/

“Morrer” para dar valor à vida. Há um empresa sul-coreana a oferecer funerais grátis

O Hyowon Healing Center, na Coreia do Sul, está a oferecer funerais grátis a pessoas vivas. O objetivo é simular a morte e valorizar a vida.

Estes funerais vivos consistem em deixar as pessoas fechadas dentro de um caixão, durante cerca e 10 minutos, com o retrato fúnebre sobre o peito. A empresa sul-coreana abriu portas em 2012 e, desde aí, já recebeu mais de 25 mil pessoas.

Cho Jae-hee, de 75 anos, participou numas destas sessões e contou à Reuters que, “uma vez que nos tornamos conscientes da morte, assim que a experienciamos, assumimos uma nova abordagem à vida“.

Em 2016, a taxa de suicídio na Coreia do Sul era de cerca de 20 por cada 100 mil residentes, praticamente o dobro da média mundial, de mais 10 por cada 100 mil, segundo os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde.

Jeong Yong-mun, responsável pelo centro que organiza estes insólitos funerais, explica que é pelo facto de não termos eternidade (e termos consciência disso) que “esta experiência é tão importante – podes pedir desculpa e reconciliar-te e viver uma vida em descanso e felicidade”.

Estes funerais já dissuadiram pessoas com pensamentos suicidas, conta Jeong. O responsável convidou para as sessões “pessoas que em algum momento se perguntaram se deveriam cometer suicídio” e que, segundo Yong-mun acabaram por mudar de ideias.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.