Em 2014 houve mais mortos na estrada no Porto do que em Lisboa

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 480 vítimas mortais no ano passado, uma diminuição de 7,3 por cento em relação a 2013, anunciou esta sexta-feira a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Dados provisórios da ANSR adiantam que, no ano passado, se registaram 117.231 acidentes de viação, mais 1.196 do que em 2013, ano em que ocorreram 116.035 desastres.

A ANSR, que reúne dados da PSP e da GNR, indica que morreram nas estradas 480 pessoas durante o ano de 2014, menos 38 do que no ano anterior.

Em comunicado, a ANSR destaca que “é necessário recuar até ao ano de 1950 para se encontrarem valores inferiores a 500 vítimas mortais“, relembrando que, nessa época, “existiam cerca de 100.000 automóveis ligeiros e pesados em circulação, enquanto em 2013 o parque automóvel seguro atingiu um valor próximo de 7.000.000 de veículos”.

Segundo a Segurança Rodoviária, os 117.231 acidentes em 2014 provocaram ainda 2.098 feridos graves, mais 44 do que em 2013, e 36.373 feridos ligeiros, menos 445 do que no ano anterior.

Em 2014 ocorreram, em média, uma vítima mortal e seis feridos graves por dia, valores “muito inferiores” aos verificados em 2005, quando se registaram aproximadamente três mortos e 10 feridos graves por dia.

Os distritos com mais mortos nas estradas em 2014 foram Porto (63) e Lisboa (58), enquanto a Guarda (8) e Portalegre (9) foram os que registaram menos vítimas mortais.

Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu foram os distritos que apresentaram um aumento do número de vítimas mortais. Já os distritos com maior redução de mortos foram Aveiro e Beja.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …