encontrados. Só no passado mês de julho descobriram mais de 1.500 objetos.

Depois de restaurados, todos os objetos devem regressar ao local de origem, devido a uma legislação sobre a área protegida da Antártida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.