Electricidade em Portugal aumenta o dobro da UE

O preço da electricidade em Portugal teve um aumento de 4,7%, entre 2013 e 2014, de acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) que destaca que esse aumento, nos restantes Estados-membros, foi em média de 2,9%. O mesmo é dizer que os portugueses viram as facturas aumentar o dobro relativamente aos restantes cidadãos comunitários.

O Diário de Notícias faz eco destes números divulgados pelo Eurostat, salientando que “o preço da electricidade aumentou, desde 2008, 32% no conjunto dos 28 Estados-membros e 42% em Portugal“.

Apenas Dinamarca (57%) e Alemanha (52%) apresentam números mais gravosos do que o nosso país, conforme destaca o mesmo jornal.

No período entre o segundo semestre de 2013 e o de 2014, Portugal está na lista dos países que mais aumentaram as tarifas no capítulo da electricidade doméstica a par de França (10,2%), Luxemburgo (5,6%), Irlanda (5,4%), Grécia (5,2%), Reino Unido (4,6%) e Espanha (4,1%).

Do outro lado da barricada, os países que mais baixaram os preços foram Malta (-26,2%), República Checa (-10,2%), Hungria (-9,9%), Holanda (-9,6%), Eslováquia (-9,2%) e Bélgica (-7,8%), de acordo com dados divulgados pelo Diário de Notícias.

Na segunda metade de 2014 “o preço médio da electricidade para uso doméstico na UE foi de 20,8 euros por 100 kWh e em Portugal de 22,3 euros“, aponta o citado jornal.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois está claro. Quando a TROIKA andou por aí e mandou descer o preço da electricidade e não só, foi mais fácil aumentar os impostos do que tomar as medidas sugeridas. COITADO, para não dizer outra coisa, do povo português.

    • Ah?!
      A “troika” mandou baixar?!
      Onde/quando?
      Esses fizeram foi precisamente o contrário ao dizerem para privatizar tudo e mais alguma coisa!!
      O que a troika quer sei eu… não passam de uma autentica máfia económica tentar dominar tudo e todos!!

      • Mas depois andas de ktm laranjinha a dar gás… O que poupas em eletricidade rebentas em combustível para a ktm duke…
        O cão é um rafeiro do alentejo ou é apenas rafeiro?

  2. E ainda há que diga que a privatizações são benéficas…
    e são, mas é para meia-dúzia de chulos, já que para o resto do povo é que se vê!!
    A EU é uma das principais responsáveis por isto já que anda por aí recomendar as privatizações e depois os resultados são estes!!

  3. Uma vergonha o que pagamos pela electricidade!!!!! Onde e que estao os cortes a fazer nas rendas de energia? Alguem dentro ou fora do governo vai ter de os fazer. Crescer o PIB com este custo de energia nem em Marte

  4. Aumentou o dobro? 2,90% x 2 = 5,80% o que não é o mesmo que 4,70%. Mesmo que se visse no período desde 2008, daria 32% x 2 = 64% o que é diferente de 42%. Não sei de onde veio a ideia de ser o dobro. Não estou a referir-me ao facto do aumento ter sido justo, injusto ou baseado por interesses mas sim ao caso da notícia estar dada de forma alarmista e exagerada.

  5. Não está muito cara a energia!!! Talvez tenha que aumentar ainda mais; é que não chega para pagar altos salários assim como os “custos económicos de interesse geral” que aparecem na fatura.

  6. Lembro o tempo do tenebroso regime fascista em que o aumento do pão, dos combustíveis, da energia, dos preços de transporte, dos livros escolares, era um caso nacional. Agora nesta forma de governo a que alguns ainda chamam de democracia -há os que estão sempre à beira do maceirão-, os aumentos dos bens essenciais são o pão nosso de cada a dia.
    O que interessa a nossa história de 872 anos se começamos com o filho à pancada na mãe e tudo o resto gira à volta de outros interesse que não os do povão.

  7. Falta ainda acrescentar que o salário médio em Portugal é muito inferior aos países mencionados. Só assim se faz um estudo a sério.

RESPONDER

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …