Von der Leyen na reta final. Elisa Ferreira deverá ficar com pasta dos fundos europeus

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D), discursa acompanhado pela comissária indigitada, Elisa Ferreira (E)

A lista de Ursula von der Leyen com os cargos dos 26 novos comissários europeus só será divulgada na terça-feira. Elisa Ferreira deverá ficar com a pasta dos fundos europeus.

Ursula von der Leyen, a nova presidente da Comissão Europeia, pepara-se para apresentar a nova equipa de comissários. Ao que o Expresso apurou, o que está em cima da mesa para Elisa Ferreira é a pasta pedida por António Costa: a da política regional, que inclui a gestão dos fundos estruturais e de coesão.

Ainda assim, a estrutura da pasta e o conjunto de competências ainda estão por finalizar. A comissária que teve esta pasta até julho, Corina Cretu, tinha também como responsabilidade identificar como é que estes fundos poderiam ajudar a completar a União da Energia e o mercado único digital. Mas fonte comunitária lembra que as pastas e as direções-gerais nem sempre transitam de uma Comissão para outra.

Geralmente, as pastas são adaptadas ao perfil do comissário. Neste caso, uma possibilidade seria a pasta conter uma componente ambiente, uma vez que a ex-eurodeputada foi ministra do Ambiente de António Guterres.

Outra fonte contactada pelo semanário dá conta de que ainda está tudo em aberto. A luta pelas pastas, sobretudo as económicas, entre vários países deverá ainda fazer mexer o organigrama da Comissão, e não é de excluir que possa afetar a pasta portuguesa, informa o Expresso.

Von der Leyen vai apresentar a equipa na próxima terça-feira, e até lá tudo pode acontecer. Os dias que se avizinham são, portanto, decisivos.

Com a pasta dos fundos europeus a seu cargo, Elisa Ferreira poderá ajudar a definir as percentagens de comparticipação dos fundos – num projeto de 100 euros, 85 são assegurados pela Comissão e o resto pelo promotor nacional, por exemplo -, mas também os vários Acordos de Parceria, que no caso português vão determinar as regras de funcionamento do Portugal 2030, adianta o Eco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …