Em noite de grandes expectativas e protestos, o “El Clásico” não saiu do zero

Enric Fontcuberta / EPA

Lionel Messi

Barcelona e Real Madrid empataram, esta quarta-feira, em Camp Nou, no jogo em atraso da 10.ª jornada da Liga espanhola, e continuam empatados no topo da tabela.

Num duelo pela liderança, o primeiro tempo pertenceu aos forasteiros, que tiveram as melhores oportunidades graças ao médio Isco, em bom plano, ainda que Messi quase tenha marcado para os catalães aos 31 minutos, com Sergio Ramos a impedir o golo em cima da linha.

Com Nélson Semedo a titular, os culés regressaram mais organizados para a segunda parte e pressionaram os merengues, também ao reforçarem o meio-campo, com o lateral português a dar lugar ao chileno Arturo Vidal, aos 55.

Ainda assim, até ao final, nenhuma das equipas conseguiu marcar e ambas ficam com os mesmos 36 pontos no topo da La Liga, com mais cinco pontos do que o Sevilha, terceiro classificado, num jogo adiado devido aos protestos em Barcelona em torno da data original.

Do lado de fora do estádio, a polícia catalã carregou sobre os manifestantes, para evitar confrontos entre a claque radical dos catalães, Boixos Nois, e apoiantes da independência daquela região, provenientes da Tsunami Democràtic.

Fontes policiais anunciaram que a polícia antimotim atuou para separar os grupos, que estavam a confrontar-se e a arremessar vários objetos mutuamente e contra a polícia.

Mais de 50 pessoas ficaram feridas e outras nove foram detidas junto ao estádio.

A plataforma coletiva Tsunami Democràtic reuniu cerca de cinco mil pessoas em protesto contra a sentença do processo, com alguns adeptos no interior a cantarem, antes do apito inicial, pela “libertação dos presos políticos”.

A “Tsunami” coordena ações de desobediência civil em protesto contra a condenação de independentistas catalães, e promoveu um “dia de mobilização” no jogo de futebol. Para o jogo, a polícia preparou um destacamento especial de três mil efetivos, envolvendo polícias e uma equipa de segurança privada.

Apesar da forte presença policial, os manifestantes conseguiram bloquear uma das grandes avenidas que dá acesso ao estádio, interrompendo o trânsito.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …