Empresas fogem ao pagamento da TSU com esquema de Seguros

Há empresas que estão a fugir ao pagamento da Taxa Social Única compensando os seus trabalhadores com prémios de seguros, a par dos respectivos salários base. Uma situação que se verifica há vários anos e para a qual está em preparação regulamentação que, contudo, ainda não foi definida.

O caso é relatado pelo Jornal de Negócios, que frisa que várias empresas evitam o pagamento de contribuições para a Segurança Social com um esquema que envolve Seguros de Vida.

Estes são utilizados para substituir parte do salário e assim evitar o pagamento de 34,75% da Taxa Social Única.

Estes seguros são pagos mensalmente pelas empresas, em nome do trabalhador, à Seguradora responsável, e o funcionário vai depois buscar o valor do prémio do seguro.

Segundo o Negócios. o Código Contributivo prevê, desde 2011, que “os seguros de capitalização resgatados antes do tempo paguem Segurança Social”. Mas a regulamentação ainda não saiu para o papel.

Contactados pela publicação, o Instituto de Segurança Social não prestou declarações e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões argumentou não ter conhecimento deste tipo de procedimentos.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É muito bonito vir aceitar estes esquemas de fuga, mas mais tarde quando os trabalhadores tem de se socorrer dos benefícios sociais (baixa, subsidio de desmprego e reforma) é que verificam que erraram ao aceita-las pois vao receber apenas em função do que descontaram.

  2. HÓ??? Sr Alexandre acha mesmo??? esses gajos nem precisam dessas cenas… eles teem vencimentos acima dos 25mil

  3. Eu nem percebo quem é que cai nesta treta… quando chegarem à idade de irem buscar os prémios, já as companhias de seguros têm falido!

  4. Boa tarde, Srª.Eu mesma, já vi nestes últimos 20 anos, falir alguma companhia portuguesa?
    Que eu me lembre não, mas bancos sim, e muitos infelizmente!
    A atividade seguradora, é das mais seguras das atividades, neste país, e ainda bem.
    Abraço.

  5. Senhor Paulo Direito, não se esqueça que os donos das seguradoras, são os donos dos bancos, As companhias de seguros, só não vão à falência enquanto isso não for do interesse deles. Se tiver interesse no assunto, analise os fundos de pensões na América geridos por privados.

RESPONDER

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …