Von der Leyen na reta final. Elisa Ferreira deverá ficar com pasta dos fundos europeus

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D), discursa acompanhado pela comissária indigitada, Elisa Ferreira (E)

A lista de Ursula von der Leyen com os cargos dos 26 novos comissários europeus só será divulgada na terça-feira. Elisa Ferreira deverá ficar com a pasta dos fundos europeus.

Ursula von der Leyen, a nova presidente da Comissão Europeia, pepara-se para apresentar a nova equipa de comissários. Ao que o Expresso apurou, o que está em cima da mesa para Elisa Ferreira é a pasta pedida por António Costa: a da política regional, que inclui a gestão dos fundos estruturais e de coesão.

Ainda assim, a estrutura da pasta e o conjunto de competências ainda estão por finalizar. A comissária que teve esta pasta até julho, Corina Cretu, tinha também como responsabilidade identificar como é que estes fundos poderiam ajudar a completar a União da Energia e o mercado único digital. Mas fonte comunitária lembra que as pastas e as direções-gerais nem sempre transitam de uma Comissão para outra.

Geralmente, as pastas são adaptadas ao perfil do comissário. Neste caso, uma possibilidade seria a pasta conter uma componente ambiente, uma vez que a ex-eurodeputada foi ministra do Ambiente de António Guterres.

Outra fonte contactada pelo semanário dá conta de que ainda está tudo em aberto. A luta pelas pastas, sobretudo as económicas, entre vários países deverá ainda fazer mexer o organigrama da Comissão, e não é de excluir que possa afetar a pasta portuguesa, informa o Expresso.

Von der Leyen vai apresentar a equipa na próxima terça-feira, e até lá tudo pode acontecer. Os dias que se avizinham são, portanto, decisivos.

Com a pasta dos fundos europeus a seu cargo, Elisa Ferreira poderá ajudar a definir as percentagens de comparticipação dos fundos – num projeto de 100 euros, 85 são assegurados pela Comissão e o resto pelo promotor nacional, por exemplo -, mas também os vários Acordos de Parceria, que no caso português vão determinar as regras de funcionamento do Portugal 2030, adianta o Eco.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …