“Emprego, salário e pensão”. Catarina Martins aponta prioridades do Bloco para o OE

José Sena Goulão / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

No seu discurso de encerramento da XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda (BE), que ocorreu no fim de semana, a líder Catarina Martins apontou para o caderno de encargos que o partido que levar às negociações com o Governo para a aprovação do próximo Orçamento do Estado (OE).

No seu discurso, citado pelo Público, Catarina Martins deixou claro que, apesar do desejo de reaproximação ao Governo, o BE não abdicará das suas prioridades. “Não transigimos, não recuamos, não cedemos”, indicou, sublinhando: “Ouçam-nos bem: saúde e emprego, salário e pensão, é assim que vai ser”.

A líder bloquista avançou que o partido insistirá na contratação de profissionais de saúde, na reestruturação das carreiras médicas e de outros profissionais de saúde e nas alterações à legislação laboral – reversão das medidas da ‘troika’ e a regulação do teletrabalho, dos trabalhadores a recibos verdes e dos trabalhadores das plataformas digitais.

O BE quer ainda transformar o Rendimento Social de Inserção numa nova prestação social permanente e priorizar a habitação e a proteção do clima.

Sobre as eleições autárquicas, destacou o trabalho feito com apenas 7% na Câmara de Lisboa e criticou a direita e a extrema-direita. “Só há uma forma de continuar a vencer esta direita tingida de extrema-direita: que a esquerda lute pela maioria”, apontou, frisando que essa deve ser “a obrigação da esquerda”.

“À esquerda, essa desistência da direita coloca ainda maiores responsabilidades: toda a política nacional será determinada pela força da esquerda para conseguir as soluções para o país”, argumentou.

No sábado, o fundador do partido, Fernando Rosas, já havia defendido que o partido deve dar “uma outra atenção à luta ideológica em geral e à formação dos seus quadros, em particular”. Também o investigador e historiador Miguel Cardina, recém-entrado na direção do BE, afirmou que não há “receitas instantâneas para enfrentar a extrema-direita” apoiada pela “direita tradicional”, que prioriza “os cálculos eleitorais”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …