Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros.

A pandemia de covid-19 levou a que a procura por equipamento de proteção individual disparasse, causando uma escassez de máscaras nos fornecedores. Com isto, como alternativa, várias empresas estão a propor às farmácias a compra de caixas de 50 máscaras por 150 euros. Muitas desta empresas nem pertencem ao ramo farmacêutico.

“Temos caixas/25 máscaras a 150 euros cada, 6 euros a unidade”; “Mínimo de encomenda 100 caixas”: “Caixas/50 máscaras até 1250 caixas preço à unidade a 6 euros”; “Entre 1250 caixas a 12 500, Caixas de 50 ou de 500 a 5 euros cada unidade”. “Encomendas superiores a 12 500, cada unidade a 4 euros”. “A estes preços acrescenta-se o IVA”. O DN escreve escreve, esta terça-feira, que estas são algumas das propostas que chegam às farmácias.

Em situações normais, antes do surto de covid-19, uma caixa de máscaras custava cerca de cinco euros às farmácias e sete euros ao consumidor. Isto significa que uma máscara custa agora aquilo que custava uma caixa de 50 máscaras antes. “É uma vergonha. São preços exorbitantes”, disse uma farmacêutica ao Diário de Notícias.

“Os fornecedores normais não têm material para vender às farmácias, que estão a ser confrontadas com propostas enviadas por empresas de ocasião e com preços muito superiores ao normal”, explica a Associação Nacional das Farmácias.

Importante realçar que a este preço tem de se acrescentar ainda uma margem de lucro para a farmácia na venda ao consumidor final. No entanto, o matutino sabe que algumas farmácias estão a vender estas máscaras “sem quase margem de lucro”.

Perante esta situação, a Associação Nacional das Farmácias enviou uma carta ao primeiro-ministro apelando para que coloquem um travão à especulação de preços.

A ASAE elucidou que têm estado a ser desenvolvidas várias ações no terreno, onde se verificaram situações de “lucro ilegítimo” relativamente à venda de produtos muito solicitados devido à covid-19, como máscaras, álcool, gel desinfetante, entre outros. Armazenistas, distribuidores, farmácias, mercearias e supermercados são alguns dos infratores.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os sete pecados mortais:
    Dos sete pecados mortais a avareza é o príncipe, seguido do orgulho e a vaidade, procedendo a inveja, a preguiça, a ira, a gula e a luxúria.
    Neste mundo terreno, material, nada do que temos nos pertence, no final do ciclo da vida de cada um, tudo nos é retirado, e cada um seguirá o caminho que escolheu segundo as suas acções.
    Muitos, viveram e vivem neste mundo tendo como doutrina as tentações acima referidas, não se preocupando com o caminho que escolhem, mas um dia, tudo lhes é retirado, até o próprio corpo, e nesse dia será tarde para redimir o espírito, aquele que é o seu verdadeiro eu.
    Não se preocupem em acumular riqueza neste mundo sobretudo, espezinhando, escravizando e especulando o seu semelhante, porque o dia virá em que retornaremos ás origens tal como viemos, sem nada, só o nosso eu, e aí, segundo as nossas acções, haverá ranger dentes.
    Tudo nos é permitido, fazer o bem ou o mal, cada um escolhe as suas opções e destino mas, devemos preocupar-nos em escolher bem o terreno onde queremos semear as nossas acções, do lado bom ou do lado mau, porque, mais tarde, quando nos for retirado até o próprio corpo, seremos chamados a justificar a nossa escolha.

    “ ai daquele que fizer mal ao meu filho mais pequenino, o que fizer a ele faz a Mim “.

  2. Resta saber se esses preços refletem alguma subida anormal na matéria-prima necessária ao fabrico das máscaras ou se é apenas margem obscena. Nalguns casos pode-se admitir um preço superior ao anteriormente praticado, até porque a própria notícia refere que são empresas que não produziam antes esses equipamentos. Logo existe aqui um custo de investimento de adaptação que poderá ser coberto pelas vendas expetáveis. No entanto, tudo isto me cheira apenas a simples aproveitamento. A ASAE tem condições para aferir isso na hora. Basta querer.

RESPONDER

Tribunais retomam atividade. Juízes recusam fazer julgamentos em salas sem condições

Os tribunais retomam hoje a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do setor anteveem que o regresso à atividade normal será assimétrico e progressivo, sendo em alguns casos difícil assegurar totalmente as medidas de segurança …

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …