Empresa que vendeu carne podre na China despede 340 pessoas

dcmaster / Flickr

-

A empresa Husi de Xangai, que protagonizou em julho um escândalo alimentar na China devido à venda de carne podre a várias multinacionais de comida rápida, vai despedir esta semana 340 trabalhadores.

A fábrica em Xangai, filial do grupo norte-americano OSI, um conglomerado de processamento alimentar com sede em Aurora (Ilinois, Estados Unidos), está paralisada desde a vinda a público do escândalo alimentar.

A empresa explicou, em comunicado, que trabalhou no plano de despedimentos em conjunto com as autoridades de Xangai.

No total, 226 empregados da Husi e outros 114 subcontratados, entre 500 trabalhadores, vão ser despedidos e os restantes trabalhadores vão manter os postos de trabalho para poderem ajudar as autoridades locais nas suas investigações.

Além de pagar indemnizações aos ex-funcionários, a OSI China assegurou que também está a trabalhar com várias agências oficiais para ajudar os trabalhadores despedidos a conseguirem novo trabalho ou a receberem cursos de formação.

“Desde o dia 21 de julho de 2014, a maioria destes colegas está a receber subsídio de desemprego”, assegurou a empresa.

“A Shanghai Husi registou perdas financeiras e de clientes significativas, e as investigações das autoridades prosseguem, sendo improvável que a produção seja retomada a curto prazo”, concluiu.

Seis executivos da Shanghai Husi foram detidos na sequência do escândalo alimentar.

O escândalo veio a público a 20 de julho, quando a televisão local de Xangai Dragon TV difundiu uma reportagem realizada com câmara oculta e jornalistas infiltrados, na qual revelou que a Husi tinha estado a reprocessar carne fora da validade para venda a cadeias de comida rápida como a KFC, McDonald’s, Pizza Hut ou Starbucks.

O caso afetou várias filiais destas cadeias no Japão e em Hong Kong e fez com que vários clientes da Husi tenham anulado os seus contratos com o fornecedor de produtos cárneos.

A OSI, por sua vez, assegura que está a levar a cabo uma investigação interna nas restantes filiais na China, para garantir que cumprem os padrões de qualidade alimentar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …