Empresas de rastreio auditivo proibidas nos Açores

Duas empresas de rastreio auditivo foram proibidas de atuar nos Açores depois de as autoridades regionais se aperceberem que as mesmas não tinham profissionais de saúde durante a realização dos exames, escreve o Público.

Em causa estão as empresas Empathy Voices e R.A.P., que faziam rastreio auditivos e vendiam aparelhos de próteses por milhares de euros, segundo avança o matutino.

Depois de várias queixas de clientes e de uma fiscalização, a Direção Regional da Saúde dos Açores apercebeu-se de que não existiam profissionais de saúde aquando da realização dos exames auditivos.

Em comunicado citado pelo mesmo jornal, a A Direção Regional da Saúde dos Açores explica que cancelou as ações de rastreio e reabilitação das empresas e as proibiu “do atendimento ao público”, após denúncias “remetidas pela população”.

Além disso, acrescentam na mesma nota de imprensa, as viaturas utilizadas pelas empresas não correspondiam às que tinham sido registadas na licença de operação.

O jornal Público relata ainda que as mesmas empresas têm queixas no continente: a Empathy Voices (que possui a marca Auditiv) foi alvo de seis reclamações no Portal da Queixa e tem outras duas no site da Deco Proteste.

Ouvida pelo diário, Graça Cabral, responsável pelo departamento de comunicação da Deco, não se mostra surpreendida com a situação. “Os rastreios de saúde gratuitos que escondem vendas agressivas não são uma novidade”.

“Há alguns anos, o que estava na moda eram os colchões magnéticos, depois foram os aparelhos e as almofadas ortopédicas, e agora são os rastreios auditivos”, aponta, frisando que “as práticas comerciais desleais ou enganosas são proibidas”, tal como estipula uma diretiva europeia que Portugal transpôs em 2008.

“As pessoas devem recusar vendas ao domicílio ou por telefone em que é difícil tomar uma decisão esclarecida. Devem desconfiar sempre”, aconselha ainda a responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …