Empresa de robôs domésticos quer mapear casas e vender as informações

Os robôs de limpeza estão presentes nas casas de muitas pessoas há alguns anos e todos sabem que, de certo modo, podem ter a sua privacidade violada, já que estas tecnologias podem monitorizar os indivíduos 24 horas por dia.

A inovação tem feito com que estas pequenas máquinas mapeiem as habitações, aprendam com os moradores e funcionem de maneira completamente autónoma. Aproveitando essas possibilidades, a iRobot, fabricante de robôs domésticos de limpeza, como o Roombas, tem planos de comercializar os dados recolhidos dentro das casas das pessoas.

De acordo com Colin Angle, CEO da iRobot, a empresa deve chegar em breve a um acordo com empresas como a Amazon, Apple e Google para disponibilizar as informações mapeadas e recolhidas pelos seus robôs.

“Há todo um ecossistema de coisas e serviços que as casas inteligentes podem entregar quando se tem um mapa rico da casa que o utilizador permitiu que seja compartilhado”, explicou Angle.

Segundo a empresa, a intenção é recolher informações como a distância entre os móveis e o tamanho da casa, e compartilhá-las com assistentes digitais de empresas de tecnologia. Estes dados podem ajudar as empresas a desenvolver serviços que possam melhorar a experiência doméstica dos indivíduos.

No entanto, há sempre a questão delicada da privacidade. Dentro da política de privacidade do aspirador Roombas existe uma cláusula que permite vender as informações recolhidas pelos robôs, afirmando que a empresa pode “compartilhar as suas informações pessoais com terceiros em relação a qualquer transação, como uma fusão, venda da totalidade ou uma parte dos ativos, reorganização, financiamento, etc.”

Assim, torna-se difícil para os indivíduos conseguirem saber exatamente a quem é que os dados sobre a habitação estão a ser entregues.

No caso da iRobot, a dúvida é se a empresa tem liberdade total para comercializar as informações ou se apenas as empresas interessadas em adquirir parte da iRobot poderão ter acesso aos dados. Aliás, a empresa pode atualizar a sua política de privacidade a qualquer momento enquanto se prepara para embarcar neste novo tipo de negócio.

ZAP // Canaltec

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 obriga a Honda a enviar administrativos para a linha de montagem

A empresa da área automóvel pediu que alguns colaboradores dos serviços de administração passassem a desenvolver tarefas na linha de montagem automóvel, substituindo assim funcionários que tiverem de se ausentar devido a casos de testes …

Juan Carlos I comunicou ao Rei que vai viver para fora de Espanha

O rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. Numa …

Jesus no Benfica por dois anos. "Não vim para me reformar"

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Jorge Jesus foi …

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …