Empresas de rastreio auditivo proibidas nos Açores

Duas empresas de rastreio auditivo foram proibidas de atuar nos Açores depois de as autoridades regionais se aperceberem que as mesmas não tinham profissionais de saúde durante a realização dos exames, escreve o Público.

Em causa estão as empresas Empathy Voices e R.A.P., que faziam rastreio auditivos e vendiam aparelhos de próteses por milhares de euros, segundo avança o matutino.

Depois de várias queixas de clientes e de uma fiscalização, a Direção Regional da Saúde dos Açores apercebeu-se de que não existiam profissionais de saúde aquando da realização dos exames auditivos.

Em comunicado citado pelo mesmo jornal, a A Direção Regional da Saúde dos Açores explica que cancelou as ações de rastreio e reabilitação das empresas e as proibiu “do atendimento ao público”, após denúncias “remetidas pela população”.

Além disso, acrescentam na mesma nota de imprensa, as viaturas utilizadas pelas empresas não correspondiam às que tinham sido registadas na licença de operação.

O jornal Público relata ainda que as mesmas empresas têm queixas no continente: a Empathy Voices (que possui a marca Auditiv) foi alvo de seis reclamações no Portal da Queixa e tem outras duas no site da Deco Proteste.

Ouvida pelo diário, Graça Cabral, responsável pelo departamento de comunicação da Deco, não se mostra surpreendida com a situação. “Os rastreios de saúde gratuitos que escondem vendas agressivas não são uma novidade”.

“Há alguns anos, o que estava na moda eram os colchões magnéticos, depois foram os aparelhos e as almofadas ortopédicas, e agora são os rastreios auditivos”, aponta, frisando que “as práticas comerciais desleais ou enganosas são proibidas”, tal como estipula uma diretiva europeia que Portugal transpôs em 2008.

“As pessoas devem recusar vendas ao domicílio ou por telefone em que é difícil tomar uma decisão esclarecida. Devem desconfiar sempre”, aconselha ainda a responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira com (provável) maioria absoluta

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto com maioria absoluta

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Iniciativa Liberal disponível para dar a mão a Moedas

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …