Em noite de grandes expectativas e protestos, o “El Clásico” não saiu do zero

Enric Fontcuberta / EPA

Lionel Messi

Barcelona e Real Madrid empataram, esta quarta-feira, em Camp Nou, no jogo em atraso da 10.ª jornada da Liga espanhola, e continuam empatados no topo da tabela.

Num duelo pela liderança, o primeiro tempo pertenceu aos forasteiros, que tiveram as melhores oportunidades graças ao médio Isco, em bom plano, ainda que Messi quase tenha marcado para os catalães aos 31 minutos, com Sergio Ramos a impedir o golo em cima da linha.

Com Nélson Semedo a titular, os culés regressaram mais organizados para a segunda parte e pressionaram os merengues, também ao reforçarem o meio-campo, com o lateral português a dar lugar ao chileno Arturo Vidal, aos 55.

Ainda assim, até ao final, nenhuma das equipas conseguiu marcar e ambas ficam com os mesmos 36 pontos no topo da La Liga, com mais cinco pontos do que o Sevilha, terceiro classificado, num jogo adiado devido aos protestos em Barcelona em torno da data original.

Do lado de fora do estádio, a polícia catalã carregou sobre os manifestantes, para evitar confrontos entre a claque radical dos catalães, Boixos Nois, e apoiantes da independência daquela região, provenientes da Tsunami Democràtic.

Fontes policiais anunciaram que a polícia antimotim atuou para separar os grupos, que estavam a confrontar-se e a arremessar vários objetos mutuamente e contra a polícia.

Mais de 50 pessoas ficaram feridas e outras nove foram detidas junto ao estádio.

A plataforma coletiva Tsunami Democràtic reuniu cerca de cinco mil pessoas em protesto contra a sentença do processo, com alguns adeptos no interior a cantarem, antes do apito inicial, pela “libertação dos presos políticos”.

A “Tsunami” coordena ações de desobediência civil em protesto contra a condenação de independentistas catalães, e promoveu um “dia de mobilização” no jogo de futebol. Para o jogo, a polícia preparou um destacamento especial de três mil efetivos, envolvendo polícias e uma equipa de segurança privada.

Apesar da forte presença policial, os manifestantes conseguiram bloquear uma das grandes avenidas que dá acesso ao estádio, interrompendo o trânsito.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.