Empresas fogem ao pagamento da TSU com esquema de Seguros

Há empresas que estão a fugir ao pagamento da Taxa Social Única compensando os seus trabalhadores com prémios de seguros, a par dos respectivos salários base. Uma situação que se verifica há vários anos e para a qual está em preparação regulamentação que, contudo, ainda não foi definida.

O caso é relatado pelo Jornal de Negócios, que frisa que várias empresas evitam o pagamento de contribuições para a Segurança Social com um esquema que envolve Seguros de Vida.

Estes são utilizados para substituir parte do salário e assim evitar o pagamento de 34,75% da Taxa Social Única.

Estes seguros são pagos mensalmente pelas empresas, em nome do trabalhador, à Seguradora responsável, e o funcionário vai depois buscar o valor do prémio do seguro.

Segundo o Negócios. o Código Contributivo prevê, desde 2011, que “os seguros de capitalização resgatados antes do tempo paguem Segurança Social”. Mas a regulamentação ainda não saiu para o papel.

Contactados pela publicação, o Instituto de Segurança Social não prestou declarações e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões argumentou não ter conhecimento deste tipo de procedimentos.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É muito bonito vir aceitar estes esquemas de fuga, mas mais tarde quando os trabalhadores tem de se socorrer dos benefícios sociais (baixa, subsidio de desmprego e reforma) é que verificam que erraram ao aceita-las pois vao receber apenas em função do que descontaram.

  2. HÓ??? Sr Alexandre acha mesmo??? esses gajos nem precisam dessas cenas… eles teem vencimentos acima dos 25mil

  3. Eu nem percebo quem é que cai nesta treta… quando chegarem à idade de irem buscar os prémios, já as companhias de seguros têm falido!

  4. Boa tarde, Srª.Eu mesma, já vi nestes últimos 20 anos, falir alguma companhia portuguesa?
    Que eu me lembre não, mas bancos sim, e muitos infelizmente!
    A atividade seguradora, é das mais seguras das atividades, neste país, e ainda bem.
    Abraço.

  5. Senhor Paulo Direito, não se esqueça que os donos das seguradoras, são os donos dos bancos, As companhias de seguros, só não vão à falência enquanto isso não for do interesse deles. Se tiver interesse no assunto, analise os fundos de pensões na América geridos por privados.

RESPONDER

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …