Egito vai processar leiloeira pela venda do busto “roubado’’ de Tutankhamon

O Egito solicitou à Interpol, na segunda-feira, a localização da escultura do faraó Tutankhamon, uma semana depois de contestar a venda em leilão da peça de arte, em Londres, foi anunciado por fontes governamentais.

O comité nacional do Egito para a Repatriação de Antiguidades declarou, no seguimento de uma reunião urgente, que vai solicitar à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) “a emissão de um alerta para localizar” a obra, devido à falta de documentos necessários no momento do leilão.

A escultura de Tutankhamon, um busto em quartzito castanho com 28,5 centímetros de altura, foi vendida no dia 4 de Julho, pela leiloeira Christie’s, em Londres, por mais de 4,7 milhões de libras (cerca de 5,3 milhões de euros).

“O comité expressa o seu profundo descontentamento perante a falta de profissionalismo neste comportamento” que permitiu “a venda de antiguidades egípcias sem que tenham sido fornecidos os títulos de propriedade e os documentos para exportação legal (da peça) do Egipto”, declarou o comité em comunicado, citado pela AFP.

O comité, dirigido pelo ministro das Antiguidades, Khaled al-Enany, pediu à leiloeira de Londres que “proibisse a exportação dos objetos vendidos” até que os documentos necessários sejam apresentados às autoridades egípcias.

O mesmo comité, que contestou de imediato a venda da peça, anunciou, ainda, a contratação de advogados britânicos para a abertura de um processo civil, sem acrescentar mais informações. Em declarações à BBC, Khaled al-Enany adiantou que vai abrir um processo contra a Christie’s com o objetivo de repatriar o busto.

Por sua vez, a leiloeira Christie’s argumentou que o Egito nunca tinha demonstrado preocupação com o objeto “embora a sua existência seja amplamente conhecida e tenha sido publicamente exposta”. A casa de leilões publicou uma cronologia das alterações da escultura nos últimos 50 anos, consoante a mudança de proprietário entre comerciantes de arte europeus. A Christie’s acrescenta à AFP que “nunca será vendida uma obra sem que esteja claramente definido o título de propriedade”.

O busto de Tutankhamon foi adquirido em 1985 a Heinz Herzer, um comerciante de arte, baseado em Munique, na Alemanha. Antes, esteve nas mãos de Joseph Messina, um austríaco que o adquirira em 1973 ou 1974 ao príncipe Wilhelm von Thurn und Taxis, o qual o possuía desde, parece, os anos 1960.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"O tempo das autoestradas terminou", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu esta quinta-feira, durante a apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, que a aposta dos “sucessivos” governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária. “Não temos um grande histórico …

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …