Dos Açores para o Espaço, eis a Agência Espacial Portuguesa

Foi formalizada a 18 de março, mas só agora recebe a sua primeira apresentação ao público. Chegou a Portugal Space, a primeira agência espacial portuguesa.

A Portugal Space terá a sua sede na ilha de Santa Maria, nos Açores, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites. No entanto, haverá também instalações na capital e noutros locais do país. A apresentação da primeira agência espacial portuguesa decorreu esta quinta-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com uma intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A Agência espacial portuguesa foi criada para desenvolver o setor nacional do Espaço e promover e executar a estratégia portuguesa para o Espaço. Segundo o DN Insider, a Portugal Space tentará incentivar e gerir o desenvolvimento de infraestruturas, promovendo iniciativas e programas nacionais ligados ao Espaço.

O objetivo final passa por aumentar o investimento e o emprego qualificado, bem como a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço.

Chiara Manfletti é a presidente e Luís Santos o vice-presidente. A Agência Espacial de Portugal está ligada à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos.

Depois de aprovada em Conselho de Ministros, no início do mês, a conferência desta quinta-feira, contou com um debate entre peritos e líderes de empresas e instituições cientificas, com a moderação de Zita Martins, Astrobióloga, Professora do Instituto Superior Técnico e co-coordenadora do programa MIT Portugal.

Os termos para a constituição da Portugal Space foram aprovados em Conselho de Ministros e ficaram estabelecidos numa resolução que autorizou a FCT, onde funciona o Gabinete do Espaço, a associar-se à Agência Nacional de Inovação, a uma entidade da área da Defesa Nacional e a uma outra responsabilidade da Região Autónoma dos Açores, com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA).

A partir dessa resolução chegou-se à constituição deste novo organismo espacial em 18 de março, sendo que esta quinta-feira o seu presente e futuro foi publicamente apresentado.

Segundo o Jornal Económico, espera-se que os primeiros lançamentos de pequenos satélites se iniciem na primavera ou no verão de 2021, após o contrato para a instalação e funcionamento da base ser assinado, em junho de 2019, com os consórcios vencedores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …