O “benfiquismo” e o peso da gravata de Rui Costa. Eleições no Benfica podem bater recordes

Manuel de Almeida / Lusa

Mais de 16 mil sócios já votaram nas eleições para a presidência do Benfica que opõem Rui Costa ao empresário Francisco Benítez. A expectativa é de que se bata, novamente, um recorde de votações.

Na actualização dos números, o Benfica informou que às 13 horas o número de sócios que votaram se situava nos 16.827.

Na comparação com as eleições de Outubro de 2020 – que teve uma votação recorde de 38.102 associados -, três horas após a abertura das urnas, às 08 da manhã, já tinham sido ultrapassados os números verificados há um ano no mesmo período, com o registo de mais de 10 mil antes do meio-dia, segundo dados do Benfica.

O pavilhão nº 2 do Estádio da Luz regista a maior afluência de sócios, com mais de seis mil votantes, num acto eleitoral de voto que também envolve 24 casas do clube, ou o voto electrónico para os Açores, Madeira e para os sócios no estrangeiro.

Rui Costa, candidato a presidente pela lista A, e Francisco Benítez, o candidato da lista B, já votaram.

Durante a manhã foram muitas as figuras que foram votar, nomeadamente o treinador da equipa de futebol, Jorge Jesus, os futebolistas Rafa ou André Almeida, bem como os ex-futebolistas Shéu, Luisão, Dimas ou Simão Sabrosa, ou o antigo candidato e vice-presidente do clube Rui Gomes da Silva.

A possibilidade de votar nestas eleições termina às 22 horas.

“Rui Costa foi jogador extraordinário, mas com a gravata…”

O humorista Ricardo Araújo Pereira foi um dos sócios do Benfica que foi deixar o seu voto na urna e confessou aos jornalistas que votou em Benítez, tal como há um ano.

“Há um ano estávamos aqui, e também votei na lista de Benítez, se tivesse ganhado não estaríamos aqui hoje”, sublinhou o humorista.

“O facto de voltarmos às urnas um ano depois mostra que as críticas e preocupações da lista em que votei há um ano tinham razão de ser. Gostava que as direcções do Benfica cumprissem os mandatos, que não houvesse esta instabilidade jurídica, legal“, reforçou ainda.

“Rui Costa foi um jogador extraordinário, com a camisola do Benfica foi excelente, mas com a gravata ainda não posso dizer o mesmo”, apontou também Ricardo Araújo Pereira, lembrando que o ex-futebolista “patrocinou com o seu prestígio os últimos anos de uma estratégia cheia de ziguezagues“.

“Não soube opôr-se ao desinvestimento no ano do penta… Uma série de coisas que aconteceram por omissão dele”, frisou Ricardo Araújo Pereira.

Quanto à inexperiência de Benítez para assumir o cargo, o humorista também notou que “das pessoas que se candidatam é muito raro terem experiência para serem presidentes do Benfica”.

Benítez fala de um “dia de amor ao Benfica”

Depois de votar, Benítez falou aos jornalistas, mostrando-se “surpreendido” com a “rapidez do voto físico”.

Além disso, o empresário reforçou o desejo de que se consiga “bater o recorde de votações”, o que “seria mais uma vitória para o clube”.

Benítez também notou que é um “dia de amor ao Benfica” e que ir votar é “um acto de benfiquismo”. “Também faz parte da vida activa votar nas eleições, e, portanto, os benfiquistas deveriam ir votar à casa mais próxima”, apelou.

“Antigamente era só no estádio, depois alargou-se para quatro casas e agora são 24. Cada vez há menos motivos para não votar, e nós devemos expressar a nossa vontade, o rumo que queremos”, reforçou ainda.

Rui Costa apela à união em torno do clube

Após deixar o seu voto na urna, Rui Costa também esteve à conversa com a comunicação social para notar que é tão “benfiquista na cadeira da presidência como na cadeira do estádio”.

“É mais um dia à Benfica”, notou quanto à adesão dos sócios, mostrando-se “satifeito por virem votar” e desejando que “corra tudo na normalidade”.

“Independentemente do que acontecer esta noite, somos um clube só, unimo-nos à volta do clube. Todos queremos vitórias para o clube e isso consegue-se pela união“, acrescentou Rui Costa, em declarações divulgadas pela Benfica TV, depois de ter sido questionado sobre se apoiará Benítez, no caso de este vencer as eleições.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora que são conhecidos os resultados, também gostaria de dizer ao ex-“Fedorento” que gostava muito mais dele travestido de “Florbela” que como animador da comunicação social.

RESPONDER

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …