Parlamento Europeu analisa eventuais conflitos de interesses de Elisa Ferreira

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses.

A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, esta manhã, para analisar “potenciais conflitos de interesses” dos comissários designados pela nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no passado dia 10 de setembro.

Segundo o jornal Público, na véspera desta reunião, a eurodeputada francesa eleita pelo partido Os Verdes, Marie Toussaint, já tinha indicado quais eram as seis nomeações em causa, entre as quais está Elisa Ferreira.

Em causa está o facto de a comissária europeia, indigitada para a pasta da Coesão e Reformas, ir tutelar fundos distribuídos pelo marido Fernando Freire de Sousa, que é presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

De acordo com este jornal, o CCDRN é uma das entidades responsáveis pela aplicação dos fundos estruturais, sendo que a região Norte é uma das que recebe a maior fatia dos fundos em solo português.

No Twitter, Toussaint referiu ainda que a portuguesa era vice-governadora do Banco de Portugal numa altura em que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) estava na mira do BdP por ter financiado o projeto de uma empresa cujo vice-presidente era o seu marido.

Segundo o ECO, a eurodeputada francesa referia-se à empresa La Seda de Barcelona que, em 2006, começou a sua ligação ao grupo espanhol na Artlant, em Sines, e que veio a custar mais de 250 milhões de euros à CGD.

Fontes europeias avançaram ao Observador que Elisa Ferreira não passa à primeira na Comissão de Assuntos Jurídicos do PE porque os deputados têm dúvidas relativamente a ações que tem no grupo Sonae, empresa que já recebeu fundos comunitários e que está inscrita como lobista em Bruxelas.

O jornal online escreve que a nomeação final da comissária não estará em causa, uma vez que bastará vender as 15 mil ações (no valor de 13.065 euros) para acabar com a situação de incompatibilidade.

Sobre a questão do marido, o Observador sabe ainda que os eurodeputados consideraram não haver um conflito de interesses, uma vez que é “funcionário público”, logo, nunca estaria em causa o benefício a título pessoal.

Os eurodeputados vão fazer um “pedido de esclarecimento adicional” à ex-eurodeputada socialista e a sua aprovação ficará condicionada pelas justificações que irá dar. Se tudo correr como previsto, Elisa Ferreira deverá ter a audição final na primeira semana de outubro.

Os restantes cinco comissários que estão na mira do PE por eventuais conflitos de interesses são o húngaro Laszlo Trocsanyi (Política de Vizinhança e Alargamento), a romena Rovana Plumb (Transportes), a francesa Sylvie Goulard (Mercado Interno), o belga Didier Reynders (Justiça) e o polaco Janusz Wojciechowski (Agricultura).

Se alguns dos comissários indigitados não forem aprovados pelos eurodeputados, poderão ser agendadas audições adicionais na semana de 14 de outubro, antes de o PE se pronunciar em definitivo relativamente ao conjunto do colégio, o que deverá acontecer a 22 de outubro.

Elisa Ferreira poderá ser a primeira mulher portuguesa a integrar o Executivo comunitário desde a adesão de Portugal à União Europeia e sucederá a Carlos Moedas, comissário que teve a seu cargo a pasta da Investigação, Ciência e Inovação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto com o PS parece que é sempre tudo em família. É negócios com empresas de familiares, é pais e filhos no conselho de ministros, é secretários de estado familiares de ministros… E depois ainda há o César que tem lá a família toda a avaliar por aquilo que é referido na imprensa.
    No meio de tudo isto ainda “apagaram” a Sandra Felgueiras que com o sexta às nove era pouco conveniente, lançaram o ministério público contra o sindicado dos transportes…
    E por último temos as golas. Mais um belo negócio para o nosso dinheiro. E uma vez mais ficou tudo em família. Já cheira mal. Chega!

RESPONDER

Direita ultrapassa PS com aumento da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …