Em mais uma polémica, Berlusconi acusa alemães de negar campos de concentração

Downing Street / Flickr

Sílvio Berlusconi

Sílvio Berlusconi

O antigo primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi declarou que os alemães consideram que os campos de concentração nunca existiram, uma declaração com que pretendeu atacar o candidato à presidência da Comissão Europeia Martin Schulz e que gerou polémica.

Sílvio Berlusconi, que falava perante ativistas, recordou um episódio de 2003, quando foi contestado no Parlamento Europeu e, na resposta, aconselhou o alemão Martin Schulz – atualmente presidente daquele órgão europeu – a assumir o papel de “Kapo” (chefe da guarda) em filmes sobre os campos de concentração nazistas.

“Eu não queria insultar, mas isto causou um escândalo, porque, para os alemães, os campos de concentração nunca existiram. Aqueles de Katyn [campo soviético onde foram massacrados milhares de polacos] sim, mas os [campos] alemães não”, afirmou o ex-primeiro-ministro, numa declaração que está a ser vista como uma ‘gaffe’ e a motivar críticas.

“Há este senhor que se chama Schulz, a quem eu fiz involuntariamente uma campanha extraordinária, um senhor que não simpatiza nem com Berlusconi nem com Itália. Votar na esquerda é votar nele”, afirmou hoje Berlusconi, a propósito do candidato do Partido Socialista Europeu (PSE) à Comissão Europeia.

As declarações do antigo governante italiano foram imediatamente condenada pelo presidente do PSE, Sergei Stanichev, que as classificou de “desprezíveis”, apelando aos dirigentes do Partido Popular Europeu (PPE), a que pertence a formação de centro-direita de Berlusconi, Forza Italia, e ao candidato à presidência da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para que as repudiem.

“Estes comentários são um insulto ao povo alemão, não apenas a Martin Schulz. É também uma tentativa cínica para distrair [os eleitores] dos verdadeiros problemas, que são a necessidade de aumentar o emprego e o crescimento na Europa”, acrescentou.

A afirmação de Berlusconi tem sido vista como uma ‘gaffe’ pela imprensa italiana e nos círculos políticos.

O chefe da delegação do Partido Democrático (centro-esquerda) ao Parlamento Europeu, David Sassoli, atribuiu a frase a “uma elevada taxa de alcoolemia”.

“Depois de declarações tão delirantes, como é que os membros da Forza Italia farão para serem bem-vindos no Parlamento Europeu e para trabalhar com os representantes da Alemanha democrática, nascida nas cinzas dos campos de concentração nazistas?”, questionou.

Por outro lado, o conselheiro político do ex-governante italiano, Giovanni Toti, criticou que “toda a ocasião seja boa para atacar Silvio Berlusconi”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …