Tribunal britânico considera que o emir do Dubai organizou o sequestro das próprias filhas

World Economic Forum / Flickr

O emir do Dubai Mohammed bin Rashid Al Maktoum (quarto a contar da esquerda)

Um tribunal britânico concluiu que o emir do Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, tentou raptar duas das suas filhas e criou um esquema de “intimidação” à mais recente esposa, a princesa Haya bint al-Hussein, filha do falecido rei da Jordânia.

De acordo com a Sábado, estas são as primeiras conclusões do tribunal, após meses de audições devido a um pedido de proteção que a princesa Haya – sexta mulher do emir – fez ao Supremo Tribunal de Inglaterra, em julho de 2019, contra o casamento forçado com atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Guardian, relatam-se casos de “tortura constante” por parte do emir contra duas das filhas de outro casamento: Latifa – sequestrada em 2018 e forçada a voltar ao Dubai, depois de ter tentado fugir do país em duas ocasiões – e Shamsa – sequestrada aos 19 anos, no ano 2000, em Cambridge (Reino Unido), para onde tinha fugido.

A princesa Haya, que em abril de 2019 fugiu para Londres com as duas filhas mais novas, obteve agora a guarda de Al Jalila, de 12 anos, e de Zayed, de oito. Está casada com o emir desde 2004.

O tribunal considerou verdadeiras outras alegações de intimidação contra Haya, que incluem sequestro, disposição de armas no quarto, divórcio sem a informar, ameaças de retirada da guarda dos filhos e a publicação de poemas intimidatórios.

Como referiu a SIC Notícias, em maio de 2019, o emir escreveu: “Tu e as crianças nunca estarão a salvo na Inglaterra”, num poema que publicou nas redes sociais, intitulado “Tu viveste, tu morreste”.

Mohammed bin Rashid Al Maktoum, de 70 anos, recusou comparecer às audições, em Londres, nas quais Haya, de 45 anos, esteve sempre presente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …