Conta da eletricidade vai baixar — mas quanto?

2

Parlamento aprovou proposta do PS para redução do IVA na fatura da energia. Saiba quanto pode poupar.

Em resposta aos crescentes preços da energia, o Parlamento aprovou a 24 de maio a proposta do PS para a redução do IVA na eletricidade, naquela que foi a quinta proposta dos socialistas aprovada, com voto contra do PSD e CDS, com abstenção do Chega.

A medida prevê alargar o acesso a uma taxa de IVA reduzida de 6% para um maior número de consumidores, passando de 300 mil para mais de três milhões de famílias beneficiadas.

Anteriormente, a taxa reduzida de 6% era aplicável apenas aos primeiros 100 kWh consumidos por cada lar com uma potência contratada de até 6,90 kVA num período de 30 dias. Com a nova legislação, este limite duplica — alcança os 200 kWh.

Para as famílias numerosas (com três ou mais dependentes), o limite duplica para 300 kWh, de modo a aliviar a pressão dos custos energéticos sobre os orçamentos familiares.

Quanto poupam as famílias?

A poupança para as famílias varia, dependendo dos casos.

Por exemplo, consumidores com uma despesa média mensal de 36,60 euros na eletricidade poderão ver uma redução mensal de 1,48 euros na sua fatura. Este valor aumenta conforme o consumo, com famílias de maiores consumos a beneficiarem mais, proporcionalmente.

Para consumidores com despesas a rondas os 74 euros mensais, a redução já é de 2,55 euros; para uma conta de 163 euros, a poupança é de 3,82 euros, segundo cálculos do portal Comparajá citados pelo Eco.

A medida, que estima um custo adicional de cerca de 90 milhões de euros para o Estado, entra em vigor a partir de janeiro de 2025.

ZAP //

2 Comments

  1. Mas o Iva da eletricidade fica a 6% ou não? Só para potencias contratadas que nem para um aquecedor chegam? Porcaria de medidas engana tolos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.