Electricidade em Portugal aumenta o dobro da UE

O preço da electricidade em Portugal teve um aumento de 4,7%, entre 2013 e 2014, de acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) que destaca que esse aumento, nos restantes Estados-membros, foi em média de 2,9%. O mesmo é dizer que os portugueses viram as facturas aumentar o dobro relativamente aos restantes cidadãos comunitários.

O Diário de Notícias faz eco destes números divulgados pelo Eurostat, salientando que “o preço da electricidade aumentou, desde 2008, 32% no conjunto dos 28 Estados-membros e 42% em Portugal“.

Apenas Dinamarca (57%) e Alemanha (52%) apresentam números mais gravosos do que o nosso país, conforme destaca o mesmo jornal.

No período entre o segundo semestre de 2013 e o de 2014, Portugal está na lista dos países que mais aumentaram as tarifas no capítulo da electricidade doméstica a par de França (10,2%), Luxemburgo (5,6%), Irlanda (5,4%), Grécia (5,2%), Reino Unido (4,6%) e Espanha (4,1%).

Do outro lado da barricada, os países que mais baixaram os preços foram Malta (-26,2%), República Checa (-10,2%), Hungria (-9,9%), Holanda (-9,6%), Eslováquia (-9,2%) e Bélgica (-7,8%), de acordo com dados divulgados pelo Diário de Notícias.

Na segunda metade de 2014 “o preço médio da electricidade para uso doméstico na UE foi de 20,8 euros por 100 kWh e em Portugal de 22,3 euros“, aponta o citado jornal.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois está claro. Quando a TROIKA andou por aí e mandou descer o preço da electricidade e não só, foi mais fácil aumentar os impostos do que tomar as medidas sugeridas. COITADO, para não dizer outra coisa, do povo português.

    • Ah?!
      A “troika” mandou baixar?!
      Onde/quando?
      Esses fizeram foi precisamente o contrário ao dizerem para privatizar tudo e mais alguma coisa!!
      O que a troika quer sei eu… não passam de uma autentica máfia económica tentar dominar tudo e todos!!

      • Mas depois andas de ktm laranjinha a dar gás… O que poupas em eletricidade rebentas em combustível para a ktm duke…
        O cão é um rafeiro do alentejo ou é apenas rafeiro?

  2. E ainda há que diga que a privatizações são benéficas…
    e são, mas é para meia-dúzia de chulos, já que para o resto do povo é que se vê!!
    A EU é uma das principais responsáveis por isto já que anda por aí recomendar as privatizações e depois os resultados são estes!!

  3. Uma vergonha o que pagamos pela electricidade!!!!! Onde e que estao os cortes a fazer nas rendas de energia? Alguem dentro ou fora do governo vai ter de os fazer. Crescer o PIB com este custo de energia nem em Marte

  4. Aumentou o dobro? 2,90% x 2 = 5,80% o que não é o mesmo que 4,70%. Mesmo que se visse no período desde 2008, daria 32% x 2 = 64% o que é diferente de 42%. Não sei de onde veio a ideia de ser o dobro. Não estou a referir-me ao facto do aumento ter sido justo, injusto ou baseado por interesses mas sim ao caso da notícia estar dada de forma alarmista e exagerada.

  5. Não está muito cara a energia!!! Talvez tenha que aumentar ainda mais; é que não chega para pagar altos salários assim como os “custos económicos de interesse geral” que aparecem na fatura.

  6. Lembro o tempo do tenebroso regime fascista em que o aumento do pão, dos combustíveis, da energia, dos preços de transporte, dos livros escolares, era um caso nacional. Agora nesta forma de governo a que alguns ainda chamam de democracia -há os que estão sempre à beira do maceirão-, os aumentos dos bens essenciais são o pão nosso de cada a dia.
    O que interessa a nossa história de 872 anos se começamos com o filho à pancada na mãe e tudo o resto gira à volta de outros interesse que não os do povão.

  7. Falta ainda acrescentar que o salário médio em Portugal é muito inferior aos países mencionados. Só assim se faz um estudo a sério.

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …