Dos Açores para o Espaço, eis a Agência Espacial Portuguesa

Foi formalizada a 18 de março, mas só agora recebe a sua primeira apresentação ao público. Chegou a Portugal Space, a primeira agência espacial portuguesa.

A Portugal Space terá a sua sede na ilha de Santa Maria, nos Açores, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites. No entanto, haverá também instalações na capital e noutros locais do país. A apresentação da primeira agência espacial portuguesa decorreu esta quinta-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com uma intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A Agência espacial portuguesa foi criada para desenvolver o setor nacional do Espaço e promover e executar a estratégia portuguesa para o Espaço. Segundo o DN Insider, a Portugal Space tentará incentivar e gerir o desenvolvimento de infraestruturas, promovendo iniciativas e programas nacionais ligados ao Espaço.

O objetivo final passa por aumentar o investimento e o emprego qualificado, bem como a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço.

Chiara Manfletti é a presidente e Luís Santos o vice-presidente. A Agência Espacial de Portugal está ligada à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos.

Depois de aprovada em Conselho de Ministros, no início do mês, a conferência desta quinta-feira, contou com um debate entre peritos e líderes de empresas e instituições cientificas, com a moderação de Zita Martins, Astrobióloga, Professora do Instituto Superior Técnico e co-coordenadora do programa MIT Portugal.

Os termos para a constituição da Portugal Space foram aprovados em Conselho de Ministros e ficaram estabelecidos numa resolução que autorizou a FCT, onde funciona o Gabinete do Espaço, a associar-se à Agência Nacional de Inovação, a uma entidade da área da Defesa Nacional e a uma outra responsabilidade da Região Autónoma dos Açores, com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA).

A partir dessa resolução chegou-se à constituição deste novo organismo espacial em 18 de março, sendo que esta quinta-feira o seu presente e futuro foi publicamente apresentado.

Segundo o Jornal Económico, espera-se que os primeiros lançamentos de pequenos satélites se iniciem na primavera ou no verão de 2021, após o contrato para a instalação e funcionamento da base ser assinado, em junho de 2019, com os consórcios vencedores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …