Electricidade em Portugal aumenta o dobro da UE

O preço da electricidade em Portugal teve um aumento de 4,7%, entre 2013 e 2014, de acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) que destaca que esse aumento, nos restantes Estados-membros, foi em média de 2,9%. O mesmo é dizer que os portugueses viram as facturas aumentar o dobro relativamente aos restantes cidadãos comunitários.

O Diário de Notícias faz eco destes números divulgados pelo Eurostat, salientando que “o preço da electricidade aumentou, desde 2008, 32% no conjunto dos 28 Estados-membros e 42% em Portugal“.

Apenas Dinamarca (57%) e Alemanha (52%) apresentam números mais gravosos do que o nosso país, conforme destaca o mesmo jornal.

No período entre o segundo semestre de 2013 e o de 2014, Portugal está na lista dos países que mais aumentaram as tarifas no capítulo da electricidade doméstica a par de França (10,2%), Luxemburgo (5,6%), Irlanda (5,4%), Grécia (5,2%), Reino Unido (4,6%) e Espanha (4,1%).

Do outro lado da barricada, os países que mais baixaram os preços foram Malta (-26,2%), República Checa (-10,2%), Hungria (-9,9%), Holanda (-9,6%), Eslováquia (-9,2%) e Bélgica (-7,8%), de acordo com dados divulgados pelo Diário de Notícias.

Na segunda metade de 2014 “o preço médio da electricidade para uso doméstico na UE foi de 20,8 euros por 100 kWh e em Portugal de 22,3 euros“, aponta o citado jornal.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois está claro. Quando a TROIKA andou por aí e mandou descer o preço da electricidade e não só, foi mais fácil aumentar os impostos do que tomar as medidas sugeridas. COITADO, para não dizer outra coisa, do povo português.

    • Ah?!
      A “troika” mandou baixar?!
      Onde/quando?
      Esses fizeram foi precisamente o contrário ao dizerem para privatizar tudo e mais alguma coisa!!
      O que a troika quer sei eu… não passam de uma autentica máfia económica tentar dominar tudo e todos!!

      • Mas depois andas de ktm laranjinha a dar gás… O que poupas em eletricidade rebentas em combustível para a ktm duke…
        O cão é um rafeiro do alentejo ou é apenas rafeiro?

  2. E ainda há que diga que a privatizações são benéficas…
    e são, mas é para meia-dúzia de chulos, já que para o resto do povo é que se vê!!
    A EU é uma das principais responsáveis por isto já que anda por aí recomendar as privatizações e depois os resultados são estes!!

  3. Uma vergonha o que pagamos pela electricidade!!!!! Onde e que estao os cortes a fazer nas rendas de energia? Alguem dentro ou fora do governo vai ter de os fazer. Crescer o PIB com este custo de energia nem em Marte

  4. Aumentou o dobro? 2,90% x 2 = 5,80% o que não é o mesmo que 4,70%. Mesmo que se visse no período desde 2008, daria 32% x 2 = 64% o que é diferente de 42%. Não sei de onde veio a ideia de ser o dobro. Não estou a referir-me ao facto do aumento ter sido justo, injusto ou baseado por interesses mas sim ao caso da notícia estar dada de forma alarmista e exagerada.

  5. Não está muito cara a energia!!! Talvez tenha que aumentar ainda mais; é que não chega para pagar altos salários assim como os “custos económicos de interesse geral” que aparecem na fatura.

  6. Lembro o tempo do tenebroso regime fascista em que o aumento do pão, dos combustíveis, da energia, dos preços de transporte, dos livros escolares, era um caso nacional. Agora nesta forma de governo a que alguns ainda chamam de democracia -há os que estão sempre à beira do maceirão-, os aumentos dos bens essenciais são o pão nosso de cada a dia.
    O que interessa a nossa história de 872 anos se começamos com o filho à pancada na mãe e tudo o resto gira à volta de outros interesse que não os do povão.

  7. Falta ainda acrescentar que o salário médio em Portugal é muito inferior aos países mencionados. Só assim se faz um estudo a sério.

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …