Nenhum emigrante português em Moscovo ou em Pequim votou CDU

Paulo Cunha / Lusa

O PSD de Rui Rio foi o partido político mais votado entre os portugueses emigrados nas eleições europeias – 28,83% da diáspora portuguesa votou na lista encabeçada por Paulo Rangel.

Em segundo lugar ficou o PS, com 25,1% dos votos. A fechar o pódio está o Bloco de Esquerda, que conquistou 9,97% nas eleições europeias. A surpresa vem depois: o PAN foi o quarto partido mais votado, ultrapassando a CDU e o CDS.

De acordo com os cálculos do Diário de Notícias, é a CDU, cuja lista para o Parlamento Europeu tinha João Ferreira como protagonista, que mais razões para preocupações tem no mundo português além-fronteiras. Em Moscovo, a capital da Rússia, e em Pequim, a capital da China — ambos países com governos comunistas — a coligação entre o PCP e os Verdes não arrancou um único voto aos eleitores portugueses emigrados.

Em Caracas, a capital da Venezuela, onde o regime de Nicolás Maduro tem contado com o apoio do PCP português, só um único emigrante português votou na CDU nestas eleições europeias. Aí, aponta o DN, o grande vencedor foi o PSD, que conquistou 60,94% dos votos.

No resto do mundo, o PCP só leva a melhor em Riade, capital da Arábia Saudita – e mesmo assim ficou empatado com os social-democratas.

Ainda estão por desvendar os resultados em Budapeste (Húngria) e em Rabat (Marrocos), sublinha o Diário de Notícias, mas há outras curiosidades nos votos já contados. O PAN, a surpresa da noite eleitoral em território nacional mas que só elegeu um eurodeputado, ganhou as eleições na Grécia, na Suécia, na Indonésia e na Dinamarca, conta o jornal. O CDS ganha em Windhoek (Namíbia), Harare (Zimbabwe) e Camberra (Austrália).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Em Moscovo, a capital da Rússia, e em Pequim, a capital da China — ambos países com governos comunistas — ???????? AH…Ah…Ah…Ah…

    • Ah?!
      E que país é esse?!
      Não gostaram, mas vivem lá e até votaram lá?
      Enfim… estás mesmo todo baralhadinho!..

  2. “Em Moscovo, a capital da Rússia, e em Pequim, a capital da China — ambos países com governos comunistas”
    O quê?!
    Quem foi o iluminado é que escreveu este disparate?!
    Para quem vive noutro planeta, a Rússia é governado por um ditador nacionalista de extrema-direita chamado Putin!!
    A China é realmente governada por um “governo comunista”, até porque é uma ditadura de partido único, mas, que de comunista tem pouco!…
    Basta olhar para o n° de milionários chineses, para o facto de ser o país onde se vendem nais Ferrari’s, Rolls Royce’s, etc, etc – se isto é comunismo eu vou ali e venho já!…

RESPONDER

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …