Em cinco anos haverá aviões com asas que se curam sozinhas

 

Um avião com asas que se reparam sozinhas poderá estar disponível entre cinco a dez anos, revelaram investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, noticia a BBC.

A equipa de investigação da universidade inspirou-se para este projeto na forma como o corpo humano cicatriza após um corte, estanca o sangue e criando uma crosta.

Para tal, desenvolveram minúsculas microesferas de um “agente de cura” à base de carbono líquido, que são espalhadas na asa do avião, para reparar as suas eventuais microfissuras.

Em caso de necessidade, as esferas libertam o líquido que se espalha e solidifica.

A solidificação ocorre devido ao contacto com uma substância catalisadora, presente no material destas asas inovadoras e em que a temperatura constitui um fator adicional.

“Estamos a falar de pequenas fissuras, e não de rasgos de um metro”, explicou Duncan Wass, professor de Química da Universidade de Bristol, “mas estas microfissuras podem levar a falhas catastróficas“.

Segundo Wass,  esta tecnologia poderá ainda ser aplicada a outros produtos feitos com materiais de compósitos de carbono, como quadros de bicicletas ou turbinas eólicas.

“Os materiais compósitos são cada vez mais utilizados pelas companhias aéreas modernas, aviões militares e turbinas eólicas, por serem bastante rígidos e fortes, mas muito leves”, disse, classificando esta inovação como “perfeita” para a indústria aeroespacial.

O problema coloca-se quando estes equipamentos se danificam, por serem difíceis de proteger e de reparar, disse.

“A nossa tecnologia permitirá ainda estender o calendário de manutenção ou talvez até usar menos material sem comprometer a segurança”, antevê o cientista.

“As asas curadas dos aviões tornar-se-iam tão resistentes como as originais“, frisou o investigador, que está a trabalhar com engenheiros aeroespaciais neste projeto.

Duncan Wass explicou ainda que ao longo dos testes os materiais foram literalmente danificados para permitir que se autorregenerassem, para serem novamente quebrados, tendo sido possível obter, nalguns casos, a total recuperação dos materiais testados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …