Em que parte da Terra é que o Sol nasce primeiro?

Para manter a noção do tempo, os humanos estabeleceram um sistema arbitrário de manutenção do tempo, incluindo fusos horários e a linha de data internacional.

A ciência diz-nos que o planeta Terra é rotativo e esférico, tendo o sol a rastejar infinitamente sobre o seu horizonte. Mas em que parte do globo acontece o primeiro nascer do sol do dia? E com a aproximação do fim de 2022, que lugar do Mundo experiencia os primeiros momentos de luz no Ano Novo?

De uma perspectiva física, não existe um “primeiro” nascer do sol, defende Cameron Hummels, estudante do pós-doutoramento de Astrofísica teórica na Caltech. Destaque apenas uma série de eternos amanheceres a acontecer cada vez mais a oeste, apesar de nenhum acontecer verdadeiramente primeiro.

Para manter a noção do tempo, os humanos estabeleceram um sistema arbitrário de manutenção do tempo, incluindo fusos horários e a linha de data internacional, que marca a linha na Terra onde um dia termina e o seguinte começa. “Assim, o acordado ‘primeiro’ nascer do sol do dia tem lugar na linha internacional da data”, descreveu Hummels à Live Science.

A linha internacional da data atravessa o meio do Oceano Pacífico, na sua maioria ao longo da linha da 180ª. Embora seja sobretudo uma linha recta, há alguns pontos em que se desvia de modo a evitar a divisão de um país em dois fusos horários, ou por razões políticas e económicas.

Por exemplo, a linha internacional de datas situa-se a quase 3.200 quilómetros a leste de Kiribati, um conjunto de ilhas que se encontram no equador. Kiribati tem o primeiro fuso horário da Terra, UTC +14, portanto, “durante grande parte do ano, como perto dos equinócios, Kiribati deveria ter o primeiro nascer do sol do dia“, disse Hummel. Especificamente, a ilha mais a leste desabitada de Kiribati, a Ilha do Milénio, também conhecida como Ilha Carolina, é frequentemente o primeiro lugar na Terra a receber o sol.

No entanto, nem sempre é o caso. A Terra tem uma ligeira inclinação de 23,5 graus (abre em novo separador), pelo que a forma como a luz solar cai sobre o planeta muda ao longo do ano. Durante o solstício de Verão do Sul e o solstício de Inverno do Norte no dia 21 ou 22 de Dezembro, o sol brilha preferencialmente no Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul; e o Pólo Sul e a maior parte da Antárctida são iluminados 24 horas por dia.

“Mas, se observarmos um pouco acima dos 66,6 graus Sul, o sol mergulhará brevemente sob o horizonte antes de produzir um nascer do sol alguns minutos após a meia-noite”, disse Hummels. Por vezes, a jovem ilha vê o primeiro nascer do sol nos dias e semanas perto do solstício, incluindo 1 de Janeiro.

No entanto, a Ilha Jovem só recebe o primeiro nascer do sol do dia 10% a 15% do tempo, de acordo com o Observatório Naval dos E.U.A. O resto do tempo, os efeitos refractários da luz da atmosfera terrestre são tão fortes que se pode continuar a ver a luz solar na Ilha Jovem mesmo depois de o sol cair abaixo do horizonte, impedindo um verdadeiro pôr-do-sol ou nascer do sol. Quando isto acontece, Dibble Glacier, uma península na costa antárctica, recebe o primeiro nascer do sol do dia durante o solstício.

Perto do solstício de Verão do norte e do solstício de Inverno do sul, de 20 a 22 de junho, o sol brilha mais diretamente no hemisfério norte do que no hemisfério sul. Assim, o primeiro nascer do sol será mais a norte. “A Linha Internacional da Data cobras entre a Rússia e o Alasca atravessando o Estreito de Bering“, aponta Hummels.

A linha de data divide um par de ilhas chamadas Ilhas Diomede. A grande ilha Diomede pertence à Rússia, e a pequena Diomede faz parte dos Estados Unidos. Nas semanas e até meses que antecedem o 21 de junho, a ilha russa vê o primeiro nascer do sol no mundo, disse Hummels.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.