Em desespero, milhares de sobreviventes tentam fugir de Katmandu

1

Narendra Shrestha / EPA

Habitantes de Katmandu procuram sobreviventes entre os escombros após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Habitantes de Katmandu procuram sobreviventes entre os escombros após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

A polícia antimotim nepalesa enfrenta dificuldades para conter os milhares de residentes que tentam sair da capital do país, Katmandu, atingida por um forte sismo no sábado.

A tensão na cidade tem aumentado devido ao número insuficiente de autocarros disponibilizados pelas autoridades.

As forças antimotim foram chamadas à principal estação de autocarros de Katmandu, junto ao Parlamento, após multidões se terem juntado ao amanhecer, atraídas pelo anúncio de que seriam disponibilizados serviços adicionais.

Entretanto, o Nepal pediu às equipas de socorro estrangeiras para não viajarem para o país, por já estar presente um número suficiente de socorristas, declarou hoje um responsável das Nações Unidas.

O coordenador residente da ONU para o Nepal, Jamie McGoldrick, indicou que o Governo estimava já estarem peritos estrangeiros suficientes em Katmandu e arredores, na região devastada pelo sismo de sábado.

“Eles estimam terem meios suficientes para responder às necessidades imediatas de busca e socorro”, disse. “Aqueles que já estiverem a caminho podem vir, mas é pedido aos restantes que não venham”, frisou.

O aeroporto de Katmandu, com uma só pista, tem dificuldades na resposta ao elevado número de voos de transporte de ajuda e pessoal oriundos do estrangeiro.

Um avião com ajuda humanitária enviado na segunda-feira pela França continua hoje em trânsito em Abu Dhabi, sem autorização para aterrar em Katmandu.

De acordo com McGoldrick, a maioria das equipas estrangeiras de socorro continuam na capital nepalesa.

“Há uma janela de sete a nove dias, no máximo, para salvar pessoas. Estamos no quarto dia”, acrescentou, considerando que as operações entrariam numa outra etapa até sábado.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, causou 5.057 mortos, 10.915 feridos e mais de 450 mil deslocados internos, de acordo com o último balanço do Ministério do Interior nepalês.

O terramoto de sábado foi o de maior magnitude registado no Nepal nas últimas oito décadas.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.