Conflito de interesses. Empresária norte-americana confirma “ligação muito próxima” a Boris

Will Oliver / EPA

A empresária norte-americana Jennifer Arcuri confirmou esta segunda-feira ter “uma ligação muito próxima” ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e não desmentiu as alegações de que tiveram um caso.

Na primeira entrevista que concedeu desde a revelação das suas ligações a Boris Johnson, Jennifer Arcuri disse que o então presidente da Câmara de Londres visitou o seu apartamento em Shoreditch, no norte da capital, “um punhado de vezes” mas negou que lhe tenham sido concedidos favores para impulsionar a sua carreira.

Em declarações ao programa Good Morning Britain da ITV, Jennifer Arcuri sublinhou que “Boris não teve nada a ver” com as suas conquistas empresariais. A empresa que detinha, Innotech, recebeu 26 mil libras (29 mil euros) em erário público e teve acesso privilegiado a três missões comerciais no estrangeiro, lideradas pelo então mayor, apesar de inicialmente ter sido recusada.

A Hacker House, a sua mais recente empresa, recebeu um subsídio de 100 mil libras (112 mil euros) já este ano do Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto.

Questionada sobre se alguma vez discutiu com Boris Johnson a concessão desse dinheiro, Jennifer Arcuri respondeu “categoricamente” que não, acrescentando: “Acha que ele ia perder o seu tempo a falar destas coisas?”.

“Não vou responder a essa pergunta”

Quando questionada sobre a sua relação com o agora primeiro-ministro, a empresária disse: “Gosto muito dele e temos uma ligação muito próxima. Desejo-lhe felicidades e quero que seja feliz. Desejo tudo de bom a Carrie [Symonds, atual namorada de Johnson]. E quero mesmo que ele se concentre em tornar o Reino Unido grande outra vez”.

Jennifer Arcuri recusou-se a responder às perguntas insistentes sobre uma eventual relação mais próxima com Boris Johnson. “Como a imprensa me objetificou, transformando-me numa ex-modelo de varão, não vou responder a essa pergunta”, afirmou a empresária.

Na semana passada, o primeiro-ministro insistiu que tudo o que fez para promover Londres no exterior, enquanto presidente da Câmara, foi feito em “total conformidade com o código e as regras”. Boris Johnson acrescentou não ter qualquer conflito de interesses a declarar relativamente a Jennifer Arcuri.

Após as alegações sobre favores e fundos concedidos à empresária, foram abertas investigações: uma do Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto, uma do atual mayor de Londres, Sadiq Khan, uma da comissão de supervisão da assembleia londrina e outra da comissão independente de queixas da polícia, enumerou o Guardian.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutra hora. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …