Busto de Tutankhamon vendido por mais de 5 milhões. Egito diz que peça foi roubada

O polémico busto de Tutankhamon, com 3.300 anos, foi vendido por mais de cinco milhões de euros. O Egito afirma que a escultura foi roubada há 40 anos.

Um busto com 3.000 anos do faraó egípcio Tutankhamon foi vendido em leilão por mais de 4.7 milhões de libras, cerca de 5.2 milhões de euros, apesar de o Egito afirmar que a peça foi roubada na década de 1970.

A responsável pela venda foi a casa de leilões Christie’s, em Londres. Segundo a BBC, o Egito já tinha pedido à leiloeira para não vender a escultura. O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio afirma que a peça terá sido roubada de um templo. Por sua vez, a Christie’s defende que a peça nunca esteve sob investigação e que o Egito nunca se interessou por ela.

A peça mostra o jovem faraó, que morreu com apenas 19 anos, a assumir a forma do deus egípcio Amon. Segundo a cronologia do busto, divulgada pela Christie’s, crê-se que a peça foi adquirida por um aristocrata alemão entre 1973 e 1974.

Além disso, a famosa casa de leilões lembra que a peça, feita de quartzo e com 28.5 centímetros, estava em exibição há vários anos.

“Percebemos que objetos históricos possam levantar discussões complexas sobre o passado. Mas, hoje, o nosso papel é trabalhar para continuar a oferecer um mercado transparente e legítimo”, escreve a Christie’s em comunicado, citado pelo The Guardian.

O busto de Tutankhamon foi adquirido por um comprador anónimo, adianta o Observador. No momento do leilão, cerca de 20 pessoas fizeram um protesto silencioso à porta da casa de leilões e exibiram cartazes com a frase “A História do Egipto não está à venda“.

Há vários anos que o Cairo reivindica a restituição de obras de arte descobertas e levadas para o Ocidente por arqueólogos, e o busto do rei Tut faz parte dessas peças.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …

Variante inglesa em 29 países europeus. Estirpe do Brasil mais transmissível (e ilude sistema imunitário)

A variante britânica do SARS-CoV-2, presente em 29 países da União Europeia, é responsável por mais de metade das infeções totais. A estirpe detetada no Brasil, apesar de pouco prevalecente na Europa, pode ter uma …

EUA extraditam pai e filho acusados de ajudar Ghosn a fugir do Japão

Dois norte-americanos, pai e filho, procurados por ajudar o ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, a escapar do Japão numa caixa, foram entregues à custódia japonesa esta segunda-feira. De acordo com o jornal britânico The Guardian, Michael …

Até à Páscoa "as coisas devem ficar como estão", diz António Lacerda Sales

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu, em entrevista ao SAPO24, que foram cometidos erros desde o início da pandemia e defendeu que até à Páscoa "as coisas devem ficar como estão". Um …

Trabalhar no Interior. Benefícios fiscais tiveram impacto de 27 milhões (e programa deve ser prorrogado)

Os benefícios fiscais previstos no Programa de Valorização do Interior (PVI) tiveram um impacto de cerca de 27 milhões de euros em 2020, revelou o Ministério da Coesão Territorial, destacando a aprovação de projetos …

Regulador da aviação trava construção do aeroporto do Montijo

O parecer negativo das câmaras do Seixal e da Moita e a não emissão por Alcochete levaram a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) a recusar emitir um parecer prévio de viabilidade do aeroporto do …

França aprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos. Única dose das vacinas reduz hospitalização nos mais idosos

O Governo francês alargou a idade de toma da vacina da AstraZeneca, que estava reservada para pessoas entre os 50 e os 64 anos. A partir de agora, pessoas com até 75 anos também vão …

OMS diz que é prematuro e "não realista" pensar-se que a pandemia acaba este ano

O diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS diz que é prematuro pensar-se que a pandemia termina até ao fim do ano, mas que é possível é reduzir as hospitalizações e as transmissões …

A escolha de Moedas para Lisboa (ou de como Marcelo puxou os cordelinhos no PSD)

Rui Rio foi forçado a confirmar o nome de Carlos Moedas como candidato do PSD à Câmara de Lisboa depois de ter havido uma fuga de informação para a imprensa. E há quem especule que …

Duterte demite embaixadora no Brasil filmada a agredir funcionária

Esta segunda-feira, Rodrigo Duterte anunciou ter assinado a demissão da embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro. O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, demitiu a embaixadora no Brasil, depois de esta ter sido filmada a agredir …