Em noite de grandes expectativas e protestos, o “El Clásico” não saiu do zero

Enric Fontcuberta / EPA

Lionel Messi

Barcelona e Real Madrid empataram, esta quarta-feira, em Camp Nou, no jogo em atraso da 10.ª jornada da Liga espanhola, e continuam empatados no topo da tabela.

Num duelo pela liderança, o primeiro tempo pertenceu aos forasteiros, que tiveram as melhores oportunidades graças ao médio Isco, em bom plano, ainda que Messi quase tenha marcado para os catalães aos 31 minutos, com Sergio Ramos a impedir o golo em cima da linha.

Com Nélson Semedo a titular, os culés regressaram mais organizados para a segunda parte e pressionaram os merengues, também ao reforçarem o meio-campo, com o lateral português a dar lugar ao chileno Arturo Vidal, aos 55.

Ainda assim, até ao final, nenhuma das equipas conseguiu marcar e ambas ficam com os mesmos 36 pontos no topo da La Liga, com mais cinco pontos do que o Sevilha, terceiro classificado, num jogo adiado devido aos protestos em Barcelona em torno da data original.

Do lado de fora do estádio, a polícia catalã carregou sobre os manifestantes, para evitar confrontos entre a claque radical dos catalães, Boixos Nois, e apoiantes da independência daquela região, provenientes da Tsunami Democràtic.

Fontes policiais anunciaram que a polícia antimotim atuou para separar os grupos, que estavam a confrontar-se e a arremessar vários objetos mutuamente e contra a polícia.

Mais de 50 pessoas ficaram feridas e outras nove foram detidas junto ao estádio.

A plataforma coletiva Tsunami Democràtic reuniu cerca de cinco mil pessoas em protesto contra a sentença do processo, com alguns adeptos no interior a cantarem, antes do apito inicial, pela “libertação dos presos políticos”.

A “Tsunami” coordena ações de desobediência civil em protesto contra a condenação de independentistas catalães, e promoveu um “dia de mobilização” no jogo de futebol. Para o jogo, a polícia preparou um destacamento especial de três mil efetivos, envolvendo polícias e uma equipa de segurança privada.

Apesar da forte presença policial, os manifestantes conseguiram bloquear uma das grandes avenidas que dá acesso ao estádio, interrompendo o trânsito.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …