Encontrado na Antártida um bolo de frutas com mais de um século

Um grupo de investigadores neozelandeses descobriu um bolo de frutas com mais de um século, em perfeitas estado de conservação, na Antártida.

De acordo com a Antarctic Heritage Trust, a descoberta foi feita num refúgio em Cabo Adare, um ponto-chave para as diferentes expedições que, durante o século XIX e XX, exploraram a Antártida.

No interior de uma caixa de estanho, embrulhado em papel, o bolo de frutas conseguiu sobreviver ao continente gelado durante mais de um século. Para surpresa dos investigadores neozelandeses, embora a caixa metálica onde estava guardado estivesse muito oxidada, o doce encontrava-se num “excelente” estado de conservação.

De acordo com a equipa de investigação, o bolo foi fabricado na Huntley & Palmers e provavelmente data dos tempos da mítica expedição Terra Nova, a missão britânica liderada por Robert Falcon Scott.

O capitão da Marinha Real Britânica poderá ter sido mesmo o dono deste bolo, uma vez que há documentos que mostram que o explorador gostava muito desta marca e que comia estes bolos durante a expedição, que ocorreu entre 1910 e 1913.

“Com apenas duas semanas para continuar a conservação dos artefactos encontrados no Cabo Adare, encontrar um bolo de fruta tão bem preservado num último conjunto de latas muito oxidadas e não identificadas foi uma boa surpresa”, diz Lizzie Meek, uma das responsáveis pela Antarctic Heritage Trust.

A investigadora explica que este era um alimento altamente energético e que, por isso, era ideal para as condições que os exploradores tinham de enfrentar na Antártida.

Desde maio de 2016 que uma equipa de investigadores trabalha, no Museu Canterbury, para recuperar os elementos encontrados. Só no passado mês de julho descobriram mais de 1.500 objetos.

Depois de restaurados, todos os objetos devem regressar ao local de origem, devido a uma legislação sobre a área protegida da Antártida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …