Enchidos, cafés ou passeios de bicicleta. Em Portugal, há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas

Há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas como forma de pagamento pelos seus serviços, mas são muitos poucos os clientes que pagam dessa forma.

Fazer pagamentos com criptomoedas já não é uma novidade para muitos portugueses, mas ainda há quem estranhe o novo método e prefira manter os pagamentos tradicionais.

Segundo o Jornal de Negócios, há cada vez mais produtos e serviços que podem ser pagos com bitcoins. Comprar enchidos feitos em Évora, beber um café em Rio Maior, fazer um projeto para uma casa em Lisboa ou passear pela Ecopista do Dão de bicicleta, são alguns exemplos. No entanto, são poucas as vezes que o cliente paga o serviço com bitcoins.

O Meta.atelier, estúdio de arquitetura em Lisboa, contou ao Jornal de Negócios que houve uma apenas uma situação em que um cliente pagou por um projeto através desta moeda digital.

“Na altura, fomos nós que sugerimos ao cliente o pagamento em bitcoins, porque sabíamos que tinha um investimento grande em criptomoedas”, acrescentando a vantagem de não se pagar imposto sobre a transação em Portugal, revelou Inês Marques, fundadora da empresa.

Já em Évora, é possível comprar produtos regionais, como enchidos e mel, com bitcoins, através de um site chamado Enchidos.com. Miguel Ângelo, informático de 48 anos e investidor nesta moeda digital, criou a plataforma para ajudar os produtores locais a vender os seus produtos, numa altura em que as feiras e grande parte do comércio está encerrado.

Segundo o site Coinmap.org, feito pela Coin Flip, a maior operadora de multibancos de bitcoin dos EUA, existem mais de uma centena de empresas portuguesas a aceitarem pagamento através desta criptomoeda, tendo este número subido mais cerca do dobro face ao final de 2018, quando haviam apenas 58 empresas.

Atualmente, é no distrito de Lisboa que existem mais casas a aceitar bitcoin (cerca de 45), com o distrito do Porto (com apenas 14) a seguir-se na tabela. O distrito de Faro (12) completa o pódio com mais empresas a aceitarem bitcoin e segue-se-lhe Leiria (9). Em Santarém existe apenas uma pequena empresa a receber em bitcoins: a pastelaria Alcides, em Rio Maior.

Passear de bicicleta pela Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, também é possível para quem quiser pagar com bitcoins, uma vez que a Quinta da Abelenda, que, além do aluguer de bicicletas, tem turismo rural, aceita pagamentos em bitcoin “há vários anos”.

Em todo o mundo, há 21.696 empresas que aceitam este pagamento, comparando com os 11.890 locais registados neste site no início de 2017, de acordo com o Coinmap.org.

Este ano vai surgir mais um apoio para o segmento das cibermoedas, com a Mastercard a anunciar que vai passar a aceitar pagamentos em moedas digitais.

O valor da bitcoin, a mais popular das criptomoedas, bateu de novo recorde esta semana, tendo ultrapassado pela primeira vez os 50 mil dólares, depois de a Tesla ter anunciado a compra de cerca de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin e ter anunciado planear aceitar a moeda como pagamento no futuro.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temido diz que "por detrás de cada euro" investido no SNS estão mais cuidados de saúde

A ministra da Saúde afirmou, esta quinta-feira, que o Orçamento do Estado para 2022 permitirá "promover a recuperação" do país e que por detrás de cada euro investido no Serviço Nacional de Saúde (SNS) …

Há alunos ainda sem manuais devido a atrasos na impressão e distribuição

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros justifica os atrasos com o fim mais tardio do ano lectivo anterior, o que levou a que todo o processo ficasse atrasado. Segundo avança o Público, cerca de um …

O Twitter foi palco de troca de acusações entre os primeiros-ministros da Eslovénia e dos Países Baixos

Troca de palavras decorreu na rede social com acusações pouco habituais entre chefes de Governo e principais figuras das instituições europeias. Foi num tom pouco habitual e num cenário igualmente pouco expectável — pelo seu nível …

Enfermeira com uma vacina na mão

Dose única da vacina. Portugueses recuperados travados por países que exigem vacinação completa

Os portugueses recuperados da covid-19 só receberam uma dose da vacina. Agora, estão a ter dificuldades em viajar para alguns países, como o Reino Unido ou o Canadá. Segundo o Jornal de Notícias, há portugueses recuperados …

Menos de metade dos novos médicos é que vai para o SNS

Nos últimos seis anos, menos de metade dos novos profissionais que se inscreveram na Ordem dos Médicos, ingressam no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o Correio da Manhã, o número de inscritos na Ordem dos …

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …