Embaixadora dos EUA na ONU pede que Maduro seja tratado como um ditador

Justin Lane / EPA

Embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, disse esta quarta-feira, na Colômbia, que “o mundo deve dar-se conta de que há um ditador na Venezuela” e anunciou mais ajuda económica para as regiões de fronteira.

Haley, adiantou a agência Efe, visitou a ponte internacional Simón Bolívar, na cidade colombiana de Cúcuta e a principal passagem fronteiriça com a Venezuela, onde observou a crise humanitária causada pela chegada de centenas de milhares de venezuelanos à Colômbia, fugidos da crise que assola o país.

A embaixadora norte-americana na ONU também anunciou que os Estados Unidos vão alocar mais nove milhões de dólares para combater a crise na zona de fronteira, lamentando a situação vivida por milhares de venezuelanos.

“A Venezuela costumava ser um país bem-sucedido e agora vê os venezuelanos cruzarem a ponte para conseguir comida e medicamentos”, disse Haley aos jornalistas, depois de visitar alguns centros de ajuda aos migrantes.

Por isso mesmo, pediu aos países da região que tomem medidas a respeito e condenem o regime para que a comunidade internacional os ouça.

“É tempo de os países da região que também sofrem com a migração condenarem Maduro e dizerem-lhe que é o momento de sair”, disse a embaixadora.

A diplomata está na Colômbia, liderando a delegação dos EUA que assistiu hoje à investidura do novo Presidente colombiano, Iván Duque, eleito para o período 2018-2022.

Cerca de 35 mil venezuelanos atravessam por dia a fronteira com a Colômbia, alguns em busca de bens de primeira necessidade, outros para ficarem definitivamente e outros para seguirem para outros países.

De acordo com dados oficiais, cerca de um milhão de venezuelanos fixaram-se definitivamente na Colômbia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …