Enchidos, cafés ou passeios de bicicleta. Em Portugal, há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas

Há cada vez mais empresas a aceitar criptomoedas como forma de pagamento pelos seus serviços, mas são muitos poucos os clientes que pagam dessa forma.

Fazer pagamentos com criptomoedas já não é uma novidade para muitos portugueses, mas ainda há quem estranhe o novo método e prefira manter os pagamentos tradicionais.

Segundo o Jornal de Negócios, há cada vez mais produtos e serviços que podem ser pagos com bitcoins. Comprar enchidos feitos em Évora, beber um café em Rio Maior, fazer um projeto para uma casa em Lisboa ou passear pela Ecopista do Dão de bicicleta, são alguns exemplos. No entanto, são poucas as vezes que o cliente paga o serviço com bitcoins.

O Meta.atelier, estúdio de arquitetura em Lisboa, contou ao Jornal de Negócios que houve uma apenas uma situação em que um cliente pagou por um projeto através desta moeda digital.

“Na altura, fomos nós que sugerimos ao cliente o pagamento em bitcoins, porque sabíamos que tinha um investimento grande em criptomoedas”, acrescentando a vantagem de não se pagar imposto sobre a transação em Portugal, revelou Inês Marques, fundadora da empresa.

Já em Évora, é possível comprar produtos regionais, como enchidos e mel, com bitcoins, através de um site chamado Enchidos.com. Miguel Ângelo, informático de 48 anos e investidor nesta moeda digital, criou a plataforma para ajudar os produtores locais a vender os seus produtos, numa altura em que as feiras e grande parte do comércio está encerrado.

Segundo o site Coinmap.org, feito pela Coin Flip, a maior operadora de multibancos de bitcoin dos EUA, existem mais de uma centena de empresas portuguesas a aceitarem pagamento através desta criptomoeda, tendo este número subido mais cerca do dobro face ao final de 2018, quando haviam apenas 58 empresas.

Atualmente, é no distrito de Lisboa que existem mais casas a aceitar bitcoin (cerca de 45), com o distrito do Porto (com apenas 14) a seguir-se na tabela. O distrito de Faro (12) completa o pódio com mais empresas a aceitarem bitcoin e segue-se-lhe Leiria (9). Em Santarém existe apenas uma pequena empresa a receber em bitcoins: a pastelaria Alcides, em Rio Maior.

Passear de bicicleta pela Ecopista do Dão, no distrito de Viseu, também é possível para quem quiser pagar com bitcoins, uma vez que a Quinta da Abelenda, que, além do aluguer de bicicletas, tem turismo rural, aceita pagamentos em bitcoin “há vários anos”.

Em todo o mundo, há 21.696 empresas que aceitam este pagamento, comparando com os 11.890 locais registados neste site no início de 2017, de acordo com o Coinmap.org.

Este ano vai surgir mais um apoio para o segmento das cibermoedas, com a Mastercard a anunciar que vai passar a aceitar pagamentos em moedas digitais.

O valor da bitcoin, a mais popular das criptomoedas, bateu de novo recorde esta semana, tendo ultrapassado pela primeira vez os 50 mil dólares, depois de a Tesla ter anunciado a compra de cerca de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin e ter anunciado planear aceitar a moeda como pagamento no futuro.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 14 mortes e 2595 casos de covid-19. País saiu da zona vermelha

Portugal registou, esta sexta-feira, mais 14 mortes e 2595 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2595 novos …

Madeira não segue passos do continente. Adoção de medidas menos restritivas posta de lado

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, sublinhou que vai manter as medidas atualmente em vigor, "que são analisadas e monitorizadas semanalmente". O presidente do Governo da Madeira disse, esta quinta-feira, que a região …

Uma esplanada em Lisboa.

Economia cresce 15,5% no segundo trimestre. É o maior aumento desde 1978

No segundo trimestre de 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 15,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicada esta sexta-feira. Em termos …

Nova lei do PAEL. PSD considera PS e PCP "descarados", mas os autarcas em causa defendem-se

A nova lei do PAEL permite a munícipios que integrem o programa não cobrar a taxa máxima de IMI, que a adesão exigia. O PSD acusou o PS e PSP, que aprovaram a proposta, de …

Bolsonaro acusa tribunal de cometer crime ao endossar medidas na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reforçou esta quinta-feira os seus ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao afirmar que o tribunal “cometeu um crime” ao endossar as medidas sanitárias impostas pelas autoridades locais para …

"Escumalha". Polícias do Capitólio ameaçados e ofendidos por apoiantes de Trump

Os quatro polícias norte-americanos que testemunharam na principal comissão de inquérito do Congresso dos EUA sobre a invasão do Capitólio, foram ridicularizados nos canais de televisão ligados à direita radical e dizem que receberam ameaças …

Estado de Malta responsabilizado pela morte da jornalista Daphne Caruana Galizia

O Estado de Malta "deve assumir a responsabilidade" pelo assassínio da jornalista, devido à cultura de impunidade promovida pelas mais altas esferas do Governo.  Um inquérito independente sobre a morte da jornalista Daphne Caruana Galizia, que …

Licença para estudar. Governo negoceia e bazuca europeia vai saldar promessa eleitoral

As negociações já estão em curso. Com o dinheiro que vai chegar da União Europeia (UE), o Governo vai poder apoiar empresas, reforçar os rendimentos das famílias e alargar políticas sociais O Expresso avança, esta sexta-feira, …

O fim de uma lenda: Teddy Riner perdeu

Campeão olímpico em 2012 e em 2016, falhou o registo histórico de se tornar tricampeão nos Jogos Olímpicos. Lukáš Krpálek foi campeão e também foi histórico. Teddy Riner foi campeão nas duas edições anteriores dos Jogos …

Governo de Biden quer que estados ofereçam 100 dólares a quem for vacinado

O Governo dos Estados Unidos quer que os vários estados norte-americanos ofereçam um cheque de 100 dólares aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19. De acordo com a imprensa norte-americana, o Governo de Joe Biden …