“El Capitan”, o supercomputador mais rápido do mundo, já está a funcionar e pronto para tarefas ultrassecretas

Lawrence Livermore National Laboratory

El Capitan, Lawrence Livermore National Laboratory

O supercomputador mais rápido do mundo, denominado “El Capitan”, já está em funcionamento. Vai ser utilizado para proteger as reservas nucleares dos EUA e para atividades de investigação confidenciais.

O supercomputador mais rápido do mundo foi oficialmente lançado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LNNL), na Califórnia, no dia 9 de janeiro.

“El Capitan” vai trabalhar com várias tarefas sensíveis e confidenciais dos EUA, incluindo a segurança do stock de armas nucleares.

Como detalha o LNNL, citado pela Live Science, a investigação centrar-se-á principalmente na segurança nacional, incluindo a descoberta de materiais, a física de alta densidade energética, os dados nucleares e a conceção de armas, bem como outras tarefas ultrassecretas.

O El Capitan tornou-se o computador mais rápido do mundo quando ficou totalmente operacional no ano passado, com uma pontuação de 1,742 exaFLOPS no teste de referência High-Performance Linpack (HPL) – um teste utilizado para avaliar as velocidades de supercomputação em todo o mundo.

Com um desempenho máximo de 2,746 exaFLOPS, o El Capitan é apenas o terceiro computador a atingir velocidades de computação exascale.

O segundo supercomputador mais rápido do mundo é atualmente o supercomputador Frontier do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Illinois. Esse supercomputador alcançou um desempenho padrão de 1.353 exaFLOPS com um pico de 2.056 exaFLOPS.

O El Capitan teve um custo de 600 milhões de dólares e foi encomendado pelo programa CORAL-2 do Departamento de Energia dos EUA, para substituir o supercomputador Sierra, instalado em 2018, e que ainda está em funcionamento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.