Em desespero, milhares de sobreviventes tentam fugir de Katmandu

Narendra Shrestha / EPA

Habitantes de Katmandu procuram sobreviventes entre os escombros após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Habitantes de Katmandu procuram sobreviventes entre os escombros após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

A polícia antimotim nepalesa enfrenta dificuldades para conter os milhares de residentes que tentam sair da capital do país, Katmandu, atingida por um forte sismo no sábado.

A tensão na cidade tem aumentado devido ao número insuficiente de autocarros disponibilizados pelas autoridades.

As forças antimotim foram chamadas à principal estação de autocarros de Katmandu, junto ao Parlamento, após multidões se terem juntado ao amanhecer, atraídas pelo anúncio de que seriam disponibilizados serviços adicionais.

Entretanto, o Nepal pediu às equipas de socorro estrangeiras para não viajarem para o país, por já estar presente um número suficiente de socorristas, declarou hoje um responsável das Nações Unidas.

O coordenador residente da ONU para o Nepal, Jamie McGoldrick, indicou que o Governo estimava já estarem peritos estrangeiros suficientes em Katmandu e arredores, na região devastada pelo sismo de sábado.

“Eles estimam terem meios suficientes para responder às necessidades imediatas de busca e socorro”, disse. “Aqueles que já estiverem a caminho podem vir, mas é pedido aos restantes que não venham”, frisou.

O aeroporto de Katmandu, com uma só pista, tem dificuldades na resposta ao elevado número de voos de transporte de ajuda e pessoal oriundos do estrangeiro.

Um avião com ajuda humanitária enviado na segunda-feira pela França continua hoje em trânsito em Abu Dhabi, sem autorização para aterrar em Katmandu.

De acordo com McGoldrick, a maioria das equipas estrangeiras de socorro continuam na capital nepalesa.

“Há uma janela de sete a nove dias, no máximo, para salvar pessoas. Estamos no quarto dia”, acrescentou, considerando que as operações entrariam numa outra etapa até sábado.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, causou 5.057 mortos, 10.915 feridos e mais de 450 mil deslocados internos, de acordo com o último balanço do Ministério do Interior nepalês.

O terramoto de sábado foi o de maior magnitude registado no Nepal nas últimas oito décadas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …