Egípcio detido por tomar pequeno almoço com mulher na Arábia Saudita

Um homem egípcio foi preso e acusado de desrespeitar as leis do reino e de estar a exercer uma função reservada a sauditas depois de ter sido partilhado um vídeo que o mostra a tomar o pequeno almoço com uma mulher saudita.

Um homem egípcio foi detido na Arábia Saudita depois de ter sido partilhado um vídeo nas redes sociais que o mostra a tomar o pequeno almoço com uma mulher saudita, sua colega de trabalho.

Na Arábia Saudita as mulheres não podem fazer refeições com um homem que não pertença à sua família. Restaurantes, cafés e pastelarias dividem as salas entre homens solteiros e famílias, sendo que uma mulher sozinha raramente pode sentar-se num destes espaços, explica o Expresso.

Desta forma, o indivíduo acabou por ser detido por representantes do Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Social num hotel em Meca, alegadamente o seu local de trabalho. O egípcio está agora acusado de “cometer várias violações da lei e de exercer uma profissão reservada a sauditas“, adianta a Reuters.

As redes sociais dividiram-se, especialmente no Twitter. Se uns brincaram com a situação, sublinhando a “enorme gravidade” de fazer uma refeição com um colega de trabalho, outros criticaram os “erros frágeis” dos homens sauditas que não conseguem aguentar o facto de uma mulher estar ao lado de outro homem.

Ainda assim, há também quem defenda a decisão das autoridades do país, referindo que uma mulher saudita que trabalha ao lado de um homem estrangeiro é uma clara violação dos valores e das tradições do reino.

Nos últimos tempos, a Arábia Saudita fez alguns progressos, nomeadamente o facto de ter passado a permitir que as mulheres conduzissem, frequentassem o cinema e os estádios de futebol. No entanto, este país continua a ser um dos mais restritivos no que diz respeito aos direitos da mulher.

As mulheres continuam a não poder abrir uma conta bancária, por exemplo, e o divórcio só é consentido a uma mulher com a permissão do marido.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. As desgraçadas são obrigadas a andar de cara tapada e ainda por cima proibidas de socializar, como é que os sauditas acabam por arranjar tantos filhos? Será por via telefónica?.

  2. puxa la se tem que comprir com as regras deles, nos outros países respeitar os costumos e as regras nem pensar.. que gente tão idiotas

  3. Os direitos humanos no seu melhor.
    A dignidade feminina no seu melhor…
    Se estes artistas não vivessem em cima do petróleo do mundo ninguém já ligaria a estes trogloditas…
    Obrigado senhor que me fizeste europeu…

RESPONDER

Montijo vai mesmo descolar. "Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos"

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto "considerado necessário há mais de 50 anos", sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP). Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores …

Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube. Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na …

Os quatro negócios da China em Portugal que os EUA querem travar (e porquê)

O embaixador norte-americano George Glass avisou que Portugal "tem de escolher agora" entre a "parceira" China ou os "aliados" EUA em processos como o 5G, a entrada da CCCC na Mota-Engil ou a construção do …

Manchester United faz oferta de 15 milhões por Alex Telles

O Manchester United fez uma primeira oferta pelo lateral-esquerdo brasileiro que ronda os 15 milhões de euros. De acordo com o jornal The Guardian, o Manchester United fez uma oferta a rondar os 15 milhões de …

Os persas "inventaram" o aço inoxidável há mil anos

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio - que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno - já no segundo milénio. A descoberta, …

Catarina Martins acusa PS de acenar com crise política quando negociações são "mais incómodas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apontou, na segunda-feira, que “há quem tenha vontade de ter uma crise política”, e que o PS habitualmente utiliza este argumento quando “as negociações são mais …

Diogo Jota marca na reviravolta do Liverpool sobre o Arsenal

O avançado estreou-se, esta segunda-feira, na Premier League pelo Liverpool, marcando o terceiro golo do campeão inglês, na reviravolta sobre o Arsenal (3-1). Diogo Jota, avançado luso contratado ao Wolverhampton, e que tinha jogado pelos reds …

"Absolutamente insano". Ao lado de von der Leyen, Costa rejeita crise política e pede “noção de emergência”

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que seria “absolutamente insano” se Portugal entrasse em crise política na atual conjuntura internacional e adiantou que as negociações do Orçamento com os parceiros de esquerda registam “avanços positivos“. Esta posição …

"Rotas Cruzadas 2". PSP detém 3 pessoas em megaoperação contra o tráfico de droga

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a levar a cabo, na manhã desta terça-feira, uma megaoperação de combate ao tráfico de droga - "Rotas Cruzadas 2" - nos concelhos de Lisboa, Sintra, Leiria, Batalha …

Quantos ovos pode consumir por semana sem prejudicar o coração? Os cientistas já têm um número

Uma equipa internacional de cientistas concluiu que o consumo de quatro ovos por semana não compromete a saúde do coração da população em geral. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista European Journal …