Emergência sanitária decretada no litoral da Guiné-Conacri devido ao Ébola

Hamid Abdulsalam / UNAMID Photo / Flickr

-

O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, declarou “emergência sanitária” em cinco regiões do país, para onde se deslocou o epicentro da epidemia de Ébola, com o objetivo de deter a propagação do vírus.

“A cartografia da epidemia, neste momento, deslocou-se para o litoral do nosso país, para as regiões de Forécariah (sudoeste), Coyah (oeste), Kindia (oeste), Dubréka (sudoeste) e Boffa (oeste)”, afirmou o chefe de Estado numa mensagem à nação transmitida pelos meios de comunicação social públicos.

“Nesta área densamente povoada, a epidemia representa um risco real para a saúde da nossa nação. É por isso que declarou para as regiões de Forécariah, Coyah, Dubréka, Boffa e Kindia uma emergência sanitária reforçada por um período de 45 dias”, afirmou Alpha Condé.

A Guiné está dividida num total de 33 departamentos, repartidos em oito regiões, entre as quais a de Conacri, a capital.

“Em Conacri, medidas rigorosas vão também ser tomadas para reforçar a vigilância nas localidades”, precisou Condé, anunciando uma série de medidas, entre as quais o encerramento temporário dos “serviços hospitalares e clínicas privadas onde tenham surgido casos de Ébola”.

Os doentes neles internados deverão “aí permanecer” e aí serão alimentados e tratados.

Todos os centros de saúde que não aplicarem as medidas de prevenção serão encerrados. Todas as mortes ocorridas durante os 45 dias serão alvo de análise.

Os enterros deverão ser previamente objeto de medidas de segurança da Cruz Vermelha ou da Proteção Civil. As concentrações rituais para os funerais deverão ser adiadas para depois do fim do período de emergência sanitária.

“Qualquer pessoa que esconda doentes ou desloque cadáveres de uma localidade para outra será perseguido nos termos da lei por colocar em perigo a vida de terceiros”, advertiu o chefe de Estado.

“Onde quer que seja necessário, durante este período de emergência sanitária, medidas de alojamento e confinamento serão adotadas e serão feitos esforços para levar ajuda alimentar e sanitária às populações afetadas”, prosseguiu.

A atual epidemia de Ébola surgiu em dezembro de 2013 no sul da Guiné-Conacri e depois propagou-se às vizinhas Libéria e Serra Leoa.

Segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado a 22 de março, estes três países contabilizam mais de 99 por cento das 10.300 mortes – das quais, mais de 2.200 se registaram na Guiné-Conacri – ocorridas em cerca de 25.000 casos.

Estes três Estados definiram como objetivo atingir zero casos em meados de abril.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …

Viúva do médico Li Wenliang não quer o seu nome na rua da embaixada chinesa em Washington

A viúva do médico chinês que alertou para a existência do novo coronavírus em Wuhan está contra uma proposta de políticos norte-americanos para dar o nome do marido à rua onde fica a embaixada chinesa …