Empresa estatal venezuelana cortou a luz ao Parlamento

chavezcandanga / Flickr

Asamblea Nacional de Venezuela

Asamblea Nacional de Venezuela

A empresa estatal venezuelana de energia eléctrica suspendeu esta sexta-feira o fornecimento de electricidade à Asamblea Nacional de Venezuela, o Parlamento do país, horas depois de o presidente Nicolás Maduro ter acusado os deputados de sabotar a sua gestão.

A suspensão do fornecimento de energia eléctrica pela empresa estatal Corpoelec foi confirmada ao diário Noticia al Dia pelo deputado Jesus Yánez.

O deputado acusou o presidente venezuelano Nicolás Maduro de ter declarado guerra ao parlamento, onde a oposição tem uma maioria qualificada desde as últimas eleições.

Segundo o deputado, a suspensão afectou ainda a redacção do diário El Impulso e algumas habitações na vizinhança do Parlamento.

“Se o ataque é contra a Assembleia Nacional, que culpa têm os sectores circundantes do parlamento? Porque os próprios vizinhos que trabalham e vivem nas proximidades se têm queixado que lhes tiraram a luz?”, perguntou Jesus Yánez aos jornalistas.

O presidente do Parlamento, Henry Ramos Allup, reagiu à suspensão e anunciou que o parlamento do país continuará a legislar, mesmo sem energia eléctrica.

“Continuaremos a trabalhar em defesa do povo venezuelano. Onde devem cortar a luz é no palácio presidebncial de Miraflores e no Supremo Tribunal de Justiça, para que não continuem a destruir a Venezuela”, escreveu Allup na sua conta do Twitter.

“Estas imbecilidades oficiais só nos provocam gargalhadas”, diz o presidente do Parlamento.

O presidente Maduro implementou recentemente um plano de emergência de racionamento de energia eléctrica, que passa pelo corte do fornecimento doméstico durante quatro horas por dia.

No âmbito dos cortes previstos pelo plano, os funcionários públicos não trabalham às sextas-feiras durante dois meses, para reduzir o consumo de eletricidade e água no país – alegadamente afetado por uma seca provocada pelo fenómeno meteorológico El Niño.

Em março, a Venezuela parou 9 dias para poupar água e energia.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma observação ao webmaster deste site. Não acha que é de um tremendo mau gosto a colocação de um anuncio na lateral esquerda da página???Compreendo a necessidade da publicidade mas então para quê a publicação de noticias se depois temos que levar com a constante presença da mesma!!!
    Tem tanto espaço à sua disposição, tenha um pouco de imaginação e trabalhe em condições.

  2. Realmente ao que chega este regime comuna corrupto Venezuelano !!! Uma lição para alguns…

  3. Viva a Venezuela! É um bom exemplo do que é uma bela e próspera sociedade e economia de esquerda. Na Venezuela nada falta e todos são felizes. Já antes era assim do outro lado do muro. Nada faltava e os ocidentais faziam longas filas para saltar o muro para Berlim leste em busca do maravilhoso mundo comunista. Na Coreia do Norte também vivem todos muito felizes. São tudo belos exemplos para os extremistas de esquerda que populam aqui pelos comentários do ZAP.

RESPONDER

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …