Em cinco anos haverá aviões com asas que se curam sozinhas

 

Um avião com asas que se reparam sozinhas poderá estar disponível entre cinco a dez anos, revelaram investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, noticia a BBC.

A equipa de investigação da universidade inspirou-se para este projeto na forma como o corpo humano cicatriza após um corte, estanca o sangue e criando uma crosta.

Para tal, desenvolveram minúsculas microesferas de um “agente de cura” à base de carbono líquido, que são espalhadas na asa do avião, para reparar as suas eventuais microfissuras.

Em caso de necessidade, as esferas libertam o líquido que se espalha e solidifica.

A solidificação ocorre devido ao contacto com uma substância catalisadora, presente no material destas asas inovadoras e em que a temperatura constitui um fator adicional.

“Estamos a falar de pequenas fissuras, e não de rasgos de um metro”, explicou Duncan Wass, professor de Química da Universidade de Bristol, “mas estas microfissuras podem levar a falhas catastróficas“.

Segundo Wass,  esta tecnologia poderá ainda ser aplicada a outros produtos feitos com materiais de compósitos de carbono, como quadros de bicicletas ou turbinas eólicas.

“Os materiais compósitos são cada vez mais utilizados pelas companhias aéreas modernas, aviões militares e turbinas eólicas, por serem bastante rígidos e fortes, mas muito leves”, disse, classificando esta inovação como “perfeita” para a indústria aeroespacial.

O problema coloca-se quando estes equipamentos se danificam, por serem difíceis de proteger e de reparar, disse.

“A nossa tecnologia permitirá ainda estender o calendário de manutenção ou talvez até usar menos material sem comprometer a segurança”, antevê o cientista.

“As asas curadas dos aviões tornar-se-iam tão resistentes como as originais“, frisou o investigador, que está a trabalhar com engenheiros aeroespaciais neste projeto.

Duncan Wass explicou ainda que ao longo dos testes os materiais foram literalmente danificados para permitir que se autorregenerassem, para serem novamente quebrados, tendo sido possível obter, nalguns casos, a total recuperação dos materiais testados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …