Empresa portuguesa lança primeiro ATM de bitcoins em Portugal

bitcoinja.com

-

O primeiro ATM de bitcoins em Portugal, operado pela empresa lisboeta Captain Wings e com a marca Bitcoin Já, vai ser amanhã à tarde inaugurado em Lisboa.

Através deste aparelho, que não está ligado ao sistema bancário, os utilizadores poderão converter euros em bitcoins e também o inverso, através dos códigos QR que estão associados a esta moeda digital.

“O que acontece é que as pessoas têm uma conta virtual de bitcoins, chegam à máquina e apresentam o código QR (um código complexo impresso em barras, que pode estar disponível no telemóvel ou impresso num papel) e introduzem os euros que querem converter. Os bitcoins são então transferidos para a sua conta”, explicou à agência Lusa o diretor geral da Captain Wings, Joaquim Lambiza.

“Estas operações podem ser realizadas em sentido inverso. Nessas, é a máquina que entrega euros ao consumidor em troca de bitcoins”, acrescenta Lambiza.

Os bitcoins são uma moeda digital que funciona sem entidades financeiras intermediárias, independente de governos e de bancos centrais. Como existem apenas ‘online’ e os seus utilizadores acedem ao dinheiro através de chaves criptográficas, “têm grande utilidade para quem faz compras ‘online’, para quem viaja ou para imigrantes que precisam de transferir dinheiro para os seus países”, exemplificou o responsável.

Por outro lado, será necessário que o vendedor aceite bitcoins, o que já acontece por exemplo com o portal Expedia e com o Paypal, um sistema de pagamentos seguros na Internet, indicou o diretor-geral da Captain Wings.

“Há pouco tempo estive em Londres e paguei um cappuccino e um croissant com bitcoins através do telemóvel, utilizando o código QR”, exemplificou, adiantando que um dos objetivos da empresa é generalizar este tipo de utilização, “promovendo as cripto-moedas em geral”.

Jlambiza / Twitter

Joaquim Lambiza, CEO da Captain Wings

Joaquim Lambiza, CEO da Captain Wings

Quanto à cotação desta moeda, “existem várias empresas na Europa que compram e vendem bitcoins e ela é definida a 100 por cento pelo mercado, pelo que existe uma volatilidade do valor. Varia de segundo para segundo”, indicou Joaquim Lambiza.

Ao valor da moeda – que se o ATM já estivesse operacional rondaria hoje à tarde 302 dólares por bitcoin – a Captain Wings acrescenta 3% de taxa, valor que reverte para a empresa.

Nos planos da Captain Wings está ainda a inauguração de mais três aparelhos ATM da mesma marca em Portugal, dois dos quais no Algarve e outro no Porto, mas estão à procura de operadores para essas regiões.

O objetivo aliás é não ser a empresa a operar os ATM mas sim exportar as máquinas, que são fabricadas em Portugal pela Partteam, para países onde a Captain Wings quer captar compradores interessados nas novas funcionalidades que irá desenvolver.

“Queremos diversificar a forma de rentabilização destas máquinas para os seus operadores, permitindo aos utilizadores pagarem serviços e carregarem as contas do Paypal, por exemplo”, referiu.

A mais longo prazo, a empresa dirigida por Joaquim Lambiza quer também desenvolver soluções empresariais baseadas na tecnologia bitcoin,

As bitcoins que forem fornecidas pelo novo ATM, inaugurado amanhã no cinema Saldanha Residence, em Lisboa, passam a poder ser utilizadas para comprar bilhetes neste cinema.

Banco de Portugal alerta consumidores para “riscos de moedas como a bitcoin”

O Banco de Portugal (BdP) lançou hoje um alerta sobre os “riscos de utilização de moedas virtuais”, como é o caso do ATM de ‘bitcoins’ que é inaugurado sábado em Lisboa.

“Sobre a disponibilização ao público de ATM com a possibilidade de troca entre ‘bitcoins’ e euros, o BdP informa que este ATM não está integrado no sistema de pagamentos português”, avisa o banco central em comunicado.

A instituição financeira sublinha que “as moedas virtuais não são seguras”, acrescentando que as entidades que as emitem e comercializam “não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeia”.

O regulador da banca nacional não esclareceu se o risco de investir em moeda virtual é maior ou menor do que o de investir em produtos ou aplicações bancários tradicionais.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “A instituição financeira sublinha que “as moedas virtuais não são seguras”, acrescentando que as entidades que as emitem e comercializam “não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeia”. – Nem todas as moedas virtuais são iguais e as bitcoin estão cotadas na bolsa de Nova York

RESPONDER

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …