/

Empresas já sentem “pressão brutal” após aumento dos preços da luz

4

O aumento recorde dos preços da eletricidade fez aumentar a pressão sobre as empresas. Há quem tema um “cocktail que pode desencadear uma pequena crise económica”.

O mês de agosto fechou com os preços mais caros de sempre nos mercados grossistas da eletricidade na Península Ibérica. O preço grossista da eletricidade na Península Ibérica quebrou mais um recorde, tendo atingido os 132,47 euros por megawatt hora (MWh).

As empresas começam já a sentir nas suas contas o aumento dos preços da energia. Ao jornal ECO, a Ancor, uma empresa de Vila do Conde, conta como viu o preço subir mais de 40% face ao anterior contrato de fornecimento.

“Foi uma subida brutal na fatura. No nosso caso são dezenas de milhares de euros a mais só no caso da energia elétrica. É um acréscimo à volta de 80 mil euros por ano, numa estimativa que fazemos com base no histórico. Mesmo assim, comprámos a energia relativamente barata, comparando com o custo que está neste momento”, contextualiza Francisco Correia, gerente da fabricante de cadernos e arquivos.

Uma pequena e média empresa que esteja agora a negociar um novo contrato com a duração de 12 meses arrisca-se a pagar mais 134%, estima Miguel Fonseca, administrador da EDP Comercial.

Enquanto as grandes empresas os preços recorde do mercado ibérico, a maior parte das PME portuguesas ainda estão a salvo, por terem contratos fixos que ainda não terminaram, explica o jornal especializado em economia.

Estas empresas estão agora a optar por contratos de maior duração. “Foi a primeira vez que fiz um contrato por mais de um ano”, até junho de 2023, confidenciou Francisco Correia. “A informação que tinha dos diversos operadores é que a energia ia continuar a subir, pelo menos, durante mais 12 meses”.

Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa e presidente da Associação Empresarial do Minho, antevê uma “subida preocupante” da fatura da energia, temendo mesmo “um cocktail que pode desencadear uma pequena crise económica”.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. O preço da “Luz”. Continua-se a falar de Energia Eléctrica em termos de Luz, que define a possibilidade de ver na escuridão graças a iluminação produzida por a Electricidade. Mas enfim ….Ok !…O meu frigorífico funciona com luz, e o meu secador de cabelo também !

  2. O que funciona com luz é a fibra ótica. A minha conta da Internet tem sido sempre a mesma, não noto qualquer diferença quer na velocidade da navegação pelos vários sites, por onde navego, quer na conta da EDP mensal que recebo. Está-se, bem! Os valores pagos são os mesmos antes ou depois do aumento, da eletricidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.