Empresas de Tecnologias de Informação criam 2.100 empregos no Porto

1

Pelo menos 35 empresas criaram ou criarão no Porto 2.122 empregos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) durante o primeiro semestre do ano, segundo dados da Câmara Municipal.

“Os dados a que temos acesso indicam-nos que, no 1º semestre de 2022, na área das TIC, temos pelo menos 35 empresas com projetos de investimento no Porto concretizados ou com projetos em curso, correspondentes a 2.122 novos postos de trabalho”, pode ler-se numa resposta da Câmara do Porto a questões da Lusa.

De acordo com fonte oficial da câmara municipal, os dados disponibilizados “cobrem apenas os projetos acompanhados pela InvestPorto ou projetos anunciados publicamente, pelo que não refletem todo o universo de empresas que se instalaram na cidade”.

Já relativamente a anos anteriores, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) facultados à Lusa pela autarquia portuense, no final de 2020 existiam “1.282 estabelecimentos e 12.743 empregos na área das TIC”.

“Entre 2017 e 2020, registou-se uma criação líquida de 205 novos estabelecimentos e 4.335 empregos neste domínio, o que corresponde a um aumento de +19% e +52%, respetivamente”, pode ler-se na resposta enviada à agência Lusa.

Fonte oficial da autarquia liderada pelo independente Rui Moreira referiu ainda que entre os três anos referidos, “as TIC foram o setor que criaram mais emprego no Porto, passando a representar 8% do pessoal ao serviço das empresas no concelho”, salientando que tal representa “mais do dobro da média nacional”.

Relativamente a 2021 aos primeiros seis meses deste ano, “foram 48 as empresas com projetos de investimento no Porto concretizados ou em curso, correspondentes a cerca de 4.244 novos postos de trabalho”.

“Estima-se, portanto, que o número de novos empregos criados no último ano e meio já ultrapassa o resultado acumulado nos 3 anos anteriores (2017-2020)”, refere a autarquia.

A câmara faz ainda referência à estrutura municipal InvestPorto, que “já acompanhou mais de 430 projetos de investimento e contribuiu para a captação de mais de 725 milhões de euros em investimento que geraram a criação de mais de 14.400 novos postos de trabalho no Porto”, desde a sua fundação, em 2015.

Relativamente à fixação dos titulares dos novos empregos na cidade, a autarquia refere que “não será possível assumir que todos os seus trabalhadores residem no Porto”, mas afirma dispor de “várias medidas de incentivo à habitação que poderão contribuir para a fixação destes profissionais na cidade”.

No caso, faz referência ao programa Porto com Sentido, à Política Municipal de Habitação Acessível e ainda a isenções fiscais.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.