/

Elefantes africanos dormem apenas duas horas (e nem todos os dias)

Bernard Dupont / Wikimedia

O elefante-da-savana (Loxodonta africana) é a maior das duas espécies de elefante-africano

O elefante-da-savana (Loxodonta africana) é a maior das duas espécies de elefante-africano

Os elefantes africanos em estado selvagem dormem em média duas horas por dia e passam regularmente dois dias em claro, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira na revista científica PLOS One.

Os elefantes africanos são o maior animal terrestre e supostamente quanto maiores são os mamíferos menos tendem a dormir. No entanto muitos estudos sobre o sono do elefante nunca foram precisos, quer por serem feitos com elefantes cativos quer por não distinguirem com precisão o repouso do sono.

Paul Manger, da Universidade de Witwatersrand, África do Sul, e outros investigadores analisaram em detalhe o sono dos elefantes em estado selvagem no parque nacional Chobe, no Botswana, durante mais de um mês.

De acordo com o estudo publicado na Biblioteca Pública de Ciência, os investigadores colocaram um implante nos elefantes para acompanhar o sono com precisão e um colar com um giroscópio para localizar a posição a dormir.

E descobriram que os elefantes dormiam em média duas horas por dia, o menor tempo de sono conhecido de qualquer mamífero terrestre. Durante vários dias do período de estudo os elefantes ficaram sem dormir durante até 46 horas e percorreram longas distâncias (até 30 quilómetros), possivelmente por causa de leões ou de caçadores furtivos.

No comportamento do sono os investigadores descobriram também que os elefantes dormiam deitados poucas vezes, o que pode limitar o sono profundo (REM) a uma vez a cada três ou quatro dias.

Outros estudos já tinham mostrado que os elefantes em cativeiro dormem entre quatro a seis horas por dia.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.