Empresário próximo de Lula preso em escândalo Petrobrás

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva (ao centro), com a presidente Dilma Roussef (à direita)

O empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-Presidente Lula da Silva, foi preso hoje sob suspeita de cometer ilegalidades em contratos com a Petrobras, durante a 21.ª fase da Operação Lava Jato.

José Carlos Bumlai é acusado pelo Ministério Público Federal brasileiro de utilizar contratos assinados com a petrolífera brasileira para saldar empréstimos bancários destinados a financiar o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem entre os filiados Lula da Silva e a actual Presidente, Dilma Rousseff.

Segundo informações do Ministério Público divulgadas pela imprensa brasileira, empresas do grupo Schahin, o mesmo do banco que realizou o empréstimo a Bumlai, obtiveram o contrato de operação de um navio-sonda da Petrobras sem qualquer concurso.

O principal empréstimo do banco que está a ser investigado foi de 12 milhões de reais (3 milhões de euros) na época, dívida que foi perdoada e escondida com um registo de pagamento falso.

O empresário foi denunciado em depoimentos de outros suspeitos investigados pela Operação Lava Jato, os quais fizeram um acordo com a Justiça para a troca de informações por uma redução na pena, entre eles Salim Schahin, do grupo de mesmo nome.

Outro delator é o lobista Fernando Soares, chamado de “baiano”, em cujo depoimento afirmou que Bumlai recebeu 2 milhões de reais (500 mil euros) em suborno para ser intermediário de um contrato com Lula da Silva, a quem chamava de “barba”.

De acordo com o Ministério Público e com o juiz responsável pelo caso, Sérgio Moro, não há provas da participação do ex-Presidente no caso.

A Polícia Federal brasileira solicitou hoje ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) do país os contratos de empréstimo para Bumlai, para os investigar.

Bumlai, citado pela Folha de São Paulo, nega ter usado contratos da Petrobras para pagar o empréstimo e afirma tê-lo feito com embriões de gado.

O Partido dos Trabalhadores, citado pelo portal de notícias G1, não vai comentar esta detenção. O portal informou ainda ter entrado em contacto com o Banco Schahin, e não ter obtido resposta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …