Empresa pública criada para poupar gasta 300 mil euros em festa de lançamento

portugal.gov.pt

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, com o ministro da Economia, António Pires de Lima

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), nascida da fusão da REFER e da Estradas de Portugal com o intuito de poupar dinheiro aos contribuintes, gastou 124 mil euros na festa de apresentação aos funcionários – um valor que, a somarem-se os custos indiretos, chega a quase 300 mil euros.

O Jornal de Notícias apurou que o evento, organizado a 5 de Junho no novo Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, terá custado, apenas em custos directos, cerca de 130 mil euros. No entanto, avaliando os custos indirectos, o erário público terá gasto quase 300 mil euros na festa.

Com cerca de 1.300 participantes, “foram servidos leitões, espetadas de fruta e vídeos promocionais” e “nem faltou um humorista”, descreve o JN, frisando que a festa foi uma iniciativa do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal e visava apresentar a nova marca aos funcionários das empresas fundidas.

De acordo com o diário, uma parte das despesas está reportada no portal Base e refere-se a diversos ajustes directos, nomeadamente um no valor de 85 mil euros feito à sociedade Deep Step Consultores de Comunicação e Relações Públicas e outro de 17.547 euros para “produção de telas publicitárias“.

E o lanche buffet terá sido adjudicado à Maria Papoila – Sociedade de Comidas e Bebidas, Lda. por cerca de 22 mil euros, reporta o Jornal de Notícias.

Mas além dos 124 mil euros de gastos directos na festa, há ainda que contabilizar os custos da dispensa dos funcionários convidados para o evento e as despesas com o respectivo transporte.

No fim das contas, a factura paga pelo Estado foi de cerca de 294 mil euros para uma festa que mais parecia “um comício”, segundo fontes citadas pelo JN.

A malta das chefias estava lá toda, para se mostrar“, salienta o presidente do conselho-geral do Sindicato Nacional dos Ferroviários (SINAFE), Gameiro Jorge, falando numa “aberração, tendo em conta as penalizações que o Governo impôs aos trabalhadores” para poupar nas despesas.

ZAP

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

      • Festanças para uns ( os srs do país) e miséria para os restantes (zépovinho)!!! O país é bom, só que tem xulos, parasitas e ladrões a mais!!! Além disso não tem o povo que merece…..!!!!! O povo é que tem os governantes que merecem e votaram…Viva a democracia de merd@!!!!!! Os primeiros rapinam tudo e o povinho xuxa no dedo….. ( democrácia à lá portuguaise!! ) Democratia neo-liberalista-a-via-mais-directa-para-a-miséria-total-e-exterminio!

  1. Sempre ficou mais barata que a festa da inauguração do novo museu dos coches.
    Façam lá um inventário dos custos anuais de festas, festarolas, inaugurações, publicidade ao governo nas TV, condecorações, etc que até ficam parvos com a soma…
    Em abono da verdade parvos não ficam pois já o são!

    • Hum… e a festa do Avante? Não tá aí no seu rol!?! Ou será que pensa que é uma festa santa, sem dinheiros públicos.

      • Com certeza que há-de ter dinheiro público das subvenções que o partido recebe embora que se saiba tem muita mão de obra oferecida e muitos grupos actuam sem cobrar mas os outros também gastam em convenções em hotéis aliás alugam hotéis quando acabam as eleições para apresentar os resultados porque não o fazem nas sedes dos partidos, deveria sair mais barato (até parece o Benfica que vai para o marquês em vez de ir para o estádio) e universidades abertas

        Pois esqueci-me aqui de referir a despesa que a sua amiga tem que num mês deve ser superior a isso, aquela que o costureiro recebeu uma medalha, adivinhe lá quem foi ?

        • A festa do Avante, por si só e com o voluntariado de quem nela quer participar é auto-financiada.
          Alias o PCP, organizador deste evento, e tal como mostram as ultimas contas do tribunal constitucional é, a par do BE, o único partido com resultado positivo. Isto é consegue fazer face às suas despesas sem contrair empréstimos ou amealhar dividas. PSD, CDS e PS tem activos negativos com milhões de passivo. Faz-nos pensar sobre quem deveria realmente estar a governar Portugal!

          • Puro mito urbano! A Festa do Avante está longe de se fazer só com voluntariado. Acredito que assim o fosse nos tempos do Auto da Ajuda, vivo com vista panorâmica sobre a Quinta da Atalaia e sei do que estou a falar. E sim, há custos directos e indirectos de dinheiros públicos na festa do Avante.

      • Oh por favor… Quer comparar?
        Acha que a festa do avante não gera algum tipo de receita, em comparação com esta ”festa” de luxo para ”inglês ver”?
        Acho que há pessoas que são do contra só por ser…

  2. Só gasta quem tem! os homens estão habituados a coisa boa, logo a festarola tinha de ser à altura.
    Os cofres estão cheios, afinal e depois nós pagamos…
    Incha!!!!!!!!!!!!!!!!Aguenta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. São tão bons uns como os outros, não há diferença no que toca a impor austeridade para manter a qualidade de vida dos nossos dignos representantes

  4. Enquanto os gestores/ administradores das empresas públicas gastam à vontade o dinheiro do contribuinte, lá vão estas empresas dar prejuízo! É natural e normal! Deixam gastar o dinheiro sem controlo e depois dão passivos enormes e o estado, à pressa lá vai privatizar as empresas!! Eu sou a favor do estado ter empresas públicas, mas enquanto andarem a ” gastar a torto e a direito” o dinheiro do contribuinte, sem responsabilizarem criminalmente quem faz isso, prefiro que privatizem as empresas todas! isto é um caso de responsabilizar criminalmente as pessoas e devolverem, com juros, tudo o que gastam mal gasto! Mas não fazem isso, portanto, Portugal vai ao fundo e não sai de lá! Antes do 25 Abril poucos comiam do tacho, depois disso, actualmente muitos comem do tacho!!

  5. “Quem não chora não mama” desde o choro do Portas para ser vice até ao choro da coligação na “apresentação da coligação para as próximas eleições” que só vemos os choramingas a contar votos… Mas claro toca a gastar antes que se feche a torneira…
    Zé aperta o cinto que Lad…s de fato e gravata estão a trabalhar…

    Cps.

  6. Porque é que os partidos ”ditos da oposição” não chamam à Assembleia da República o titular da pasta dos transportes, o ministro da economia e a ministra das finanças e lhes pedem explicações??? Porque, infelizmente, são todos farinha do mesmo saco. Hoje gastaste tu, amanhã gasto eu. Têm todos uma lata de bradar aos céus. Quando no apuramento de responsabilidades alguém for preso com prisão efectiva, não com pena suspensa, aí começo a acreditar nesta cambada. Até lá . . .

    • Os partidos da oposição estão constantemente a levar estes casos à assembleia. Os partidos da oposição estão constantemente, através dos seus próprios meios-de-comunicação, já que os outros não lhes dão vóz, a apontar o dedo a estes casos.
      Depois vem o zé povinho que não se dá ao trabalho de ver o tele-jornal ou de procurar a informação ou sequer de dar atenção quando vê alguém a por o dedo na ferida, dizer que “ninguém diz nada”!
      Irra que povo mais ignorante!

  7. É disto que os nossos políticos falam quando dizem que é preciso austeridade, porque ‘os portugueses vivem acima das suas possibilidades’. Estavam com toda a certeza a referir-se ao desbarato que fazem dos impostos que o cidadão paga… Como diz Paulo Morais, os nossos governantes pensam que vivem no Dubai…

  8. Na primeira semana de atividade a empresa Infraestruturas de Portugal, seguindo os princípios da gestão conjunta e integrada para a qual foi criada, poupou o suficiente para cobrir os custos diretos e indiretos do respetivo evento. Importa ainda referir que em termos de clima organizacional, eventos desta natureza ajudam à criação do espírito de pertença dos colaboradores que acabam de passar por um processo de reestruturação complexo. Considerando a importância do fator motivacional na produtividade, parece-me obsceno e sencionalista que sejam contabilizados os custos indiretos.

    O sindicalista que se pronunciou desta forma só pode ser um tolo, arrivista e ressabiado sem a menor noção da importância que este moment teve quer para os colaboradores quer para um Portugal carente de verdadeiras reformas da Administração Pública. E que todas sejam como esta!

    • concerteza que estao lembrados de onde nasceram os srs das estradas de portugal ( do governo) por conseguinte não e de estranhar que façam mais com o dinheiro do povo em prol da sua barriga e bem estar.

  9. Intenções de voto dos portugueses: vitória do PSD e CDS. O povo Português gosta disto. Deviam roubar ainda mais e mais à descarada. O mundo está cheio de idiotas que gostam de ser parasitados. Força PSD. Força PS! Força PP! O povo gosta. A esquerdalha, que nunca governou, é que é de temer. Burros que sois, só tendes que levar no lombo.

  10. Meus Senhores, por acaso sabem a quem pertence a empresa Maria Papoila? A que fez as comilanças? Convinha que se verificasse e publicasse.

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …