Elon Musk alerta: Tesla só tem dinheiro para operar nos próximos 10 meses

A Tesla tem apenas liquidez para 10 meses e pediu novos sacrifícios aos seus funcionários, segundo um memorando enviado pelo fundador, Elon Musk, divulgado esta sexta-feira, 17 de maio, pelo site Electrek.

O cenário de crise financeira volta a assombrar a Tesla e o seu responsável máximo, Elon Musk. De acordo com a fonte, citada pela Efe, Musk advertiu os empregados da Tesla de que os 2,2 mil milhões de dólares (quase dois mil milhões de euros) com que a empresa encerrou o primeiro trimestre “são muito dinheiro, mas ao ritmo de gastos” daqueles três meses a empresa conta apenas com “10 meses para alcançar o ponto de equilíbrio”.

Estes 2,2 mil milhões de dólares de liquidez são menos 18% do que um ano antes e 40% abaixo do que tinha no final do quarto trimestre de 2018.

A mensagem, cuja existência não foi confirmada pela Tesla, indica que a falta de liquidez obriga a fabricante de automóveis elétricos de luxo a empreender uma nova fase de corte de gastos “de qualquer tipo em qualquer parte do mundo”. Para dar um novo fôlego à empresa, os funcionários devem limitar ao máximo a despesa dentro desta e todos os valores gastos vão ser controlados pelo CFO.

Musk pretende implementar na Tesla um regime em que todas as despesas devem ser avaliadas, com mudanças de fundo para que a Tesla não se perca nos seus problemas. Esta avaliação vai a níveis de grande detalhe, como ordenados, compras, despesas de viagens ou rendas.

Os funcionários têm agora poucas semanas para descobrirem forma de cortar nos gastos e manter a Tesla acima da linha de água. Para isso contam também com um esperado aumento da produção do Model 3, para os colocar no mercado e receber o dinheiro da sua venda.

Este não é o primeiro momento em que Elon Musk procura controlar as despesas da Tesla. Assim que a produção do Model 3 estabilizou e entrou no ritmo esperado, a empresa procurou equilibrar as suas despesas. Para isso recorreu a algumas medidas mais drásticas, que passaram por dispensar parte dos seus funcionários.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …