Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros.

A pandemia de covid-19 levou a que a procura por equipamento de proteção individual disparasse, causando uma escassez de máscaras nos fornecedores. Com isto, como alternativa, várias empresas estão a propor às farmácias a compra de caixas de 50 máscaras por 150 euros. Muitas desta empresas nem pertencem ao ramo farmacêutico.

“Temos caixas/25 máscaras a 150 euros cada, 6 euros a unidade”; “Mínimo de encomenda 100 caixas”: “Caixas/50 máscaras até 1250 caixas preço à unidade a 6 euros”; “Entre 1250 caixas a 12 500, Caixas de 50 ou de 500 a 5 euros cada unidade”. “Encomendas superiores a 12 500, cada unidade a 4 euros”. “A estes preços acrescenta-se o IVA”. O DN escreve escreve, esta terça-feira, que estas são algumas das propostas que chegam às farmácias.

Em situações normais, antes do surto de covid-19, uma caixa de máscaras custava cerca de cinco euros às farmácias e sete euros ao consumidor. Isto significa que uma máscara custa agora aquilo que custava uma caixa de 50 máscaras antes. “É uma vergonha. São preços exorbitantes”, disse uma farmacêutica ao Diário de Notícias.

“Os fornecedores normais não têm material para vender às farmácias, que estão a ser confrontadas com propostas enviadas por empresas de ocasião e com preços muito superiores ao normal”, explica a Associação Nacional das Farmácias.

Importante realçar que a este preço tem de se acrescentar ainda uma margem de lucro para a farmácia na venda ao consumidor final. No entanto, o matutino sabe que algumas farmácias estão a vender estas máscaras “sem quase margem de lucro”.

Perante esta situação, a Associação Nacional das Farmácias enviou uma carta ao primeiro-ministro apelando para que coloquem um travão à especulação de preços.

A ASAE elucidou que têm estado a ser desenvolvidas várias ações no terreno, onde se verificaram situações de “lucro ilegítimo” relativamente à venda de produtos muito solicitados devido à covid-19, como máscaras, álcool, gel desinfetante, entre outros. Armazenistas, distribuidores, farmácias, mercearias e supermercados são alguns dos infratores.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os sete pecados mortais:
    Dos sete pecados mortais a avareza é o príncipe, seguido do orgulho e a vaidade, procedendo a inveja, a preguiça, a ira, a gula e a luxúria.
    Neste mundo terreno, material, nada do que temos nos pertence, no final do ciclo da vida de cada um, tudo nos é retirado, e cada um seguirá o caminho que escolheu segundo as suas acções.
    Muitos, viveram e vivem neste mundo tendo como doutrina as tentações acima referidas, não se preocupando com o caminho que escolhem, mas um dia, tudo lhes é retirado, até o próprio corpo, e nesse dia será tarde para redimir o espírito, aquele que é o seu verdadeiro eu.
    Não se preocupem em acumular riqueza neste mundo sobretudo, espezinhando, escravizando e especulando o seu semelhante, porque o dia virá em que retornaremos ás origens tal como viemos, sem nada, só o nosso eu, e aí, segundo as nossas acções, haverá ranger dentes.
    Tudo nos é permitido, fazer o bem ou o mal, cada um escolhe as suas opções e destino mas, devemos preocupar-nos em escolher bem o terreno onde queremos semear as nossas acções, do lado bom ou do lado mau, porque, mais tarde, quando nos for retirado até o próprio corpo, seremos chamados a justificar a nossa escolha.

    “ ai daquele que fizer mal ao meu filho mais pequenino, o que fizer a ele faz a Mim “.

  2. Resta saber se esses preços refletem alguma subida anormal na matéria-prima necessária ao fabrico das máscaras ou se é apenas margem obscena. Nalguns casos pode-se admitir um preço superior ao anteriormente praticado, até porque a própria notícia refere que são empresas que não produziam antes esses equipamentos. Logo existe aqui um custo de investimento de adaptação que poderá ser coberto pelas vendas expetáveis. No entanto, tudo isto me cheira apenas a simples aproveitamento. A ASAE tem condições para aferir isso na hora. Basta querer.

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …