Afinal, não foi um colapso demográfico catastrófico que ditou o fim da cidade de Angkor

Hostelworld.com

Templo de Angkor Wat, Siem Reap (Camboja)

Uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, concluiu que a antiga cidade cambojana de Angkor – um antigo império asiático – sofreu um declínio gradual na sua população, descartando a hipótese de um colapso abrupto.

Até então, as explicações históricas para o desaparecimento da população de Angkor no século XV sustentavam que se tinha tratado de uma invasão de um estado vizinho, ou então que a cidade tinha sido repentinamente abandonada em 1431 num fenómeno descrito como um “colapso demográfico catastrófico”.

No entanto, novas evidências recolhidas pela equipa de Sidney, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada PNAS, demonstram que a intensidade no uso da terra dentro do centro económico e administrativo da cidade começou a diminuir gradualmente um século antes do alegado colapso demográfico.

Para chegar a esta conclusão, a equipa examinou os sedimentos extraídos do fosso circundante de Angkor Thom, o último e maior complexo murado daquela que foi a capital do antigo Império Khmer, que floresceu entre os séculos IX e XV.

“As mudanças no uso da terra deixam sinais reveladores nos depósitos sedimentares que podem ser medidos”, explicou Dan Penny, co-autor do estudo, em comunicado, esclarecendo que a medição destes depósitos permite reconstruir as atividades levadas a cabo por uma população num terreno durante longos períodos de tempo.

Os resultados das análises mostraram que a desflorestação, a erosão e a queima do solo diminuíram nas primeiras décadas do século XIV. Por essa mesma razão, no fim deste século, o fosso que cerca Angkor Thom foi coberto com vegetação flutuante, indicando que as obras de manutenção deixaram de ser realizadas naquela área.

“O nosso estudo sugere que os habitantes não abandonaram Angkor porque a infraestrutura falhou, mas a infraestrutura falhou porque a elite urbana havia já partido”, rematou Dan Penny.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …