bioone.org

Uma equipa internacional de cientistas descobriu há seis meses no Vietname uma nova e rara espécie de cobra cuja pele brilha e é iridiscente, ou seja, é capaz de refletir as cores do arco-íris através de um fenómeno ótico.
A nova espécie, batizada de Achalinus zugorum, foi descrita por investigadores do Museu Nacional de História Natural Smithsonian, nos Estados Unidos, e do Instituto de Ecologia e Recursos Biológicos da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietname num artigo recentemente publicado na revista científica BioOne.
O animal foi encontrado na província de Ha Giang, no norte do país, enquanto a equipa levava a cabo um estudo de herpetologia. Quando se aperceberam da coloração escura e iridiscente do animal, souberam imediatamente que se tratava de uma nova espécie.
“Nada se sabe sobre a ecologia, comportamento, dieta ou micro-habitat favorito desta espécie, embora se suponha que seja uma espécie semifossorial que foi trazida à superfície por chuvas fortes e recentes ainda antes do período das colheitas”, lê-se no estudo.
Rare Iridescent Snake Discovered in Vietnam https://t.co/1SKUtvEuzM #Science pic.twitter.com/Hf570lycj0
— MPax (@mpax1) December 9, 2020
Achalinus zugorum, assim batizada em homenagem ao conversador norte-americano George Zug e à sua esposa, Patricia Zug, pertence a um género raro de cobras escavadoras que se ramificaram no tronco evolutivo antes dos outros grupos.
Como o réptil não possui foto-recetores de luz brilhante nos seus olhos, explica a emissora russa Russia Today, os cientistas determinaram que a espécie poderia esconder-se debaixo do sol ou rastejar sob os detritos da floresta.
Achalinus zugorum tem o dorso preto e roxo, sendo a parte de baixo do seu corpo de uma tonalidade castanha-escura. Outra característica deste réptil e que a sua pele fica exposta entre as escamas, em vez de ser coberta, como noutras espécies de cobras.