Empresário de Hong Kong paga um milhão de dólares por lugar de estacionamento

Hong Kong pode estar a entrar em recessão após meses de protestos violentos, mas isso não impediu um empresário de desembolsar quase um milhão de dólares (cerca de 901 mil euros) num lugar de estacionamento.

A soma paga por Johnny Cheung Shun-yee destaca a desigualdade que ajudou a alimentar quase cinco meses de manifestações no centro financeiro, onde uma em cada cinco pessoas vive abaixo da linha da pobreza, noticiou a NPR na quinta-feira.

O valor pago pelo empresário é mais 30 vezes mais que o salário médio anual em Hong Kong e quase o mesmo que um apartamento na luxuosa área de Chelsea, em Londres.

O lugar de estacionamento está situado no The Center, o quinto arranha-céus mais alto da cidade, que foi notícia em outubro de 2017, ao tornar-se o edifício de escritórios mais caro do mundo, depois que o homem mais rico de Hong Kong o vendeu por mais de 5 mil milhões de dólares (aproximadamente 4,5 mil milhões de euros).

A compra ocorreu apesar das preocupações crescentes com o impacto das manifestações pró-democracia no mercado imobiliário da cidade, com os preços das ações das empresas imobiliárias a cair nos últimos meses, obrigando-as a oferecer descontos em novos projetos e a reduzir os alugueres dos escritórios.

De acordo com a NPR, a economia de Hong Kong deve crescer apenas entre 0 e 1% este ano, a pior taxa de crescimento desde a crise financeira global de 2009.

“Muitos dos proprietários do The Center estão na área das finanças ou noutros negócios de alto crescimento”, disse Stanley Poon, diretor da Centaline Commercial. “Para esses magnatas, esta não é uma compra significativa caso seja comparada com o valor dos pisos dos escritórios que possuem”.

O mercado imobiliário de Hong Kong tornou-se uma questão política, à medida que os custos continuam a subir, forçando pequenas empresas a fechar devido aos alugueres altos, com muitas pessoas sem conseguir comprar ou arrendar casas decentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …