Empresa pública paga 5 mil euros de renda por prédio que vendeu

António Cotrim / Lusa

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

A empresa Infraestruturas de Portugal está a pagar uma renda de cinco mil euros pela instalação do seu Centro Operacional Norte num edifício, em Vila Real, que vendeu, em 2015, por 2,65 milhões de euros.

O antigo parque de máquinas e o edifício da sede dos serviços da Gestão Regional Norte das Estradas de Portugal, localizados em Vila Real, foram leiloados e arrematados por 2,65 milhões de euros por uma empresa de móveis.

Na altura, a IP anunciou que planeava a transferência dos seus serviços ali localizados para a antiga estação de comboios. No entanto, dois anos depois deste negócio, os serviços da IP, em Vila Real, ainda se mantêm instalados neste mesmo local.

A situação leva os deputados do PSD a questionaram o presidente da Infraestruturas de Portugal, através da Assembleia da República, sobre os custos que representa para a empresa pública a permanência num espaço de que já foi proprietária.

No documento a agência Lusa teve acesso, entregue por Luís Leite Ramos, Luís Pedro Pimentel, António Costa Silva, Joel Sá, Paulo Rios de Oliveira, Emídio Guerreiro, Fátima Ramos e Cristóvão Norte, o PSD pergunta “qual o valor pago a título de renda mensal pela permanência naquelas instalações” e “qual o montante acumulado já pago em rendas por essa prolongada permanência naquelas instalações que era suposto entretanto abandonar”.

Os parlamentares questionaram ainda a IP sobre “quanto tempo vai continuar a manter-se nas actuais instalações” e sobre “qual a solução em estudo para a relocalização dos serviços”.

Contactada pela Lusa, a IP confirmou que os seus serviços em Vila Real “ainda se mantêm instalados no mesmo local”, mas não adiantou valores da renda.

Segundo o Jornal de Notícias, a IP paga uma renda mensal de cinco mil euros à empresa a quem vendeu o edifício.

Na resposta à Lusa, a IP referiu que “o custo de investimento necessário para a infraestruturação do espaço da estação ferroviária, tendo em vista a albergar todas as equipas da IP, revelou-se inviável“.

Por causa disso, ali apenas se encontra uma instalação de apoio à gestão da infraestrutura rodoviária (armazém, para depósito de sal e parqueamento de viaturas).

A fonte adiantou ainda que “o projecto que a IP está a desenvolver para o local da estação vai ao encontro do projecto de remodelação de toda esta área que está a ser desenvolvido pelo município de Vila Real, e que envolve novos ajardinamentos, arruamentos e acessibilidades”.

“O objectivo final é recuperar e valorizar o património afecto ao antigo complexo ferroviário da zona da Estação de Vila Real, adequando-a a novos usos e funcionalidades“, referiu.

O edifício da estação poderá ser concessionado para a instalação de uma unidade hoteleira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …