Enchidos, cafés ou passeios de bicicleta. Em Portugal, há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas

Há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas como forma de pagamento pelos seus serviços, mas são muitos poucos os clientes que pagam dessa forma.

Fazer pagamentos com criptomoedas já não é uma novidade para muitos portugueses, mas ainda há quem estranhe o novo método e prefira manter os pagamentos tradicionais.

Segundo o Jornal de Negócios, há cada vez mais produtos e serviços que podem ser pagos com bitcoins. Comprar enchidos feitos em Évora, beber um café em Rio Maior, fazer um projeto para uma casa em Lisboa ou passear pela Ecopista do Dão de bicicleta, são alguns exemplos. No entanto, são poucas as vezes que o cliente paga o serviço com bitcoins.

O Meta.atelier, estúdio de arquitetura em Lisboa, contou ao Jornal de Negócios que houve uma apenas uma situação em que um cliente pagou por um projeto através desta moeda digital.

“Na altura, fomos nós que sugerimos ao cliente o pagamento em bitcoins, porque sabíamos que tinha um investimento grande em criptomoedas”, acrescentando a vantagem de não se pagar imposto sobre a transação em Portugal, revelou Inês Marques, fundadora da empresa.

Já em Évora, é possível comprar produtos regionais, como enchidos e mel, com bitcoins, através de um site chamado Enchidos.com. Miguel Ângelo, informático de 48 anos e investidor nesta moeda digital, criou a plataforma para ajudar os produtores locais a vender os seus produtos, numa altura em que as feiras e grande parte do comércio está encerrado.

Segundo o site Coinmap.org, feito pela Coin Flip, a maior operadora de multibancos de bitcoin dos EUA, existem mais de uma centena de empresas portuguesas a aceitarem pagamento através desta criptomoeda, tendo este número subido mais cerca do dobro face ao final de 2018, quando haviam apenas 58 empresas.

Atualmente, é no distrito de Lisboa que existem mais casas a aceitar bitcoin (cerca de 45), com o distrito do Porto (com apenas 14) a seguir-se na tabela. O distrito de Faro (12) completa o pódio com mais empresas a aceitarem bitcoin e segue-se-lhe Leiria (9). Em Santarém existe apenas uma pequena empresa a receber em bitcoins: a pastelaria Alcides, em Rio Maior.

Passear de bicicleta pela Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, também é possível para quem quiser pagar com bitcoins, uma vez que a Quinta da Abelenda, que, além do aluguer de bicicletas, tem turismo rural, aceita pagamentos em bitcoin “há vários anos”.

Em todo o mundo, há 21.696 empresas que aceitam este pagamento, comparando com os 11.890 locais registados neste site no início de 2017, de acordo com o Coinmap.org.

Este ano vai surgir mais um apoio para o segmento das cibermoedas, com a Mastercard a anunciar que vai passar a aceitar pagamentos em moedas digitais.

O valor da bitcoin, a mais popular das criptomoedas, bateu de novo recorde esta semana, tendo ultrapassado pela primeira vez os 50 mil dólares, depois de a Tesla ter anunciado a compra de cerca de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin e ter anunciado planear aceitar a moeda como pagamento no futuro.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …