Elon Musk e Google querem Internet no espaço para todo o planeta

OnInnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

O visionário empresário Elon Musk, responsável pela fabricante de foguetes SpaceX, acredita que a forma mais barata de fazer chegar a Internet a zonas remotas do mundo não é através de drones, mas através do espaço.

A ideia de Elon Musk, fundador do PayPal, da Tesla e da SpaceX, parece estar a deixar as grandes empresas entusiasmadas com a possibilidade de fornecer Internet a todo o mundo, chegando assim, a milhões de pessoas.

A Google vai mesmo investir mil milhões de dólares, juntamente com a Fidelity, financiando a produção de satélites da SpaceX.

A informação foi divulgada pelo The Information e pelo The Wall Street Journal, que noticiam que as duas empresas terão uma participação de 10% no negócio, apesar de a SpaceX ter conseguido arrecadar apenas 245,5 milhões de dólares de investidores, de acordo com informação do CrunchBase.

De acordo com fontes próximas da Google, o negócio pode vir a representar mais de dez mil milhões de dólares, com a possibilidade de aumentar ainda mais, depois de uma ronda de investimentos.

A SpaceX tem vindo a desenvolver foguetes para as viagens espaciais, com o intuito de baixar os preços destas deslocações. Tem vários investidores, onde se incluem empresas como a Valor Equity Partners ou a Draper Fisher Jurvetson.

O projeto de Internet a partir do espaço foi anunciado a semana passada e passa por colocar satélites em órbita, criando assim uma rede global de Internet com baixos custos. Difundindo a partir do espaço, é possível ter acesso à Internet em zonas remotas de países em desenvolvimento, onde o acesso à rede ainda não é possível.

A vantagem desta rede a partir do espaço reside na velocidade da luz, que permite que viaje até 40 por cento mais depressa no vácuo, entre os satélites, ultrapassando a fibra ótica que liga países e continentes, na Terra.

Assim, com a rede de satélites – a 1200 quilómetros de altitude – é possível passar a informação de uma forma mais rápida, com a vantagem dos custos que, na teoria, serão mais baixos do que implementar redes terrestres em pontos remotos do globo.

O fornecimento de Internet a todo o planeta tem sido uma preocupação de grandes empresas, como é o caso do Facebook e do Google, que manifestaram intenção de investir nos drones como uma forma de dar acesso à Internet às áreas mais inóspitas do mundo.

// B!T

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que brincadeira… Velocidade da Luz… Ou quem escreveu a notícia não sabe do que fala ou então o Elon Musk anda a delirar. O problema do espaço aberto é que é um meio partilhado e como tal não há separação física das ondas electro-magnéticas. Além disso as distâncias espaciais introduzem uma grande latência que torna certos casos de uso impraticáveis.

RESPONDER

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …