Conflito de interesses. Empresária norte-americana confirma “ligação muito próxima” a Boris

Will Oliver / EPA

A empresária norte-americana Jennifer Arcuri confirmou esta segunda-feira ter “uma ligação muito próxima” ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e não desmentiu as alegações de que tiveram um caso.

Na primeira entrevista que concedeu desde a revelação das suas ligações a Boris Johnson, Jennifer Arcuri disse que o então presidente da Câmara de Londres visitou o seu apartamento em Shoreditch, no norte da capital, “um punhado de vezes” mas negou que lhe tenham sido concedidos favores para impulsionar a sua carreira.

Em declarações ao programa Good Morning Britain da ITV, Jennifer Arcuri sublinhou que “Boris não teve nada a ver” com as suas conquistas empresariais. A empresa que detinha, Innotech, recebeu 26 mil libras (29 mil euros) em erário público e teve acesso privilegiado a três missões comerciais no estrangeiro, lideradas pelo então mayor, apesar de inicialmente ter sido recusada.

A Hacker House, a sua mais recente empresa, recebeu um subsídio de 100 mil libras (112 mil euros) já este ano do Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto.

Questionada sobre se alguma vez discutiu com Boris Johnson a concessão desse dinheiro, Jennifer Arcuri respondeu “categoricamente” que não, acrescentando: “Acha que ele ia perder o seu tempo a falar destas coisas?”.

“Não vou responder a essa pergunta”

Quando questionada sobre a sua relação com o agora primeiro-ministro, a empresária disse: “Gosto muito dele e temos uma ligação muito próxima. Desejo-lhe felicidades e quero que seja feliz. Desejo tudo de bom a Carrie [Symonds, atual namorada de Johnson]. E quero mesmo que ele se concentre em tornar o Reino Unido grande outra vez”.

Jennifer Arcuri recusou-se a responder às perguntas insistentes sobre uma eventual relação mais próxima com Boris Johnson. “Como a imprensa me objetificou, transformando-me numa ex-modelo de varão, não vou responder a essa pergunta”, afirmou a empresária.

Na semana passada, o primeiro-ministro insistiu que tudo o que fez para promover Londres no exterior, enquanto presidente da Câmara, foi feito em “total conformidade com o código e as regras”. Boris Johnson acrescentou não ter qualquer conflito de interesses a declarar relativamente a Jennifer Arcuri.

Após as alegações sobre favores e fundos concedidos à empresária, foram abertas investigações: uma do Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto, uma do atual mayor de Londres, Sadiq Khan, uma da comissão de supervisão da assembleia londrina e outra da comissão independente de queixas da polícia, enumerou o Guardian.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …