O jornal espanhol El País publicou esta quinta-feira um artigo no qual considera a introdução, em 2016, da carta de condução por pontos em Portugal um total fracasso.
As primeiras linhas do artigo do El País são tudo menos meigas para os portugueses: “O português conduz com uma mão no telemóvel e outra no cigarro. É o melhor condutor do Mundo e os números oficiais parecem confirma-lo”.
“No primeiro ano após a introdução da carta de condução por pontos, nenhum condutor perdeu a carta – sem dúvida um caso único na história do automobilismo mundial“, ironiza o periódico.
O jornal espanhol começa por lembrar que em 2014, dois anos antes de o sistema ser implementado, o número de mortes por acidentes de trânsito tinha sido o menor dos últimos 64 anos. O seu aumento posterior indica que o sistema fracassou, sublinhando que no primeiro ano – 2016 – nenhum condutor ficou sem carta de condução.
A diferença com Espanha é substancial: no primeiro ano da carta por pontos, 1.376 condutores espanhóis ficaram sem carta, e em Portugal, nenhum. Além disso, apenas 27 perderam 12 pontos.
Os números falam por si: em 2017, Portugal registou 509 mortes em acidentes rodoviários (mais 14% do que em 2016). Antes da chegada do sistema por pontos, em 2014, a taxa de acidentes tinha caído para os níveis de 1950.
Tendo Portugal 10 vezes menos de veículos nas estradas em comparação com Espanha, o número de mortes rodoviárias deveria também ser 10 vezes menor – nada mais de errado: em 2017, morreram nas estradas portuguesas 509 pessoas, em Espanha foram 1200.
O facto de ter havido mais mortes na estrada após a chegada do novo sistema e de ninguém ter perdido a carta de condução prova, segundo o El País, que algo correu mal.
E o jornal espanhol avança mesmo com uma explicação, dada pela portuguesa ACA-M, Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados: a burocracia lusa, que torna os procedimentos lentos e adia as sanções graças aos recursos judiciais.
// Auto Monitor
O artigo tem razão em vários pontos (e no essencial!), mas também tem alguns disparates!…
Espanha tem 595 veículos registados por cada 1000 habitantes e Portugal tem 567; se isto é 10 vezes mais, eu vou ali e venho já…. nem 5 vezes, quanto mais….
http://www.acea.be/statistics/tag/category/vehicles-per-capita-by-country
O artigo não diz que Portugal tem 10 vezes menos veículos per capita. São 10 vezes menos veículos no total. O que se deveria traduzir em 10 vezes menos mortes no total.
Não se esqueça que há quem tenha mais que um carro.
seria umas 4,5vezes mais.. visto que a população espanhola é mais ou menos 4,5vezes mais e o numero de automoveis por 1000hab é praticamente o mesmo
E é verdade.e depois é a dita prevenção que é caça à multa não se focando onde deveriam
Isto sim, uma grande verdade. A tradição pidesca da caça à multa, é uma das razões de termos uma prevenção tão merdosa e por conseguinte, piores resultados.
Se tivesse a qualidade e quantidade de estradas espanholas, bem como a excelente sinalização e o parque automóvel, os números em PT também seriam melhores. Mas, concordo na essencia com o artigo.
Não é bem assim. Tenho viajado bastante em Espanha e no geral é verdade que as estradas são melhorzinhas, mas também também se vêem muitos troços em mau estado e a precisar de manutenção (não esquecer que Espanha também sofreu com a crise e não há tanto orçamento para estradas), mas a questão não é essa, a questão é que como em Espanha há mais autovias não pagas, os espanhóis usam mais o carro em trajectos não-urbanos, portanto há mais carros a circular e logo deveria haver mais acidentes em proporção (e não há, como se vê pelas estatísticas). Para além disso, os condutores espanhóis são mais respeitadores dos limites de velocidade e das regras, a sinalização vertical é bem melhor que a nossa (mais informativa, mais visível), e vê-se muito mais fiscalização (mais carros patrulha nas estradas).
Isto é que faz com que baixem as estatísticas dos acidentes, não é o estado das estradas por si. Essa do estado das estradas (e o encadeamento do sol, etc.) é infelizmente a desculpa que o condutor português mais usa para tentar esconder o facto de que é péssimo a conduzir e a respeitar as regras.
Tirando alguns números como bem apontou o utilizador ‘Eu!’, o artigo é certeiro.
Destes to ter que dar razão aos espanhóis mas tem toda a razão.
Não está em causa alguma pertinência de certos números, mas por que raio os espanhóis têm a mania de mandar palpites sobre o que se passa em Portugal? Será que está tudo bem por aqueles lados, e à falta de assunto, viram-se para cá?
E porque é que não haverão de mandar palpites? A imprensa portuguesa também dá palpites diários sobre Trump e os EUA…
Podem continuar a arrazar Portugal, com as vias verdes e as scouts. Um fracasso para inquietar os estrangeiros.
Infelizmente são fracassos para lixxar os tugas, porque somos nós que pagamos tudo…
O condutor português tem outro propósito além de querer ir do ponto A ao ponto B – impedir os outros condutores de fazerem o que quer que seja que os outros condutores pretendam fazer: impedir de estacionar; impedir de sair do estacionamento, impedir de ultrapassar: impedir de entrar na via; impedir de sair da via e todas as variantes de situações de trânsito que dependam da boa vontade. Mas o grande desígnio do condutor português é o de impedir os outros condutores de entrar nas rotundas. ” O português na posse de um pequeno poder é implacável “. José Cardoso Pires
É uma caricatura e como todas as caricaturas exagera a realidade mas baseia-se nela ou seja, isto é demasiadas vezes verdade. O português muitas vezes com baixa auto estima vinga-se no asfalto. A parte boa é que essa baixa auto estima se traduz numa simpatia servil com os estrangeiros que em muito ajuda a indústria do turismo. Tudo tem um lado bom!
Pelo que vejo, parece-me que o maior desígnio dos condutores portugueses é mesmo poupar as lâmpadas de “pisca”.
Verdade, esqueci esse 🙂
As causas principais de acidentes em Portugal são álcool, velocidade e distração. Logo o fator humano é a distração, que é agravada pelo álcool e, com a velocidade, apresenta mais probabilidade de acidente. Vê-se bem no estado da Saúde, Justiça, Educação e na falta de governo das regalias para os políticos e banca que o povo pt é distraído na hora das eleições.
O portuga quando está no paleio não vê nada a sua volta. Quando estou aí de férias vejo isso sempre.
Na minha modesta opinião isto só acontece porque nós sabemos que não há polícia na estrada. Simples. Por isso contiuamos a ver condução ao telemóvel, circulação constante na faixa central das auto-estradas, etc.
As autoridades estão demasiado preocupadas com a segurança nos jogos e treinos de jogadores de futebol. A paz reinava no país, até a tragédia e o horror se abater em Alvalade, uma falha inadmissível e o mundo provavelmente não será mais o mesmo. Este artigo de um assunto verdadeiramente sério agora publicado é o reflexo de que todos podem fazer chacota e anedotas das nossas autoridades e governantes – Parabéns ao jornal El Pais pela coragem!
Sim. Sim. Se é para dizer mal, todos podem. E os espanhóis também!
“O português conduz com uma mão no telemóvel e outra no cigarro. É o melhor condutor do Mundo e os números oficiais parecem confirma-lo”.
“No primeiro ano após a introdução da carta de condução por pontos, nenhum condutor perdeu a carta – sem dúvida um caso único na história do automobilismo mundial“
Isto é jornalismo e do bom!!
Vivo em Barcelona vai para 9 anos, sinceramente, prefiro um mau condutor português a um bom “catalão”
Piscas ? Não sabem onde está ou para que serve.
Respeito? Se perdessem pontos por falta dele, já não tinham carta.
Nem falar de motas ou bicicletas.
De que serve terem as duas mãos ao volante se depois não as usam para encostar á direita?? Ou para por pisca, para que serve a atenção ao volante de circulam a 80 em zonas de 100 e a 90 em zonas de 120 … mas sempre na esquerda porque são ingleses por descendência da mãe, basta ver o snobismo do jornalismo para perceber que mais inglês só mesmo o trump.
Engraçado não se compararem com França ou Alemanha.
Estou aqui no meio deles a viajar entre Barcelona e Madrid e caramba não há pachorra para estes gajos. Tem uma aversão aos portugueses que não dá para lidar com ela.
Este foi também o jornal que arrasou com os bombeiros portugueses mas esqueceu que quando tiveram fogos e falta de meios foram os nossos, aqueles que eles agora arrasaram, que então foram ajudar.
Posso aceitar lições de condução, mas não destes gajos que não fazem ideia de que são regras de trânsito.
Um último comentário para dizer que eles se esquecem de comparar os acidentes de motas, bicicletas e pedestres… esses não interessam.
Bom, agora que destilei o veneno todo por os espanhóis, vou dormir que amanhã me toca mais um dia no meio de eles.
O civismo está na relação directa, do certo e errado, perante as leis que nos impõem para viver numa sociedade civilizada.
Como tudo, tem lados negativos e positivos, quanto mais civilizados somos, mais contidos estão os nosso instintos.
Por isso vingamo-nos inconscientemente no carro com a velocidade, no futebol, (quando o jogador não marca golo ) na bebida, no fumo, para que o id não se solte e aconteça uma bestialidade.
Frustrados, deprimidos, ansiosos, pelas próprias circunstância da vida em sociedade, vamos dando escape, a todas essas tensões, através de certos quebras de regras.
Ser feliz não está em ter mais mas em ser mais.
Nota:
Os povos tribais não civilizados, vivem em sociedade também, mas sem esta prisão mental a que estamos confinados por escolha.
isto da criaçao dos pontos ,foi acrescentar uma coima por cima de outra,pois nao se retirou nada das antigas sançoes ,so acrescentaram mais pontos,para alem disso o poder de compra do portugues em geral ,mais baixo que o espanhol,o que se traduz em carros mais baratos( menos equipados com bons sistemas de segurança) e o adiar as visitas ao mecanico,mesmo sabendo que o carro esta a andar em condiçoes de pouca segurança,tambem se trata de um problema economico !
… no país que vivemos só tiramos uma conclusão é mais um SAQUE ao Automobilista que anda na estrada.
Como querem ter bons condutores?
EU JÁ VI:
Carros de instrução (ligeiros) a circular sempre pela direita numa rotunda;
Veiculo de instrução a fazer marcha a trás numa curva a 90 graus sem visibilidade. Parei ao lado do carro e pedi ao instrutor para que me dissesse onde era proibido fazer marcha a trás. Disse-me que o estava a humilhar e que me podia prender a carta (mais uma vez demonstrando ignorância do código da estrada);
Viatura de escola de condução sem formando (seria o monitor?), a ultrapassar em ziguezague numa avenida com duas faixas.
Quando o meu filho tirou a carta disse-me que a escola levou para o local de exame, 6 alunos na mesma viatura e como se esto não bastasse fez um atalho para o local de exame por uma estrada agrícola, proibida a circulação a veículos automóveis. BELOS EXEMPLO!
Vejo aqui tudo a favor dos espanhóis, parece que querem que portugal seja invadido pela espanha, como foi a catalunha… Um bom português não devia gostar desta notícia, mas gostam, é incrível… Portugal tem as melhores autoestradas da europa, mas aqui nos comentários dizem que as espanholas são melhores… Eu nasci e vivo em espanha, e tenho que admitir que aqui por espanha não podemos comparar a autoestrada madrid-sevilha com a fantástica a1 que liga o porto a lisboa… Portugueses estão sempre insatisfeitos, chegam ao ponto de dizer que o ronaldo não merece ganhar nada, a maioria prefere o messi..
Acho que disse tudo…
Nunca vejo portugueses a falar mal de espanha, é incrível… Eu sou espanhol filho de pai português, e devo te mais orgulho nisso, do que os 14 milhões de portugueses…