Emergência sanitária decretada no litoral da Guiné-Conacri devido ao Ébola

Hamid Abdulsalam / UNAMID Photo / Flickr

-

O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, declarou “emergência sanitária” em cinco regiões do país, para onde se deslocou o epicentro da epidemia de Ébola, com o objetivo de deter a propagação do vírus.

“A cartografia da epidemia, neste momento, deslocou-se para o litoral do nosso país, para as regiões de Forécariah (sudoeste), Coyah (oeste), Kindia (oeste), Dubréka (sudoeste) e Boffa (oeste)”, afirmou o chefe de Estado numa mensagem à nação transmitida pelos meios de comunicação social públicos.

“Nesta área densamente povoada, a epidemia representa um risco real para a saúde da nossa nação. É por isso que declarou para as regiões de Forécariah, Coyah, Dubréka, Boffa e Kindia uma emergência sanitária reforçada por um período de 45 dias”, afirmou Alpha Condé.

A Guiné está dividida num total de 33 departamentos, repartidos em oito regiões, entre as quais a de Conacri, a capital.

“Em Conacri, medidas rigorosas vão também ser tomadas para reforçar a vigilância nas localidades”, precisou Condé, anunciando uma série de medidas, entre as quais o encerramento temporário dos “serviços hospitalares e clínicas privadas onde tenham surgido casos de Ébola”.

Os doentes neles internados deverão “aí permanecer” e aí serão alimentados e tratados.

Todos os centros de saúde que não aplicarem as medidas de prevenção serão encerrados. Todas as mortes ocorridas durante os 45 dias serão alvo de análise.

Os enterros deverão ser previamente objeto de medidas de segurança da Cruz Vermelha ou da Proteção Civil. As concentrações rituais para os funerais deverão ser adiadas para depois do fim do período de emergência sanitária.

“Qualquer pessoa que esconda doentes ou desloque cadáveres de uma localidade para outra será perseguido nos termos da lei por colocar em perigo a vida de terceiros”, advertiu o chefe de Estado.

“Onde quer que seja necessário, durante este período de emergência sanitária, medidas de alojamento e confinamento serão adotadas e serão feitos esforços para levar ajuda alimentar e sanitária às populações afetadas”, prosseguiu.

A atual epidemia de Ébola surgiu em dezembro de 2013 no sul da Guiné-Conacri e depois propagou-se às vizinhas Libéria e Serra Leoa.

Segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado a 22 de março, estes três países contabilizam mais de 99 por cento das 10.300 mortes – das quais, mais de 2.200 se registaram na Guiné-Conacri – ocorridas em cerca de 25.000 casos.

Estes três Estados definiram como objetivo atingir zero casos em meados de abril.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …

Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão e Ricardo Serrão Santos. Costa e Marcelo reunidos para falar sobre novo governo

O primeiro-ministro indigitado está esta tarde reunido com o Presidente da República, na habitual reunião semanal, que foi antecipada e que servirá para António Costa entregar a composição do novo governo a Marcelo Rebelo de …

FMI. Portugal vai crescer acima da zona euro em 2019 e 2020

Com a revisão em alta de 0,2 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o FMI posiciona as suas previsões alinhadas com as do Governo, mas mantêm-se menos otimista para 2020 do …