Empresa de robôs domésticos quer mapear casas e vender as informações

Os robôs de limpeza estão presentes nas casas de muitas pessoas há alguns anos e todos sabem que, de certo modo, podem ter a sua privacidade violada, já que estas tecnologias podem monitorizar os indivíduos 24 horas por dia.

A inovação tem feito com que estas pequenas máquinas mapeiem as habitações, aprendam com os moradores e funcionem de maneira completamente autónoma. Aproveitando essas possibilidades, a iRobot, fabricante de robôs domésticos de limpeza, como o Roombas, tem planos de comercializar os dados recolhidos dentro das casas das pessoas.

De acordo com Colin Angle, CEO da iRobot, a empresa deve chegar em breve a um acordo com empresas como a Amazon, Apple e Google para disponibilizar as informações mapeadas e recolhidas pelos seus robôs.

“Há todo um ecossistema de coisas e serviços que as casas inteligentes podem entregar quando se tem um mapa rico da casa que o utilizador permitiu que seja compartilhado”, explicou Angle.

Segundo a empresa, a intenção é recolher informações como a distância entre os móveis e o tamanho da casa, e compartilhá-las com assistentes digitais de empresas de tecnologia. Estes dados podem ajudar as empresas a desenvolver serviços que possam melhorar a experiência doméstica dos indivíduos.

No entanto, há sempre a questão delicada da privacidade. Dentro da política de privacidade do aspirador Roombas existe uma cláusula que permite vender as informações recolhidas pelos robôs, afirmando que a empresa pode “compartilhar as suas informações pessoais com terceiros em relação a qualquer transação, como uma fusão, venda da totalidade ou uma parte dos ativos, reorganização, financiamento, etc.”

Assim, torna-se difícil para os indivíduos conseguirem saber exatamente a quem é que os dados sobre a habitação estão a ser entregues.

No caso da iRobot, a dúvida é se a empresa tem liberdade total para comercializar as informações ou se apenas as empresas interessadas em adquirir parte da iRobot poderão ter acesso aos dados. Aliás, a empresa pode atualizar a sua política de privacidade a qualquer momento enquanto se prepara para embarcar neste novo tipo de negócio.

ZAP // Canaltec

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …