Empresas de rastreio auditivo proibidas nos Açores

Duas empresas de rastreio auditivo foram proibidas de atuar nos Açores depois de as autoridades regionais se aperceberem que as mesmas não tinham profissionais de saúde durante a realização dos exames, escreve o Público.

Em causa estão as empresas Empathy Voices e R.A.P., que faziam rastreio auditivos e vendiam aparelhos de próteses por milhares de euros, segundo avança o matutino.

Depois de várias queixas de clientes e de uma fiscalização, a Direção Regional da Saúde dos Açores apercebeu-se de que não existiam profissionais de saúde aquando da realização dos exames auditivos.

Em comunicado citado pelo mesmo jornal, a A Direção Regional da Saúde dos Açores explica que cancelou as ações de rastreio e reabilitação das empresas e as proibiu “do atendimento ao público”, após denúncias “remetidas pela população”.

Além disso, acrescentam na mesma nota de imprensa, as viaturas utilizadas pelas empresas não correspondiam às que tinham sido registadas na licença de operação.

O jornal Público relata ainda que as mesmas empresas têm queixas no continente: a Empathy Voices (que possui a marca Auditiv) foi alvo de seis reclamações no Portal da Queixa e tem outras duas no site da Deco Proteste.

Ouvida pelo diário, Graça Cabral, responsável pelo departamento de comunicação da Deco, não se mostra surpreendida com a situação. “Os rastreios de saúde gratuitos que escondem vendas agressivas não são uma novidade”.

“Há alguns anos, o que estava na moda eram os colchões magnéticos, depois foram os aparelhos e as almofadas ortopédicas, e agora são os rastreios auditivos”, aponta, frisando que “as práticas comerciais desleais ou enganosas são proibidas”, tal como estipula uma diretiva europeia que Portugal transpôs em 2008.

“As pessoas devem recusar vendas ao domicílio ou por telefone em que é difícil tomar uma decisão esclarecida. Devem desconfiar sempre”, aconselha ainda a responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …