//

Empresas portuguesas entre as piores pagadoras. 85% não cumpre prazos acordados

As empresas portuguesas são das piores pagadores em todo o mundo, avança o Expresso, citando dados de um estudo da Informa D&B que incluiu 35 países.

Em 2018, 85% das empresas portuguesas não cumpriu os prazos de pagamento acordados com os fornecedores. Em média, as empresas demorar 71 dias para cumprir os prazos. São estes os números, avançado pelo semanário este sábado, que levam a D&B a colocar as empresas portuguesas entre as que pior pagam em todo mundo.

Entre os 35 países analisados, a Polónia é o país onde as empresas mais pagam dentro dos prazos estabelecidos (79,3%). Em Portugal, só 14,2% das empresas pagaram dentro dos prazos no período que a D&B teve em conta para a análise.

O semanário Expresso observa que, ao contrário da tendência dos demais países, em Portugal as empresas não estão a criar melhores hábitos de pagamento – pelo contrário: os números pioraram. Entre 2007 e 2018, o incumprimento dos prazos de pagamento aumentou 7,5% nas empresas nacionais

Em 2018, o valor a pagar a fornecedores atingiu os 49,8 mil milhões de euros, o que corresponde a 27% PIB. Em termos de cumprimento de prazos, Portugal fica abaixo de Israel (com uma taxa de cumprimento de 18%) e da Roménia (20%).

A média europeia de empresas que cumprem os prazos de pagamento era no final do ano passado de 42,8%, três vezes superior à registada em território nacional.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.