Empresa que vendeu carne podre na China despede 340 pessoas

dcmaster / Flickr

-

A empresa Husi de Xangai, que protagonizou em julho um escândalo alimentar na China devido à venda de carne podre a várias multinacionais de comida rápida, vai despedir esta semana 340 trabalhadores.

A fábrica em Xangai, filial do grupo norte-americano OSI, um conglomerado de processamento alimentar com sede em Aurora (Ilinois, Estados Unidos), está paralisada desde a vinda a público do escândalo alimentar.

A empresa explicou, em comunicado, que trabalhou no plano de despedimentos em conjunto com as autoridades de Xangai.

No total, 226 empregados da Husi e outros 114 subcontratados, entre 500 trabalhadores, vão ser despedidos e os restantes trabalhadores vão manter os postos de trabalho para poderem ajudar as autoridades locais nas suas investigações.

Além de pagar indemnizações aos ex-funcionários, a OSI China assegurou que também está a trabalhar com várias agências oficiais para ajudar os trabalhadores despedidos a conseguirem novo trabalho ou a receberem cursos de formação.

“Desde o dia 21 de julho de 2014, a maioria destes colegas está a receber subsídio de desemprego”, assegurou a empresa.

“A Shanghai Husi registou perdas financeiras e de clientes significativas, e as investigações das autoridades prosseguem, sendo improvável que a produção seja retomada a curto prazo”, concluiu.

Seis executivos da Shanghai Husi foram detidos na sequência do escândalo alimentar.

O escândalo veio a público a 20 de julho, quando a televisão local de Xangai Dragon TV difundiu uma reportagem realizada com câmara oculta e jornalistas infiltrados, na qual revelou que a Husi tinha estado a reprocessar carne fora da validade para venda a cadeias de comida rápida como a KFC, McDonald’s, Pizza Hut ou Starbucks.

O caso afetou várias filiais destas cadeias no Japão e em Hong Kong e fez com que vários clientes da Husi tenham anulado os seus contratos com o fornecedor de produtos cárneos.

A OSI, por sua vez, assegura que está a levar a cabo uma investigação interna nas restantes filiais na China, para garantir que cumprem os padrões de qualidade alimentar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …