/

Criança que sobreviveu a emboscada no México fez 23km para pedir ajuda

Luis Torres / EPA

Uma das crianças que sobreviveu à emboscada que matou a tiro uma família mórmon no México – três mulheres e seis crianças – caminhou quase 23 quilómetros para pedir ajuda, depois de deixar os seus seis irmãos que também escaparam com vida escondidos em arbustos próximos da estrada.

Devin Langford, de 13 anos, que conseguiu relatar o que aconteceu, é uma das oito crianças com idades compreendidas entre os 7 meses e os 13 anos que sobreviveram ao ataque que ocorreu esta segunda-feira no estado de Sonora, no México.

A emboscada, que se acredita ter sido levada a cabo por elementos de um cartel mexicano, fez nove vítimas mortais: três mulheres e seis crianças.

Depois do ataque, e com ferimentos dos tiros, os filhos de Dawna Langford, uma das três mulheres mortas, saíram do veículo e procuraram abrigo entre os arbustos. Algumas das crianças estavam gravemente feridas, segundo a imprensa internacional.

Devin, que viu morreu a sua mãe e dois dos seus irmãos – Trevor (11 anos) e Rogan (três anos) – não ficou ferido e, depois de esconder os seus irmãos que escaparam com vida, caminhou 23 quilómetros para pedir ajuda, conta o jornal britânico The Guardian.

A criança chegou à comunidade de Lo Mora, no mesmo estado mexicano, às 17h30 no horário local, seis horas depois da emboscada, tendo dado o alerta sobre o ataque.

On the morning of November 4th, 2019, three mothers in three vehicles, with fourteen children between them, set out from…

Publicado por Kendra Lee Miller em Terça-feira, 5 de novembro de 2019

Ao ver que o seu irmão demorava a regressar, McKenzie, uma das crianças escondidas nos arbustos, deixou os cinco restantes e foi procurar Devin. Caminhou 16 quilómetros, acabando depois por ser encontrada pelas equipas de busca.

“Depois de testemunhar a morte dos seus irmãos e da sua mãe, Devin escondeu os seus outros seis irmãos nos arbustos e cobriu-os com galhos para que ficassem seguros enquanto procurava ajuda (…) Quando demorou a regressar, a sua irmã de 9 anos deixou os cinco restantes para tentar novamente [encontrar ajuda]”, disse Kendra Miler, familiar da criança, em declarações à revista Time.  

As crianças acabaram por ser encontradas por volta das 19h30. Além das que estavam escondidas nos arbustos e de McKenzie e Devin, um bebé foi também encontrado com vida e sem quaisquer ferimentos num dos três veículos que foram alvo do ataque.

Entretanto, as autoridades mexicanas que investigam o caso afirmaram, segundo noticia o The Wall Street Journal, que em causa pode estar um tiroteio entre dois cartéis, pondo a hipótese de a família ter sido confundida com membros rivais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.