“Socorro!”. El Chapo está desesperado na prisão e pede ajuda ao presidente do México

1

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

Numa primeira reação, o ministro dos Negócios Estrangeiros do México já deu a entender que não deverá interceder pelo narcotraficante. 

O famoso barão da droga Joaquin “El Chapo” Guzman apelou à ajuda do presidente do México devido a um alegado “tormento psicológico” que está a sofrer numa prisão norte-americana, explicou o seu advogado na terça-feira.

“Nos seis anos que Joaquin esteve nos Estados Unidos, ele não viu o sol“, disse José Refugio Rodriguez, o representante legal do fundador do cartel de Sinaloa, citado pelo Raw Story.

A mensagem, descrita como “um SOS“, foi transmitida através de um dos advogados de Guzman nos Estados Unidos, bem como da sua família.

O narcotraficante só pode sair três vezes por semana para uma pequena área onde “não apanha sol”, e tem menos visitas ou chamadas telefónicas do que outros reclusos, disse o advogado numa entrevista com a Radio Formula. “Ele está a sofrer um tormento psicológico“, continuou, acrescentando que a falta de sol também era má para a saúde física do traficante condenado.

Guzman quer que o presidente Andrés Manuel Lopez Obrador trate das alegadas violações processuais durante a sua extradição em 2017 sob o anterior governo, acrescentou Rodriguez. A embaixada mexicana em Washington confirmou no Twitter na terça-feira que recebeu um e-mail de Rodríguez a 10 de Janeiro.

Sem se referir ao conteúdo do e-mail, o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano Marcelo Ebrard desvalorizou a hipótese de qualquer intercessão do governo a favor do notório narcotraficante. “Ele está a cumprir uma pena lá, ele tem uma pena”, disse ele aos jornalistas. “Por isso, francamente, não vejo qualquer possibilidade para ele, mas vou revê-la com o Ministério Público”.

El Chapo está a cumprir uma pena de prisão perpétua nos Estados Unidos após ter sido condenado em 2019 por acusações incluindo tráfico de droga, lavagem de dinheiro e delitos relacionados com armas.

Um dos seus filhos, Ovidio Guzman, foi preso pelas forças de segurança mexicanas este mês numa operação que deixou 29 pessoas mortas e desencadeou um dramático tiroteio num aeroporto da cidade de Culiacan.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.