/

Nenhum emigrante português em Moscovo ou em Pequim votou CDU

5

Paulo Cunha / Lusa

O PSD de Rui Rio foi o partido político mais votado entre os portugueses emigrados nas eleições europeias – 28,83% da diáspora portuguesa votou na lista encabeçada por Paulo Rangel.

Em segundo lugar ficou o PS, com 25,1% dos votos. A fechar o pódio está o Bloco de Esquerda, que conquistou 9,97% nas eleições europeias. A surpresa vem depois: o PAN foi o quarto partido mais votado, ultrapassando a CDU e o CDS.

De acordo com os cálculos do Diário de Notícias, é a CDU, cuja lista para o Parlamento Europeu tinha João Ferreira como protagonista, que mais razões para preocupações tem no mundo português além-fronteiras. Em Moscovo, a capital da Rússia, e em Pequim, a capital da China — ambos países com governos comunistas — a coligação entre o PCP e os Verdes não arrancou um único voto aos eleitores portugueses emigrados.

Em Caracas, a capital da Venezuela, onde o regime de Nicolás Maduro tem contado com o apoio do PCP português, só um único emigrante português votou na CDU nestas eleições europeias. Aí, aponta o DN, o grande vencedor foi o PSD, que conquistou 60,94% dos votos.

No resto do mundo, o PCP só leva a melhor em Riade, capital da Arábia Saudita – e mesmo assim ficou empatado com os social-democratas.

Ainda estão por desvendar os resultados em Budapeste (Húngria) e em Rabat (Marrocos), sublinha o Diário de Notícias, mas há outras curiosidades nos votos já contados. O PAN, a surpresa da noite eleitoral em território nacional mas que só elegeu um eurodeputado, ganhou as eleições na Grécia, na Suécia, na Indonésia e na Dinamarca, conta o jornal. O CDS ganha em Windhoek (Namíbia), Harare (Zimbabwe) e Camberra (Austrália).

ZAP //

5 Comments

  1. Em Moscovo, a capital da Rússia, e em Pequim, a capital da China — ambos países com governos comunistas — ???????? AH…Ah…Ah…Ah…

  2. “Em Moscovo, a capital da Rússia, e em Pequim, a capital da China — ambos países com governos comunistas”
    O quê?!
    Quem foi o iluminado é que escreveu este disparate?!
    Para quem vive noutro planeta, a Rússia é governado por um ditador nacionalista de extrema-direita chamado Putin!!
    A China é realmente governada por um “governo comunista”, até porque é uma ditadura de partido único, mas, que de comunista tem pouco!…
    Basta olhar para o n° de milionários chineses, para o facto de ser o país onde se vendem nais Ferrari’s, Rolls Royce’s, etc, etc – se isto é comunismo eu vou ali e venho já!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.