Embaixadora dos EUA na ONU pede que Maduro seja tratado como um ditador

Justin Lane / EPA

Embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, disse esta quarta-feira, na Colômbia, que “o mundo deve dar-se conta de que há um ditador na Venezuela” e anunciou mais ajuda económica para as regiões de fronteira.

Haley, adiantou a agência Efe, visitou a ponte internacional Simón Bolívar, na cidade colombiana de Cúcuta e a principal passagem fronteiriça com a Venezuela, onde observou a crise humanitária causada pela chegada de centenas de milhares de venezuelanos à Colômbia, fugidos da crise que assola o país.

A embaixadora norte-americana na ONU também anunciou que os Estados Unidos vão alocar mais nove milhões de dólares para combater a crise na zona de fronteira, lamentando a situação vivida por milhares de venezuelanos.

“A Venezuela costumava ser um país bem-sucedido e agora vê os venezuelanos cruzarem a ponte para conseguir comida e medicamentos”, disse Haley aos jornalistas, depois de visitar alguns centros de ajuda aos migrantes.

Por isso mesmo, pediu aos países da região que tomem medidas a respeito e condenem o regime para que a comunidade internacional os ouça.

“É tempo de os países da região que também sofrem com a migração condenarem Maduro e dizerem-lhe que é o momento de sair”, disse a embaixadora.

A diplomata está na Colômbia, liderando a delegação dos EUA que assistiu hoje à investidura do novo Presidente colombiano, Iván Duque, eleito para o período 2018-2022.

Cerca de 35 mil venezuelanos atravessam por dia a fronteira com a Colômbia, alguns em busca de bens de primeira necessidade, outros para ficarem definitivamente e outros para seguirem para outros países.

De acordo com dados oficiais, cerca de um milhão de venezuelanos fixaram-se definitivamente na Colômbia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …