Empresa pública paga 5 mil euros de renda por prédio que vendeu

António Cotrim / Lusa

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

A empresa Infraestruturas de Portugal está a pagar uma renda de cinco mil euros pela instalação do seu Centro Operacional Norte num edifício, em Vila Real, que vendeu, em 2015, por 2,65 milhões de euros.

O antigo parque de máquinas e o edifício da sede dos serviços da Gestão Regional Norte das Estradas de Portugal, localizados em Vila Real, foram leiloados e arrematados por 2,65 milhões de euros por uma empresa de móveis.

Na altura, a IP anunciou que planeava a transferência dos seus serviços ali localizados para a antiga estação de comboios. No entanto, dois anos depois deste negócio, os serviços da IP, em Vila Real, ainda se mantêm instalados neste mesmo local.

A situação leva os deputados do PSD a questionaram o presidente da Infraestruturas de Portugal, através da Assembleia da República, sobre os custos que representa para a empresa pública a permanência num espaço de que já foi proprietária.

No documento a agência Lusa teve acesso, entregue por Luís Leite Ramos, Luís Pedro Pimentel, António Costa Silva, Joel Sá, Paulo Rios de Oliveira, Emídio Guerreiro, Fátima Ramos e Cristóvão Norte, o PSD pergunta “qual o valor pago a título de renda mensal pela permanência naquelas instalações” e “qual o montante acumulado já pago em rendas por essa prolongada permanência naquelas instalações que era suposto entretanto abandonar”.

Os parlamentares questionaram ainda a IP sobre “quanto tempo vai continuar a manter-se nas actuais instalações” e sobre “qual a solução em estudo para a relocalização dos serviços”.

Contactada pela Lusa, a IP confirmou que os seus serviços em Vila Real “ainda se mantêm instalados no mesmo local”, mas não adiantou valores da renda.

Segundo o Jornal de Notícias, a IP paga uma renda mensal de cinco mil euros à empresa a quem vendeu o edifício.

Na resposta à Lusa, a IP referiu que “o custo de investimento necessário para a infraestruturação do espaço da estação ferroviária, tendo em vista a albergar todas as equipas da IP, revelou-se inviável“.

Por causa disso, ali apenas se encontra uma instalação de apoio à gestão da infraestrutura rodoviária (armazém, para depósito de sal e parqueamento de viaturas).

A fonte adiantou ainda que “o projecto que a IP está a desenvolver para o local da estação vai ao encontro do projecto de remodelação de toda esta área que está a ser desenvolvido pelo município de Vila Real, e que envolve novos ajardinamentos, arruamentos e acessibilidades”.

“O objectivo final é recuperar e valorizar o património afecto ao antigo complexo ferroviário da zona da Estação de Vila Real, adequando-a a novos usos e funcionalidades“, referiu.

O edifício da estação poderá ser concessionado para a instalação de uma unidade hoteleira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.